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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22571
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Relação escola e museu no ensino de Biologia: Guia de visitação ao Museu de Ciências da Terra (RJ) |
Título(s) alternativo(s): | School-museum relationship in Biology teaching: Visitation guide to the Museum of Earth Sciences (RJ) |
Autor: | Rosario, Elisangela Soares do |
Primeiro orientador: | Siqueira, Andréa Espinola de |
Primeiro membro da banca: | Schumann, Carolina Tavares |
Segundo membro da banca: | Silva, Douglas Falcão |
Resumo: | A educação não-formal pode estar relacionada a atividades em museus e, no caso de Museus de Ciências, pode oportunizar aos alunos a percepção de que o conhecimento científico está na sociedade. Além disso, as visitas a esses espaços não-escolares podem contribuir para que os alunos construam seu conhecimento a partir das vivências que esses espaços possibilitam, apresentando de forma mais acessível os conhecimentos científicos. O Museu de Ciências da Terra (MCTer) está localizado no bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro. Com seu acervo relacionado à Paleontologia, Geologia, Mineralogia, Geofísica, entre outros exerce importante função educativa, cultural e de preservação do patrimônio científico junto à sociedade. O presente trabalho se propôs a confeccionar um Guia de visitação para o Museu de Ciências da Terra, onde foram discutidas e investigadas com os alunos, possibilidades de atividades de Biologia, no âmbito do Ensino Médio. Como procedimentos metodológicos, foram feitas visitas ao local para levantamento de dados; assim como aulas de campo com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do RJ e, posteriormente a produção do Guia de visitação, com a participação dos alunos. É sabido que o ensino por investigação incentiva a participação dos alunos na resolução de problemas e na construção do próprio conhecimento, valorizando a sua capacidade de reflexão, problematizando e questionando a realidade, sendo estes requisitos fundamentais na sua formação cidadã. A avaliação do Guia foi feita pelos alunos por meio de um questionário estruturado semiaberto com dez perguntas acerca de sua participação na criação e suas percepções sobre o conhecimento que foi produzido. A validação foi feita por professores de Biologia a partir de questionário estruturado semiaberto contendo quatorze perguntas disponibilizado pelo Google Forms. Os resultados encontrados demonstraram que os discentes participantes da pesquisa consideraram que as aulas de campo são facilitadoras na compreensão dos temas abordados em sala de aula e indicaram que seu interesse pela disciplina de Biologia aumentou. A maioria dos docentes, considerou o Guia produzido uma ferramenta que motiva a visitação ao Museu de Ciências da Terra e facilita o planejamento de aulas de campo nesse espaço. Espera-se que o Guia produzido se torne uma ferramenta pedagógica para auxiliar o ensino de Biologia na Educação Básica conectando as diferentes possibilidades educativas do Museu de Ciências da Terra com os saberes aprendidos na escola. |
Abstract: | Non-formal education can be related to activities in museums and, in the case of Science Museums, it can provide students with the opportunity to realize that scientific knowledge exists in society. Furthermore, visits to these non-school spaces can help students build their knowledge based on the experiences that these spaces provide, presenting scientific knowledge in a more accessible way. The Earth Sciences Museum (MCTer) is located in the Urca neighborhood, in the city of Rio de Janeiro. With its collection related to Paleontology, Geology, Mineralogy, Geophysics, among others, it performs an important educational, cultural and scientific heritage preservation function within society. The present work proposed to create a Visiting Guide for the Earth Sciences Museum, where possibilities for Biology activities within the scope of High School were discussed and investigated with students. As methodological procedures, site visits were made to collect data; as well as field classes with high school students from a public school in RJ and, later, the production of the Visitor Guide, with the participation of students. It is known that research-based teaching encourages students' participation in solving problems and building their own knowledge, valuing their ability to reflect, problematizing and questioning reality, these being fundamental requirements in their citizenship training. The Guide was evaluated by students using a semi-open structured questionnaire with ten questions about their participation in its creation and their perceptions of the knowledge that was produced. Validation was carried out by Biology teachers using a semi-open structured questionnaire containing fourteen questions made available via Google Forms. The results found demonstrated that the students participating in the research considered that the field classes facilitated the understanding of the topics covered in the classroom and indicated that their interest in the Biology discipline increased. Most teachers considered the Guide produced to be a tool that motivates visits to the Earth Sciences Museum and facilitates the planning of field classes in that space. It is expected that the Guide produced will become a pedagogical tool to assist the teaching of Biology in Basic Education, connecting the different educational possibilities of the Earth Sciences Museum with the knowledge learned at school. |
Palavras-chave: | Educação não-formal Aula-passeio Ensino médio Biologia - Estudo e ensino Non-formal education Tour class High school Biology Biologia - Métodos de ensino Museu de ciências - Aspectos educacionais |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | ROSARIO, Elisangela Soares do. Relação escola e museu no ensino de Biologia: Guia de visitação ao Museu de Ciências da Terra (RJ). 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22571 |
Data de defesa: | 25-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
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