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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma sequência didática para caracterização da qualidade ambiental de riachos como ferramenta para o ensino investigativo de Biologia
Título(s) alternativo(s): A didactic sequence for characterizing the environmental quality of streams as a tool for the investigative teaching of Biology
Autor: Ferreira, Natalícia de Oliveira 
Primeiro orientador: Canário, Tatiana Nascimento Docile
Primeiro coorientador: Schumann, Carolina Tavares
Primeiro membro da banca: Lage, Débora de Aguiar
Segundo membro da banca: Bento, Milena de Souza Nascimento
Resumo: A preocupação com o estado de degradação dos recursos hídricos tem revelado a necessidade de se estabelecer métodos de avaliação da qualidade ambiental. Nesse contexto, uma ferramenta possível de ser utilizada de forma complementar no monitoramento dos recursos hídricos além das análises químicas e biológicas, são os Protocolos de Avaliação Rápida de Rios (PAR). Estes têm a proposta de avaliar de forma visual os parâmetros que determinam a qualidade dos condicionantes físicos dos rios. Desde 2000, os protocolos de avaliação rápida têm sido bastante utilizados no Brasil, entretanto, poucos foram usados como ferramentas educativas no ensino investigativo dentro da educação ambiental crítica. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver com estudantes do Curso de Formação de Professores da rede Estadual/RJ do município de Guapimirim, uma sequência didática para caracterização da qualidade ambiental de riachos como ferramenta para o ensino investigativo de Biologia, visando, mostrar aos alunos, o impacto ambiental causado pelo homem, comparando a degradação gradual do Rio Soberbo, conforme vai se distanciando da área da unidade de conservação, o PARNASO. A pesquisa foi desenvolvida mediante a criação de uma sequência didática e com a aplicação de um PAR adaptado, para ações de Educação Ambiental voltados para o estudo do riacho Soberbo no município de Guapimirim/RJ e as localidades visitadas e trabalhadas foram um trecho do riacho Soberbo, dentro do PARNASO, além disso, o estudo também foi realizado em trechos no centro da cidade de Guapimirim, local com mais moradias e em bairros próximos. A sequência didática contou com um questionário prévio aplicado aos estudantes relacionado a percepção ambiental, aulas dialogadas, três saídas de campo, rodas de conversas, entrevistas com moradores antigos da localidade, construção e aplicação do PAR adaptado, validação das atividades com os alunos e elaboração de um guia sobre a sequência. Foi possível observar que as atividades propostas por meio de metodologia ativa e investigativa, levaram a resultados muito positivos. Os estudantes relataram que gostaram muito das saídas de campo, principalmente para o PARNASO e acharam muito importante a realização das entrevistas. Buscou-se assim, o protagonismo por parte dos estudantes, percebendo o interesse, entusiasmo e compromisso com o qual participaram de todas as etapas das atividades propostas através da sequência didática aplicada. As saídas de campo levaram a apropriação e conhecimento do município, muitos alunos nunca haviam visitado o PARNASO, e esse momento foi muito gratificante e enriquecedor para eles. Além disso, as entrevistas com os moradores antigos trouxeram relatos muito marcantes para os alunos, os aproximaram das falas com suas experiências e vivências, resgatando a ancestralidade local e associando com o objeto de estudo.
Abstract: The concern about the state of degradation of water resources has revealed the need to establish methods for assessing environmental quality. In this context, a tool that can be used in a complementary way to monitor water resources, in addition to chemical and biological analyses, is the Rapid River Assessment Protocols (RAP). These are designed to visually assess the parameters that determine the quality of the physical conditions of rivers. Since 2000, rapid assessment protocols have been widely used in Brazil, however, few have been used as educational tools in investigative teaching within critical environmental education. The aim of this work was to develop a didactic sequence for characterizing the environmental quality of streams as a tool for investigative biology teaching with students from the State/RJ Teacher Training Course in the municipality of Guapimirim, in order to show students, the environmental impact caused by man, comparing the gradual degradation of the Soberbo River as it moves further away from the area of the conservation unit, PARNASO. In addition, the study was also carried out in sections of Guapimirim's city center, where there are more houses, and in nearby neighborhoods. The didactic sequence included a questionnaire given to the students about their environmental perception, dialogued lessons, three field trips, conversation circles, interviews with local residents, construction and application of the adapted PAR, validation of the activities with the students and preparation of a guide on the sequence. It was possible to observe that the activities proposed through active and investigative methodology led to very positive results. The students reported that they really enjoyed the field trips, especially to PARNASO, and found the interviews very important. The students took a leading role in the project, noting the interest, enthusiasm and commitment with which they participated in all the stages of the activities proposed through the didactic sequence applied. The field trips led to the appropriation and knowledge of the municipality, many students had never visited PARNASO, and this moment was very rewarding and enriching for them. In addition, the interviews with the old inhabitants brought very striking stories to the students, bringing them closer to their experiences, rescuing the local ancestry and associating it with the object of study.
Palavras-chave: Ensino médio
Educação ambiental crítica
Ensino de ecologia
Unidade de conservação
High school
Critical environmental education
Teaching ecology
Conservation units
Educação em saúde ambiental
Biologia - Estudo e ensino
Biologia - Métodos de ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: FERREIRA, Natalícia de Oliveira. Uma sequência didática para caracterização da qualidade ambiental de riachos como ferramenta para o ensino investigativo de Biologia. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22574
Data de defesa: 26-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)



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