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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22576
Tipo do documento: Tese
Título: Uma análise dos processos de expansão do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro: remoções e mobilização social nas comunidades pesqueiras circunvizinhas
Título(s) alternativo(s): An analysis of the expansion processes at Rio de Janeiro International Airport: removals and social mobilization in surrounding fishing communities
Autor: Sousa, Daniel Sant’Ana de 
Primeiro orientador: Fernandes, Ulisses da Silva
Primeiro membro da banca: Silva, José Borzacchiello da
Segundo membro da banca: Costa, Sandra Maria Fonseca da
Terceiro membro da banca: Silva, Catia Antonia da
Quarto membro da banca: Macedo, Valter Luiz de
Resumo: Em 2013, o processo de privatização do Aeroporto do Galeão, liderado pelo Governo Federal, gerou um relatório no qual colocava uma possível remoção de parte da população residente na Ilha do Governador, mais notadamente na localidade de Tubiacanga, no bairro do Galeão, o que fez eclodir uma mobilização de pessoas contra esse processo. Este fato foi o gatilho da presente tese de doutorado, na qual se debruçou em articular a interdisciplinaridade notória entre as ciências humanas, mais notadamente a Sociologia e a Geografia, quando se relaciona a dimensão da produção do espaço e os interesses que transcendem a materialidade. Ao considerar o território como um conceito que permite entender as diferentes relações de poder e os interesses existentes na construção do espaço geográfico, a presente tese tem por objetivo analisar como cada obra de construção ou ampliação do hoje denominado Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim incidiu em remoções e realocações de pessoas que residiam em comunidades pesqueiras na Ilha do Governador, próximas ao equipamento aeroportuário, e os movimentos de resistência correlatos que eventualmente surgiram durante esses processos. A pesquisa se ancorou em autores que pudessem aprofundar a discussão sobre os conceitos de movimentos sociais e território, bem como proporcionar a análise de diferentes contextos históricos para buscar um entendimento sobre os diferentes interesses que impactaram a produção do espaço carioca, com foco na Ilha do Governador. Além disso, se baseou em fontes primárias e secundárias, com o destaque para os diversos jornais que circulavam no Rio de Janeiro à época das remoções e presentes nas hemerotecas virtuais públicas e privadas disponíveis. Ao pôr em prática a investigação se atingiu o resultado procurado, aquele que mostra a importância das mobilizações coletivas como forma de defesa de interesses de uma localidade ameaçada por uma iminente remoção, bem como a dimensão do território enquanto um espaço no qual se constrói processos pedagógicos de resistências urbanas. Tubiacanga é o espaço que recebeu as remoções da Flecheiras e Itacolomi decorrentes dos processos de construção e expansão do Aeroporto do Galeão. Isso resultou em uma mobilização dos moradores que acompanharam e/ou que viveram diretamente esse processo de remoções de comunidades pesqueiras circunvizinhas do Galeão. O contexto histórico de remoções no passado somado a um possível novo processo mobilizou os moradores de Tubiacanga a resistir, bem como pensar em ações atuais para obstaculizar o Estado e o capital privado a promoverem futuros métodos para retirar os moradores da área em destaque.
Abstract: In 2013, the privatization process of Galeão Airport, led by the Federal Government, generated a report in which it was possible to remove part of the population residing on Ilha do Governador, most notably in Tubiacanga, in the Galeão neighborhood, which led to a mobilization of people against this process. This fact was the trigger for this research, which focused on articulating the notorious interdisciplinarity between the human sciences, most notably Sociology and Geography, when relating the dimension of space production and interests that transcend materiality. By considering territory as a concept that allows understanding the different power relations and interests that exist in the construction of geographic space, this thesis aims to analyze how each construction or expansion work of what is now known as Rio de Janeiro/Galeão International Airport – Antônio Carlos Jobim focused on the removals and relocations of people who lived in fishing communities on Ilha do Governador, close to the airport equipment, and the related resistance movements that eventually emerged during these processes. The research was anchored in authors who could deepen the discussion on the concepts of social movements and territory, as well as provide the analysis of different historical contexts to seek an understanding of the different interests that impacted the production of Rio's space, with a focus on Ilha do Governor. In addition, primary and secondary sources were sought, with emphasis on the various newspapers that circulated in Rio de Janeiro at the time of the removals and present in the public and private virtual newspaper libraries available. By putting the investigation into practice, the desired result was achieved, one that shows the importance of collective mobilizations as a way of defending the interests of a locality threatened by imminent removal, as well as the dimension of the territory as a space in which pedagogical processes of urban resistance are constructed. Tubiacanga is the space that received the removals of Flecheiras and Itacolomi resulting from the construction and expansion processes of Galeão Airport. This resulted in a mobilization of residents who followed and/or directly experienced this process of removal from fishing communities surrounding Galeão. The historical context of removals in the past added to a possible new process mobilized the residents of Tubiacanga to resist, as well as think about current actions to obstruct the State and private capital from promoting future methods to remove residents from the highlighted area.
Palavras-chave: Produção do espaço
Território
Movimentos sociais
Aeroporto internacional do Rio de janeiro
Ilha do Governador
Tubiacanga
Production of space
Territory
Social movements
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: SOUSA, Daniel Sant’Ana de. Uma análise dos processos de expansão do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro: remoções e mobilização social nas comunidades pesqueiras circunvizinhas. 2024. 256 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22576
Data de defesa: 19-Jul-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Geografia



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