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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22577
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Entre a potência e a ausência: os usos da bicicleta como atividade econômica e trabalho nos Municípios do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu-RJ |
Título(s) alternativo(s): | Between power and absence: the uses of bicycles as an economic activity and work in the municipalities of Rio de Janeiro and Nova Iguaçu-RJ |
Autor: | Souza, Flávia da Silva |
Primeiro orientador: | Pires, Hindenburgo Francisco |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Miguel Ângelo Campos |
Segundo membro da banca: | Silva, Marcio Rufino |
Terceiro membro da banca: | Barbosa, Jorge Luiz |
Quarto membro da banca: | Carvalho Júnior, Ronaldo Pimenta de |
Resumo: | Os desafios urbanos das Regiões Metropolitanas brasileiras se apresentam como debate presente e persistente em diversas pesquisas na ciência geográfica ao longo do espaço-tempo, e as discussões acerca da mobilidade e infraestrutura urbana ciclística estão relacionadas com as tessituras de tal problemática. A partir disso, compreende-se as lógicas da bicicleta como atividade econômica e trabalho, pois ela está relacionada com o discurso sustentável, as políticas públicas de promoção de cicloestrutura e com a prática no cotidiano, visando, assim, contribuir com a produção científica sobre o tema na RMRJ, principalmente, nas dinâmicas em espaços considerados periféricos. A tese tem, por objetivo maior, analisar os usos e dinâmicas, socioespaciais e econômicas, da bicicleta como mercadoria, serviço (atividade econômica) e trabalho sob uma perspectiva relacional de caráter regional metropolitano de 2012-2022, a partir dos Municípios de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. O primeiro objetivo busca evidenciar as ausências e protagonismo da temática nas pesquisas stricto sensu do país, em distintos campos do saber e na ciência geográfica, a partir de levantamentos no CTD-CAPES e a proposição de uma Geografia da Bicicleta; o segundo, compreender a economia da bicicleta a partir das lógicas em que ela foi inserida como atividade econômica ao longo do tempo na RMRJ; e, por fim, compreender os usos e dinâmicas da bicicleta como instrumento de trabalho a partir de perspectiva crítica das novas relações do ciclotrabalho em espaços da RMRJ. Os procedimentos investigativos partem de leitura e fundamentação teórico-metodológica de autores que dissertam sobre a temática proposta e os assuntos que circundam a pesquisa; levantamento espacial das dinâmicas e registro fotográfico dos elementos espacializados que correspondentes no cotidiano ciclístico; além de levantamento de dados através dos portais eletrônicos de órgãos e agentes que estão envolvidos com a discussão da bicicleta. O trabalho comprova a diferenciação espacial cicloviária das políticas públicas e plataformas dos agentes econômicos/financeiros, panorama da produção bibliográfica sobre o tema e caminhos para refletir sobre a Geografia da Bicicleta. Assim, acredita-se que a pesquisa, elaborada a partir da ciência geográfica, nos campos da Geografia urbana e econômica, é uma contribuição ao tema e aos estudos dos espaços urbanos. |
Abstract: | The urban challenges of Brazilian Metropolitan Regions present themselves as a present and persistent debate in numerous studies in geographic science throughout space-time, and discussions about mobility and urban cycling infrastructure are related to the relations of this problem. From this, the logic of the bicycle as an economic activity and work is understood, as it is related to sustainable discourse, public policies to promote cycle structure and daily practice, thus aiming to contribute to scientific production on the theme at RMRJ, mainly, in the dynamics in spaces considered peripheral. The main objective of the thesis is to analyze the uses and dynamics, socio-spatial and economic, of the bicycle as a commodity, service (economic activity) and work from a relational perspective of a metropolitan regional character from 2012-2022, from the Municipalities of Nova Iguaçu and Rio de Janeiro. The first objective seeks to highlight the absence and protagonism of the theme in stricto sensu research in the country, in different fields of knowledge and in geographic science, based on surveys at CTD-CAPES and the proposal of a Bicycle Geography; the second, understanding the bicycle economy based on the logic in which it was inserted as an economic activity over time in RMRJ; and, finally, understand the uses and dynamics of the bicycle as a work instrument from a critical perspective of the new cycle-work relationships in RMRJ spaces. Investigative procedures start from reading and theoretical-methodological foundations of authors who speak about the proposed theme and the issues surrounding the research; spatial survey of dynamics and photographic recording of spatialized elements that correspond to everyday cycling; in addition to collecting data through the electronic portals of bodies and agents that are involved in the bicycle discussion. The work proves the cycling spatial differentiation of public policies and platforms of economic/financial agents, an overview of bibliographic production on the topic and ways to reflect on Bicycle Geography. Thus, it is believed that research developed from geographic science, in the fields of urban and economic geography, is a contribution to the theme and studies of urban spaces. |
Palavras-chave: | Economia da bicicleta Ciclotrabalho Diferenciação espacial Política cicloviária Bicycle economy Cyclework Spatial differentiation Bike lane policy |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | SOUZA, Flávia da Silva. Entre a potência e a ausência: os usos da bicicleta como atividade econômica e trabalho nos Municípios do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu-RJ. 2024. 183 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22577 |
Data de defesa: | 5-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Geografia |
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