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Tipo do documento: Tese
Título: Maquiavel e o domínio temporal: religião, política e a piedosa crueldade
Título(s) alternativo(s): Machiavelli and temporal domain: religion, politics and pious cruelty
Autor: Silva, Bruno Alexandre Cadete da 
Primeiro orientador: Araujo, Marcelo de
Primeiro membro da banca: Araujo, Luiz Bernardo Leite
Segundo membro da banca: Andrade, Pedro Fior Mota de
Terceiro membro da banca: Azar Filho, Celso Martins
Quarto membro da banca: Costa, Daniel de Vasconcelos
Resumo: A tese versa sobre a religião como o principal instrumento de domínio na obra política de Maquiavel. A nossa premissa é a de que a religião se eleva como o mais importante mecanismo de poder devido a sua capacidade de atuação em diferentes esferas, seja de forma isolada, isto é, apenas a religião e as suas armas tidas como espirituais, como também, no quadro material quando é associada, por exemplo, a outro elemento basilar da época de Maquiavel: a violência. Quando a religião age no interior do quadro político, contribui de forma direta para a formação ética dos indivíduos e, até mesmo, das instituições através da inspiração para as leis, condução dos exércitos, entre outros, demonstrando a sua imensa capacidade secular. Com isso, a religião produz elementos, sobretudo, retóricos, que direcionam a população para uma condição de obediência civil, transformando cidadãos em súditos educados em patriotismo. Na relação entre violência política e a religião, podemos observar como essas esferas são, de certa maneira, complementares. No que se refere à manutenção de estruturas de domínio como o Estado, quando o uso da religião não for suficiente para manter os súditos em comunhão e, por conseguinte, a estabilidade de formas de governo como o principado ou a república, dispor da violência como técnica política transforma-se em uma condição limite e vital. Desse modo, em um aspecto mais específico, a religião possibilita, a partir do uso de sacrifícios considerados “sagrados”, uma espécie de justificativa plausível e ascende a uma condição prática e superior aos demais instrumentos da política encontrados na filosofia de Maquiavel, tornando-se uma Piedosa Crueldade. Isto posto, veremos, em especial, através da figura dos profetas armados, personagens históricos reconhecidos na obra de Maquiavel por essa prática, a Piedosa Crueldade, como a justaposição da religião a outros elementos como a violência, configura a ascensão dos conceitos políticos presentes na teoria de Maquiavel, sendo essa força, reconhecida como transcendental, capaz de promover, de forma singular, o domínio temporal.
Abstract: The thesis deals with religion as the main instrument of dominion in Machiavelli's political work. Our premise is that religion stands as the most important mechanism of power due to its ability to act in different spheres, whether in isolation, that is, just religion and its weapons considered spiritual, as well as, in the material framework at the time it is associated, for example, with another basic element of Machiavelli's time: violence. When religion acts within the political framework, it contributes directly to the ethical formation of individuals and even institutions through inspiration for laws, conduction of armies, among others, demonstrating its immense secular capacity. With that, religion produces elements, above all, rhetorical, that direct the population to a condition of civil obedience, transforming citizens into subjects educated in patriotism. In the relationship between political violence and religion, we can observe how these spheres are, in a way, complementary. With regard to the maintenance of dominion structures such as the State, when the use of religion is not sufficient to maintain subjects in communion and, consequently, the stability of forms of government such as the principality or the republic, having the Violence as a political technique becomes a limiting and vital condition. Thus, in a more specific aspect, religion makes possible, from the use of sacrifices considered “sacred”, a kind of plausible justification and ascends to a practical and superior condition to the other instruments of politics found in Machiavelli’s philosophy, making it if, a Pious Cruelty. That said, we will see, in particular, through the figure of armed prophets, historical characters recognized in Machiavelli's work for this practice, Pious Cruelty, configures the rise of concepts present in Machiavelli's theory, where this force, recognized as transcendental, able to promote, in a singular way, the temporal domain.
Palavras-chave: Maquiavel
Domínio
Religião
Política
Piedosa crueldade
Machiavelli
Domain
Religion
Policy
Pious cruelty
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: SILVA, B. A. C. Maquiavel e domínio temporal: religião, política e a piedosa crueldade. 2024. 145 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22591
Data de defesa: 5-Fev-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

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