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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento e implementação de um processo de teleinterconsulta no Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora
Título(s) alternativo(s): Development and implementation of a teleinterconsultation process in the Nephrology Service of the University Hospital of the Federal University of Juiz de Fora
Autor: Jorge, Marcelo Alvim 
Primeiro orientador: David, Helena Maria Scherlowski Leal
Primeiro coorientador: Faria, Magda Guimarães de Araujo
Primeiro membro da banca: Daher, Donizete Vago
Segundo membro da banca: Souza, Rômulo Cristovão de
Resumo: O total de pacientes em fila de espera para um transplante renal, assim como o número de novos pacientes em diálise tem aumentado significativamente a cada ano no Brasil. A DRC (Doença Renal Crônica) é uma doença comum, cuja prevalência tem aumentado em nosso país. Entende-se que o tratamento precoce dos pacientes pode melhorar os índices da DRC e minimizar os impactos da DRET (Doença Renal em Estágio Terminal). A telemedicina pode ser utilizada para minimizar problemas e propiciar benefícios, sendo particularmente adequada à essa especialidade médica. Este estudo teve como principal objetivo desenvolver e implementar um processo de teleinterconsulta para o Serviço de Nefrologia no HU-UFJF, colocando um médico da Atenção Primária à Saúde e seu paciente com necessidades nefrológicas em contato com um médico especialista do Serviço de Nefrologia do HU-UFJF. Como o trabalho proposto neste estudo é absolutamente aderente ao conceito de um projeto, foi utilizado o Guia de Boas Práticas Project Management Body of Knowledge (PMBoK), publicado pelo Project Management Institute (PMI), como base metodológica para elaboração da pesquisa. Foram identificadas as especificidades do atendimento a pacientes com doenças nefrológicas no Serviço de Nefrologia do hospital e, em seguida, foi elaborado um modelo conceitual para ser utilizado no Projeto de Teleinterconsulta do HU-UFJF. O planejamento do projeto foi totalmente realizado a partir do modelo conceitual concebido e, por fim, a implementação do projeto foi totalmente baseada no plano de projeto elaborado. O modelo conceitual elaborado neste trabalho poderá servir de base para a implantação de novos projetos em outros serviços dentro do hospital, podendo também ser replicado, se conveniente e oportuno, para outros hospitais da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
Abstract: The total number of patients on the waiting list for a kidney transplant, as well as the number of new patients on dialysis, has increased significantly each year in Brazil. CKD (Chronic Kidney Disease) is a common disease whose prevalence has increased in our country. It is understood that the early treatment of patients can improve the rates of CKD and minimize the impacts of ESRD (Terminal-Stage Kidney Disease). Telemedicine can be used to minimize problems and provide benefits, being particularly suitable for this medical specialty. The main objective of this study was to develop and implement a teleinterconsultation process for the Nephrology Service at the HU-UFJF, placing a Primary Health Care physician and his patient with nephrological needs in contact with a specialist physician from the Nephrology Service of the HU-UFJF. As the work proposed in this study is absolutely adherent to the concept of a project, the Project Management Body of Knowledge (PMBoK) Good Practices Guide, published by the Project Management Institute (PMI), was used as a methodological basis for the research. The specificities of care for patients with nephrological diseases in the Nephrology Service of the hospital were identified and, then, a conceptual model was elaborated to be used in the Teleinterconsultation Project of the HU-UFJF. The project planning was totally carried out from the conceptual model conceived and, finally, the project implementation was totally based on the elaborated project plan. The conceptual model developed in this work can serve as a basis for the implementation of new projects in other services within the hospital, and can also be replicated, if convenient and opportune, to other hospitals in the network of Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
Palavras-chave: Telecomunicações na Medicina
Telemedicina
Hospitais – Serviços de Nefrologia
Universidade Federal de Juiz de Fora
Hospital Universitário
Serviço de Nefrologia
Consulta remota
PMBoK
Nephrology
Remote consultation
Telemedicine
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde
Citação: JORGE, Marcelo Alvim. Desenvolvimento e implementação de um processo de teleinterconsulta no Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22593
Data de defesa: 15-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde

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