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Tipo do documento: Dissertação
Título: A música como recurso pedagógico na Educação Geográfica para o ensino do conceito de região
Título(s) alternativo(s): Music as a pedagogical resource in Geographical Education for teaching the concept of region
Autor: Santana, Antonia Lelisa Fonteles
Primeiro orientador: Duarte, Ronaldo Goulart
Primeiro membro da banca: Magdaleno, Fabiano Soares
Segundo membro da banca: Marino, Leonardo Freire
Resumo: O presente estudo tem por desígnio analisar a utilização das letras de música, particularmente os sambas-enredo, como ferramenta pedagógica para a internalização de conceitos científicos concernentes à região e à regionalização, bem como para a promoção de um entendimento crítico das macrorregiões do Brasil. As letras das composições foram empregadas como recursos para fomentar o engajamento dos discentes no processo de ensino- aprendizagem, visando estabelecer conexões entre os conteúdos abordados em sala de aula e os elementos presentes em seu cotidiano. Nesse sentido, partiu-se de concepções cotidianas, as quais refletem construções derivadas de relações histórico-culturais e difundidas socialmente. As concepções cotidianas e as representações das macrorregiões do Brasil presentes nas letras dos sambas-enredo serviram como ponto de partida para a construção de um conhecimento mais abrangente e embasado cientificamente, ou seja, o conhecimento poderoso. O cerne da pesquisa recai sobre o conceito de região, por ser um tema relevante a ser abordado no 7º ano do Ensino Fundamental, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de constituir-se como um conceito-chave da geografia, sendo essencial para a análise espacial. A abordagem pedagógica dos conceitos cotidianos e científicos foi embasada na teoria histórico-cultural de Vygotsky. Outro aspecto de importância saliente na pesquisa é a identificação, por meio das atividades conduzidas pelos estudantes, dos elementos característicos das regiões, os quais são fundamentados em concepções cotidianas e podem propagar estereótipos regionais. O estudo teve início com a seleção de letras de sambas-enredo das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, abarcando o período de 1991 a 2023, que tratavam das macrorregiões do Brasil e do conceito de região. Uma avaliação diagnóstica foi empregada para identificar as concepções cotidianas dos estudantes acerca da região e das macrorregiões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ademais, o trabalho compreende uma sequência didática, almejando a discussão acerca da diversidade de aspectos presentes nas regiões do IBGE, o desenvolvimento de conceitos científicos de região e regionalização, bem como a promoção das funções psicológicas superiores, em consonância com a perspectiva vygotskyana. Como parte final, a pesquisa contemplou uma avaliação, com o intuito de verificar se a utilização dos sambas-enredo, aliados a outros recursos como mapas e imagens, contribuiu para o desenvolvimento, nos estudantes, de concepções regionais embasadas cientificamente. Além disso, buscou-se avaliar se as atividades desenvolvidas ao longo da sequência didática foram responsáveis por promover um conhecimento mais amplo acerca das macrorregiões do Brasil. A sequência didática desenvolvida ao longo da pesquisa representa um instrumento de relevância e com considerável potencial para a formação de conceitos mais abrangentes acerca da região e para o aprofundamento do conhecimento sobre as macrorregiões do IBGE.
Abstract: This study aims to analyze the use of music lyrics, particularly sambas-enredo, as a pedagogical tool for internalizing scientific concepts concerning the region and regionalization, as well as for promoting a critical understanding of Brazil's macro-regions. The lyrics of the compositions were used as resources to encourage students to engage in the teaching-learning process, with the aim of establishing connections between the content covered in the classroom and the elements present in their daily lives. In this sense, we started from everyday conceptions, which reflect constructions derived from historical-cultural relations and disseminated socially. The everyday conceptions and representations of Brazil's macro-regions present in the lyrics of the sambas-enredo served as a starting point for the construction of more comprehensive and scientifically based knowledge, in other words, in-depth knowledge. The core of the research is the concept of region, as it is a relevant topic to be covered in the 7th year of elementary school, as recommended by the National Common Core Curriculum (BNCC), as well as being a key concept in geography and essential for spatial analysis. The pedagogical approach to everyday and scientific concepts was based on Vygotsky's cultural-historical theory. Another important aspect of the research is the identification, through the activities conducted by the students, of the characteristic elements of the regions, which are based on everyday conceptions and can propagate regional stereotypes. The study began with a selection of lyrics from the samba-songs of the samba schools in Rio de Janeiro's special group, covering the period from 1991 to 2023, which dealt with Brazil's macro-regions and the concept of region. A diagnostic assessment was used to identify the students' everyday conceptions of the region and the macro- regions of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). In addition, the work includes a didactic sequence, aiming to discuss the diversity of aspects present in the IBGE regions, the development of scientific concepts of region and regionalization, as well as the promotion of higher psychological functions, in line with the Vygotskyan perspective. As a final part, the research included an evaluation to see if the use of sambas-enredo, combined with other resources such as maps and images, contributed to the development of scientifically based regional conceptions in the students. In addition, the aim was to assess whether the activities developed throughout the didactic sequence were responsible for promoting a broader knowledge of Brazil's macro-regions. The didactic sequence developed during the research represents a relevant tool with considerable potential for forming more comprehensive concepts about the region and for deepening knowledge about the IBGE macro-regions.
Palavras-chave: Geography teaching
Music
Concept of region
IBGE macro-regions
Ensino de geografia
Música
Conceito de região
Macrorregiões do IBGE
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia
Citação: SANTANA, Antonia Lelisa Fonteles. A música como recurso pedagógico na Educação Geográfica para o ensino do conceito de região. 2024. 202 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede - PROFGEO) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22596
Data de defesa: 27-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia



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