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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22600
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Representações sociais da deficiência mental: o senso comum enquanto espaço de resistência à inclusão do aluno com deficiência na escola |
Título(s) alternativo(s): | Social representation of mental deficiency: the common sense as a resistance to the inclusion of the mental disabled students in schools |
Autor: | Oliveira, Lucy de Almeida |
Primeiro orientador: | Oliveira, Denize Cristina de |
Primeiro membro da banca: | Sá, Celso Pereira de |
Segundo membro da banca: | Glat, Rosana |
Terceiro membro da banca: | Paula, Lucília Augusta Lino de |
Quarto membro da banca: | Pletsch, Márcia Denise |
Resumo: | A deficiência mental foi marcada historicamente pelo estigma sustentado pela construção de imagens e de valores que levaram a segregação dos deficientes, bem como a punições, torturas e diferentes tipos de maus-tratos. O Cristianismo trouxe uma vertente assistencialista; a revolução burguesa propagou a ideologia da improdutividade e, com o avanço da medicina moderna, a deficiência mental passou a ser vista como um problema médico e não mais espiritual. A abordagem biomédica da deficiência fundou as noções de desvio e de anormalidade. A escolarização desses alunos foi segregada até a atualidade, quando surgiu a proposta de inclusão, que significa uma escola para todos, sem distinção. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender as representações sociais de professores sobre a deficiência mental e sobre o processo de exclusão. A pesquisa foi desenvolvida através da aplicação de questionário e entrevista semiestruturada a 25 professores do ensino fundamental do Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro. As entrevistas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo temática, buscando identificar os conteúdos representacionais verbalizados. As categorias observadas foram as seguintes: A deficiência mental e seus significados; O espaço escolar e o lugar destinado ao aluno com deficiência mental; as representações da deficiência mental e a ação pedagógica. Os resultados encontrados demonstram que as representações dos professores estão ancoradas à percepção da deficiência como uma doença, um problema da medicina, sendo considerado imprescindível um diagnóstico e até mesmo um tratamento específico. Como conclusão observa-se que as representações sociais refletem formas de resistência à inclusão do deficiente mental, fazendo com que este aluno não esteja excluído do ensino regular, passando, entretanto, à condição de excluído no interior da escola. Estes alunos continuam sendo excluídos não em razão da rejeição do professor, mas pela força das representações sociais da deficiência mental, representações essas solidamente construídas nas relações em sociedade. |
Abstract: | Mental deficiency is marked by stigmas supported by social values that led the mentally disabled to different types of abuse and exclusion. Christianity brought an assisting view, the bourgeois revolution spread the unproductive ideology and with the advance of medicine, mental deficiency started to be seen as a clinical problem, funding the notions of abnormality and deviation. The schoolwork of these students was segregated until nowadays: after the paradigm of integration, the inclusion proposal developed, meaning a school for all, without distinction. The objective of the present study was to understand social representation of teachers about mental deficiency and how these representations shape an obstruction for inclusion of the disabled student in schools. The research was developed employing questionnaire and half-structured interview to 25 elementary school teachers of the Institute of Education of Rio de Janeiro State. The interviews were studied utilizing the technique of thematic content analyzes, seeking for representative content verbalized. The following categories came according to the analysis: mental deficiency and its meanings; the school and the right place for the mentally disabled; mental deficiency representation and pedagogical action. Deepening the teachers’ social representations is possible to conclude that they mean a blockage to the inclusion of mentally disabled students, which are still excluded in the interior of schools. |
Palavras-chave: | Mental deficiency Social representation Inclusion Teacher Deficiência mental Representações sociais Inclusão Professor |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Citação: | OLIVEIRA, Lucy de Almeida. Representações sociais da deficiência mental: o senso comum enquanto espaço de resistência à inclusão do aluno com deficiência na escola. 2011. 164 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22600 |
Data de defesa: | 28-Set-2011 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Psicologia Social |
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