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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22615
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Construção de Proposta Didática sobre Desastres Naturais: a Fotografia e o Mapeamento Colaborativo no Ensino de Geografia no Ensino Médio de Aracruz-ES |
Título(s) alternativo(s): | Construction of didactic proposal on natural disasters: photography and collaborative mapping in geography education in high school of Aracruz-ES, Brazil |
Autor: | Totola, Raiane |
Primeiro orientador: | Costa, Alexander de Sá Tobias da |
Primeiro membro da banca: | Duarte, Ronaldo Goular |
Segundo membro da banca: | Rizzatti, Mauricio |
Resumo: | As representações espaciais desempenham um papel crucial no Ensino de Geografia, funcionando como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do pensamento e raciocínio geográficos. Utilizando mapas, croquis, imagens de satélite e fotografias, é possível analisar e compreender a interação e a posição dos elementos geográficos ao longo do tempo. A introdução das geotecnologias e do mapeamento colaborativo no ensino intensifica essa capacidade, destacando aspectos cotidianos de diferentes grupos sociais. Dessa forma, este estudo aborda a construção de uma sequência didática para a 3ª série do Ensino Médio, utilizando recursos geotecnológicos e multimodais para examinar a espacialização das áreas de risco em Aracruz, ES, Brasil. O objetivo é relatar a elaboração da proposta e identificar indicadores do desenvolvimento do pensamento e raciocínio geográficos nos estudantes. Inicialmente a pesquisa envolveu uma revisão bibliográfica sobre Geografia Física no currículo escolar, pensamento e raciocínio geográficos, desastres naturais, movimentos de massa, escorregamentos, inundações e a constituição histórico-geográfica do município. A proposta educativa foi dividida em cinco módulos, onde os dois primeiros focaram no aprofundamento e na revisão de conceitos. O terceiro módulo envolveu conteúdo factual, mapeamento colaborativo e formulação de hipóteses. O quarto módulo trabalhou com cartografia temática e correlacionou a espacialização das áreas de risco com características físicas e socioeconômicas. O quinto módulo, não aplicado, visava analisar o fenômeno em diferentes escalas e consolidar a aprendizagem. Os resultados mostraram a dificuldade dos estudantes em dominar conceitos e interpretar dados de várias fontes, além da necessidade de melhorias na infraestrutura escolar e na disponibilidade de equipamentos e recursos. Muitos alunos concluintes do Ensino Médio demonstraram falta de base sólida na leitura e interpretação de mapas. Entretanto, a atividade de mapeamento colaborativo teve efeitos positivos, pois a maior parte dos alunos conseguiu registrar fotografias de áreas de alto risco, relatar observações de campo e fomentar discussões sobre a percepção do lugar e o processo de apropriação do espaço. Assim, embora não seja possível afirmar que todos os estudantes tenham alcançado uma aprendizagem significativa e desenvolvido o raciocínio geográfico, foi possível observar uma aquisição de conhecimento sobre o lugar onde vivem e a compreensão da localização e ocorrência de fatos e fenômenos relacionados às áreas de risco em Aracruz. Assim, este estudo reforça a importância da Geografia Física e de atividades educativas que permitam aos estudantes realizar múltiplas leituras da realidade, contribuindo para um melhor entendimento e engajamento com o meio em que estão inseridos. |
Abstract: | Spatial representations play a crucial role in Geography Education, serving as fundamental tools for developing geographical thinking and reasoning. By using maps, sketches, satellite images, and photographs, one can analyze and understand the interaction and positioning of geographical elements over time. The introduction of geotechnologies and collaborative mapping in education enhances this ability, highlighting everyday aspects of different social groups. This study examines the construction of a didactic sequence for the 12th grade, using technological and multimodal resources to investigate the spatialization of risk areas in Aracruz, ES, Brazil. The objective is to report on the development of the proposal and identify indicators of the development of geographical thinking and reasoning in students. Initially, the research involved a literature review on Physical Geography in the school curriculum, geographical thinking and reasoning, natural disasters, mass movements, landslides, floods, and the historical-geographical constitution of the municipality. The educational proposal was divided into five modules. The first two focused on deepening and reviewing concepts. The third module involved factual content, collaborative mapping, and hypothesis formulation. The fourth module worked with thematic cartography, correlating the spatialization of risk areas with socioeconomic characteristics. The fifth module, which was not applied, aimed to analyze the phenomenon at different scales and consolidate learning. The results showed that students had difficulties mastering concepts and interpreting data from various sources. Additionally, there was a need for improvements in school infrastructure and the availability of equipment and resources. Many high school graduates lacked a solid foundation in reading and interpreting maps, which compromised the development of geographical thinking and reasoning. However, the collaborative mapping activity had positive effects, as some students were able to take photographs of high-risk areas, report field observations, and foster discussions about place perception and space appropriation. While it cannot be claimed that all students achieved significant learning and developed geographical reasoning, it was possible to observe an acquisition of knowledge about the place where they live and an understanding of the location and occurrence of facts and phenomena related to risk areas in Aracruz. Thus, this study reinforces the importance of Physical Geography and educational activities that allow students to perform multiple readings of reality, contributing to a better understanding and engagement with the environment in which they live. |
Palavras-chave: | Didactic proposal Landslides Physical geography Proposta didática Escorregamentos Geografia física |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia |
Citação: | TOTOLA, Raiane. Construção de Proposta Didática sobre Desastres Naturais: a Fotografia e o Mapeamento Colaborativo no Ensino de Geografia no Ensino Médio de Aracruz-ES. 2024. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia em Rede - PROFGEO) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22615 |
Data de defesa: | 10-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
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