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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22647
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Análise de estudos de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas adicionais (inglês) no contexto brasileiro: uma abordagem decolonial |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of belief studies on teaching and learning additional languages (English) in the Brazilian context: a decolonial approach |
Autor: | Fonseca, Marissol Rodrigues Mendonça da ![]() |
Primeiro orientador: | Cardoso, Janaina da Silva |
Primeiro membro da banca: | Velozo, Naira de Almeida |
Segundo membro da banca: | Costa, Patrícia Helena da Silva |
Terceiro membro da banca: | Miller, Inés Kayon de |
Quarto membro da banca: | Silva, Kleber Aparecido da |
Resumo: | A presente pesquisa tem como principal objetivo analisar as crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas adicionais (CEALA) - especificamente do inglês - mais recorrentes no contexto nacional sob um viés decolonial. A compreensão das crenças que potencialmente informam e influenciam as CEALA de meus alunos em minhas aulas de língua inglesa é um dos propósitos desta investigação, a fim de viabilizar um projeto decolonial de reflexão e conscientização na escola pública em que atuo. Foram examinados um total de 80 estudos brasileiros - os quais incluem teses, dissertações, artigos e relatórios - em que as CEALA dos participantes foram investigadas contextualmente. Tais estudos foram posteriormente agrupados e classificados de forma cronológica (abrangendo o período de 1995 a 2020) e as crenças (explícitas ou inferidas) presentes nestes foram elencadas e analisadas. Inaugurando uma nova abordagem contextual (Kalaja et al., 2017) de pesquisa na área de crenças, as CEALA presentes nos referidos trabalhos foram examinadas segundo uma abordagem decolonial (Rajagopalan, 2003; 2022; Phillipson, 1992; Quijano, 2005; Maldonado-Torres, 2007; Mignolo, 2007; 2008; hooks, 2013; Kumaravadivelu, 2016; Pennycook; Makoni, 2020): buscou-se apreender em que medida as crenças mais comuns no país refletem uma ótica colonialista. Os resultados indicam que a colonialidade ainda permeia intensamente as CEALA dos brasileiros, evidenciando uma postura de submissão e subordinação em relação a países e povos anglófonos. Destarte, é imperativo realizarmos um giro decolonial (Mignolo, 2007) em nossas escolas e outros contextos educacionais, implementando um movimento de resistência à lógica colonialista que ainda persiste nas aulas de línguas adicionais no Brasil |
Abstract: | The main objective of this research is to analyze the most recurrent beliefs about teaching and learning additional languages (being the acronym in Portuguese called CEALA) - specifically English - in the national context from a decolonial perspective. Understanding the beliefs that potentially inform and influence the CEALA of my students in my English language classes is one of the purposes of this investigation, in order to enable a decolonial project of reflection and awareness in the public school where I work. A total of 80 Brazilian studies were examined - which include theses, dissertations, articles and reports - in which the participants' CEALA were investigated contextually. Such studies were later grouped and classified chronologically (covering the period from 1995 to 2020) and the beliefs (explicit or inferred) present in them were listed and analyzed. Inaugurating a new contextual approach (Kalaja et al., 2017) of research in the area of beliefs, the CEALA present in the aforementioned works were examined according to a decolonial approach (Rajagopalan, 2003; 2022; Phillipson, 1992; Quijano, 2005; Maldonado-Torres, 2007; Mignolo , 2007; hooks, 2013; Kumaravadivelu, 2016; Pennycook; Makoni, 2020): we sought to understand the extent to which the most common beliefs in the country reflect a colonialist perspective. The results indicate that coloniality still intensely permeates the CEALA of Brazilians, evidencing a posture of submission and subordination in relation to English-speaking countries and peoples. Therefore, it is imperative that we carry out a decolonial turn (Mignolo, 2007) in our schools and other educational contexts, implementing a movement of resistance to the colonialist logic that still persists in additional language classes in Brazil |
Palavras-chave: | Crenças Ensino e aprendizagem de línguas adicionais Ensino e aprendizagem de inglês Decolonialidade Língua inglesa – Estudo e ensino Educação – Resistência Descolonização Crença e dúvida Beliefs Teaching and learning additional languages Teaching and learning english Decoloniality |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | FONSECA, Marissol Rodrigues Mendonça da. Análise de estudos de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas adicionais (inglês) no contexto brasileiro: uma abordagem decolonial. 2024. 191 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22647 |
Data de defesa: | 28-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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