Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22648
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Senhora das encruzilhadas: corpo, movimento e resistência em performances de Pombagiras |
Título(s) alternativo(s): | Lady of the crossroads: body, movement and resistance in Pombagira performances Dame des carrefours: corps, mouvement et résistance dans les performances des Pombagiras |
Autor: | Silva, Tulani Pereira da |
Primeiro orientador: | Valle, Lilian de Aragão Bastos do |
Primeiro membro da banca: | Paixão, Alexandre Sá Barretto da |
Segundo membro da banca: | Dantas, Luís Thiago Freire |
Terceiro membro da banca: | Coelho, José Luiz Ligiéro |
Quarto membro da banca: | Santos, Elisângela de Jesus |
Resumo: | A presente tese tem como proposta discutir sobre as imagens de feminino corporificadas em performances de Pombagiras e possíveis associações com representações sociais de mulheres negras. Pensando os desdobramentos para além dos estereótipos, procura-se dar relevo aos sentidos construídos pelo corpo, gestos e danças das Pombagiras, reconhecendo a potência feminina que emerge dos terreiros. Para esta pesquisa, a mulher está para além de uma categoria ocidental e busca-se, nas epistemologias de terreiros, problematizar a mulher Pombagira de maneira afro-referenciada. Tomando a etnografia como caminho que direciona a pesquisa, propõe-se o uso da observação participante nos cultos de Pombagiras e entrevistas semiestruturadas, enriquecendo o debate que é pautado na reflexão sobre os impactos do racismo e machismo nas vivências de mulheres negras de terreiros, que se mantêm resistentes e sem recuar diante das opressões do patriarcado. Ao final do percurso, emergem variadas possibilidades sobre esse feminino que é múltiplo e está sempre à frente de seu tempo |
Abstract: | This thesis aims to discuss the images of femininity embodied in Pombagira performances and their potential associations with social representations of black women. Looking beyond stereotypes, the focus is on highlighting the meanings constructed by the body, gestures, and dances of the Pombagiras, recognizing the feminine power that emerges from the religious grounds. In this research, womanhood transcends Western categorizations, seeking to problematize the Pombagira woman within an Afrocentric framework rooted in the epistemologies of these religious grounds. Employing ethnography as a guiding path for the research, it advocates for the use of participant observation within Pombagira rituals and semi-structured interviews, enriching the discussion that revolves around reflecting on the impacts of racism and sexism on the experiences of Black women in these religious contexts who remain resilient and unwavering in the face of patriarchal oppressions. At the end of this journey, diverse possibilities arise regarding this multifaceted femininity that consistently remains ahead of its time Cette thèse vise à discuter des images de la féminité incarnées dans les performances de Pombagiras et de leurs associations potentielles avec les représentations sociales des femmes noires. Allant au-delà des stéréotypes, l'accent est mis sur la mise en lumière des significations construites par le corps, les gestes et les danses des Pombagiras, reconnaissant ainsi la puissance féminine qui émerge des lieux de culte. Dans cette recherche, la condition féminine transcende les catégorisations occidentales, cherchant à problématiser la femme Pombagira dans un cadre afrocentrique enraciné dans les épistémologies de ces lieux religieux. En utilisant l'ethnographie comme voie directrice de la recherche, elle préconise l'utilisation de l'observation participante lors des rituels de Pombagiras et d'entretiens semi-structurés, enrichissant la discussion qui tourne autour de la réflexion sur les impacts du racisme et du sexisme sur les expériences des femmes noires dans ces contextes religieux, qui demeurent résistantes et inébranlables face aux oppressions patriarcales. À la fin de ce parcours, de multiples possibilités émergent concernant cette féminité aux multiples facettes qui reste constamment en avance sur son temps |
Palavras-chave: | Pombagiras Corpo Mulheres negras Performance afro-brasileira Dança Negras na arte – Aspectos sociais Performance (Arte) Danças afro-brasileiras Corpo como suporte da arte Body Black women Afro brazilian performance Dance Corps Femmes noires Performance afro-bresilienne Danse |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | SILVA, Tulani Pereira da. Senhora das encruzilhadas: corpo, movimento e resistência em performances de Pombagiras. 2023. 195 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22648 |
Data de defesa: | 18-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRN - Tulani Pereira da Silva - 2023.pdf | 202,47 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo - Tulani Pereira da Silva - 2023.pdf | 278,67 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Tese - Tulani Pereira da Silva - 2023 - Completa.pdf | 3,51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.