Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22650
Tipo do documento: Dissertação
Título: Didática bruta – por uma arte socialmente implicada
Título(s) alternativo(s): Raw didatics – for a socially involved art
Autor: Paes, Alexandre Abreu da Silva 
Primeiro orientador: Barreto, Jorge Mascarenhas Menna
Primeiro membro da banca: Victorio Filho, Aldo
Segundo membro da banca: Loponte, Luciana Gruppelli
Resumo: Esta pesquisa pretende discutir os conceitos e as práticas daquilo que chamo de “Arte Socialmente Implicada” através da apresentação e análise dos trabalhos artísticos que venho desenvolvendo ao longo dos últimos dez anos durante minhas aulas em escolas públicas municipais do Ensino Fundamental I, no Bairro de Bangu, Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro. Partindo dos conceitos e práticas da “Arte Socialmente Engajada” teorizados por Pablo Helguera em seu livro “Education for a Socially Engaged Art”, de 2011, desenvolvi uma forma de trabalho e um pensamento através dos quais aproximo e relaciono as teorias de Helguera com as de Paulo Freire e sua educação crítica e comprometida, além das ideias de Luiz Camnitzer que defendem a arte como uma metodologia de ensino para se ler e compreender o mundo. Em minha produção, tanto as que desenvolvi sozinho quanto as que foram realizadas em colaboração com os meus alunos, o uso da materialidade específica e característica da escola, juntamente a representação de seus rostos, de suas histórias e suas condições de vida, se dão pela tentativa de gerar questionamentos e discussões sobre as problemáticas que envolvem o viver, o estudar numa escola pública e precarizada dentro de uma comunidade sob forte influência da violência perpetrada pelo crime organizado e pelos agentes do Estado. Pretende-se questionar como se dão os processos formativos formais e informais dentro desse panorama e o quanto a arte é capaz de nos fazer perceber e expressar nossos sentimentos e entendimentos sobre essa realidade
Abstract: This research aims to discuss the concepts and practices of what I call “Socially Implicated Art” through the presentation and analysis of the artistic works that I have been developing over the last ten years during my classes in municipal public elementary schools, in Bangu, west Zone of Rio de Janeiro city. Starting from the concepts and practices of “Socially Engaged Art” theorized by Pablo Helguera in his book “Education for a Socially Engaged Art”, from 2011, I developed a process of working and thinking though wich I approach and relate Helguera's theories with those of Paulo Freire and his critical and committed education, in addition to Luiz Camnitzer's ideas that defend art as a teaching methodology for reading and understanding the world. In my production, both those that I developed alone and those that were carried out in collaboration with my students, the use of the specific and characteristic materiality of the school, together with the representation of their faces, their stories and their living conditions, are given in an attempt to raise questions and discussions about the problems that involve living and studying in a public and precarious school within a community under the strong influence of violence commited by the organized crime and State agents. The aim is to investigate how formal and informal training processes take place within this panorama and how much art is capable of making us understand and express our feelings and understandings about this reality
Palavras-chave: Arte
Arte-educação
Arte na escola
Arte socialmente engajada
Arte socialmente implicada
Arte na educação – Rio de Janeiro (RJ)
Arte – Estudo e ensino - Rio de Janeiro (RJ)
Arte na educação – Aspectos sociais
Arte moderna – Séc. XXI
Art
Art education
Art in school
Socially engaged art
Socially involved art
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: PAES, Alexandre Abreu da Silva. Didática bruta – por uma arte socialmente implicada. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituo de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22650
Data de defesa: 11-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.