Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22656
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pós verdade, fake news e educação geográfica: uma proposta de oficina como estratégia contra a infocracia e a desinformação |
Título(s) alternativo(s): | Post truth, fake news and geographic education: a workshop proposal as a strategy against infocracy and disinformation |
Autor: | Rodirgues, Jaqueline Máximo Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Tavares, Felipe Rangel |
Primeiro membro da banca: | Bonomo, Lorena Lopes Pereira |
Segundo membro da banca: | Giordani, Ana Cláudia Carvalho |
Resumo: | Nos últimos anos, o crescimento do uso das tecnologias digitais tem contribuído para uma mudança sociocultural significativa na vida moderna, impactando nas formas de relacio-namento das pessoas com a informação e com eles próprios. As redes sociais aparecem como parte deste processo cotidiano das pessoas, contribuindo para a crescente onda de desinforma-ção no cenário atual moderno. No âmbito educacional, esta disseminação desenfreada, aqui tomada pelos termos pós-verdade/fake news, atinge também o campo da Geografia na medida em que gera distorções da realidade em vários âmbitos. Assim, esta pesquisa toma como obje-tivos compreender de que forma este processo se reflete nos conteúdos escolares de Geografia na educação básica no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação ao discu-tir estratégias de combate às fake news, dentro e fora das instituições de ensino. Ao mesmo tempo busca evidenciar a importância de refletir e compreender a dinâmica dos usos destas mesmas tecnologias na sociedade atual e suas consequências socioeconômicas, culturais e comportamentais. Buscou-se, assim, como método, em primeiro plano, apresentar uma revisão bibliográfica na interlocução entre a Geografia, a Comunicação e a Sociologia nos estudos sobre o fenômeno da desinformação/fake news e seus impactos na vida social e, particular-mente, na Educação Geográfica. Em seguida, por aplicação e reflexão necessária a partir dos debates que se impuseram no percurso da investigação, tratou-se da realização de oficinas na rede pública de ensino, tematizada sobre o combate das fake news, a partir de uma abordagem didático-pedagógica aplicada em uma turma do curso de formação de professores do Colégio Estadual Edmundo Silva, situado na cidade de Araruama/RJ. A análise e os resultados dessa atividade compuseram, junto com as discussões desenvolvidas, dado essencial para traçar estratégias de enfrentamento da desinformação e da pós-verdade na área educacional e, em especial, da Geografia, com vistas a uma educação que valorize a construção da cidadania e fortalecimento da democracia. Como resultado desse percurso, a pesquisa direcionou-se para a construção de um produto educacional em formato de cartilha, acessível em formato digital, voltada para estudantes e professores da Geografia, mas não apenas a estes. |
Abstract: | In recent years, the growth of digital technology use has contributed to a significant sociocultural change in modern life, impacting how people relate to information and them-selves. Social media plays a part in this everyday process for individuals, contributing to the rising wave of misinformation in today's modern landscape. In the educational sphere, this unchecked spread, here referred to by the terms post-truth/fake news, also affects the field of Geography as it distorts reality on multiple levels. Thus, this research aims to understand how this process reflects in Geography school content in basic education in the context of new information and communication technologies by discussing strategies to combat fake news, both inside and outside educational institutions. At the same time, it seeks to highlight the importance of reflecting on and understanding the dynamics of these very technologies in today's society and their socioeconomic, cultural, and behavioral consequences. The goal was to first present a literature review on the dialogue between Geography, Communication, and Sociology in the studies of misinformation/fake news and its impacts on social life, particular-ly in Geographic Education. Next, through necessary application and reflection based on the debates that emerged during the research, workshops were conducted in the public education system, focusing on combating fake news, approached with a didactic-pedagogical method applied to a teacher training class at the Edmundo Silva State School, located in the city of Araruama/RJ. The analysis and results of this activity, along with the discussions held, pro-vided essential data for outlining strategies to confront misinformation and post-truth in the educational field, especially in Geography, with the aim of promoting an education that values the construction of citizenship and strengthens democracy. As a result of this process, the re-search led to the creation of an educational product in the form of a booklet, accessible in dig-ital format, aimed at students and geography teachers, but not exclusively for them. |
Palavras-chave: | Geografia Pós-verdade Desinformação Educação geográfica Geography Post-truth Disinformation Geography teaching |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia |
Citação: | RODRIGUES, Jaqueline Máximo Oliveira. Pós verdade, fake news e educação geográfica: uma proposta de oficina como estratégia contra a infocracia e a desinformação. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Geografia – PROFGEO) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22656 |
Data de defesa: | 24-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Jaqueline Máximo Oliveira Rodrigues - 2024 - Completa.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Jaqueline Máximo Oliveira Rodrigues - 2024.pdf | 567,63 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Jaqueline Máximo Oliveira Rodrigues - 2024.pdf | 183,68 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.