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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22659
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Rasgando a fantasia: Processos de subjetivação, fabulação e audiovisualização de corpos nas redes educativas das ‘práticasteorias’ pornocurriculares |
Título(s) alternativo(s): | Tearing apart the fantasy: Processes of subjectivation, fabulation, and audiovisualization of bodies in the educational networks of pornocurricular ‘practicaltheories’ |
Autor: | Reis, Vinícius Leite |
Primeiro orientador: | Soares, Maria da Conceição Silva |
Primeiro membro da banca: | Alves, Nilda Guimarães |
Segundo membro da banca: | Nolasco-Silva, Leonardo |
Terceiro membro da banca: | Caetano, Marcio Rodrigo Vale |
Quarto membro da banca: | Fonseca, João Barreto da |
Resumo: | O presente texto busca compreender os modos como são formados os sujeitos em processos de subjetivação, fabulação e audiovisualização de corpos nas redes educativas das ‘práticasteorias’ pornocurriculares, trazendo para a educação um debate com e sobre a pornografia que é comumente percebida como um “problema” ‘dentrofora’ das escolas, seja pela forma criminosa como as atravessa, seja por um discurso moral que a criminaliza. Partimos da ideia de que os processos de formação se dão nas múltiplas e complexas redes educativas (Alves, 2019) que todos formamos e nas quais somos formados para pensar a pornografia como mais um ‘espaçotempo’ de reprodução, transmissão e criação de ‘práticasteorias’. Pensando a pornografia como redes educativas das ‘práticasteorias’ pornocurriculares, criamos “personagens conceituais” para movimentar o pensamento e estabelecer conversas que são fundamentais nas pesquisas com os Cotidianos, assim como nossos movimentos de pesquisa. Entendemos que os “usos” (Certeau, 2014) de artefatos culturais fazem circular ‘conhecimentossignificações’ acerca das sexualidades, em especial o audiovisual, corroborando para a produção de corpos e sujeitos. Nas pesquisas desenvolvidas no GrPesq CUNADI “Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença” entendemos a fabulação (Deleuze, 2018) como processo intrínseco à criação de mundos, de um real que é compartilhado. Assim, para este estudo, são trazidos autoras e autores (Butler, Preciado), praticantes da pornografia - em especial no digital em rede -, documentários e músicas, para compreender os modos de ‘aparenderensinar’ as sexualidades em contextos de espetacularização (Sibilia, 2016) do sexo e da vida como obra de arte (Foucault, 2004), apostando sempre nas “potências do falso” (Deleuze, 2018) criadas “numa ilha de edição” (Nolasco-Silva; Reis) audiovisual. |
Abstract: | This text seeks to understand the ways in which subjects are formed in processes of subjectivation, fabulation, and audiovisualization of bodies in the educational networks of pornocurricular ‘practicaltheories’, bringing to education a debate with and about pornography, which is commonly perceived as a “problem” ‘insideoutside’ of schools, either through the criminal way in which it crosses them, or through a moral discourse that criminalizes it. We begin by introducing the idea that training processes take place in multiple and complex educational networks (Alves, 2019) which we all take part in and are trained to think of pornography as another ‘spacetime’ of reproduction, transmission, and creation of ‘practicaltheories’. Thinking about pornography as educational networks of pornocurricular ‘practicaltheories’, a “conceptual characters” is created to move thinking and establish conversations, which are fundamental in quotidian research, as well as our research movements. We understand that the “uses” (Certeau, 2014) of cultural artifacts circulate ‘knowledgemeanings’ about sexualities, especially audiovisual, supporting the production of bodies and subjects. From research carried out with the research group CUNADI “Curriculums, Audiovisual Narratives, and Difference” we understand fabulation (Deleuze, 2018) as an intrinsic process to the creation of worlds, of what is real, that is shared. Thus, for this study, authors (Butler, Preçado), practitioners of pornography - especially in digital networks -, documentaries and music are brought together to understand the ways of ‘learningteach’ sexualities in contexts of spectacularization (Sibilia, 2016) of sex and life as a work of art (Foucault, 2004), always focusing on the “powers of the false” (Deleuze, 2018) created “on an audiovisual editing station” (Nolasco-Silva; Reis). |
Palavras-chave: | Educational networks Pornography Audiovisualization Fabulation Body Subjectivation Redes educativas Pornografia Audiovisualização Fabulação Corpo Subjetivação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | REIS, Vinicius Leite. Rasgando a fantasia: processos de subjetivação, fabulação e audiovisualização de corpos nas redes educativas das ‘práticasteorias’ pornocurriculares. 2024. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22659 |
Data de defesa: | 30-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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