Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22660
Tipo do documento: Dissertação
Título: A plataformização nas políticas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Plataformization in the policies of the Municipal Education Department of Rio de Janeiro
Autor: Mendes, Marina da Gama
Primeiro orientador: Barreto, Raquel Goulart
Primeiro membro da banca: Borba, Siomara Moreira Vieira
Segundo membro da banca: Gouvêa, Fernado César Ferreira
Resumo: O presente estudo tem por objeto as políticas de recomendação de tecnologias digitais adotadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME). Tem por delimitação temporal o período pandêmico (2020) até o ano de conclusão desta pesquisa (2024). Interessa como estas formulações promovem a incorporação de plataformas empresariais na Rede Municipal de Educação, que nesta cidade é administrada em sua totalidade pela SME, e contempla a educação infantil, e o ensino fundamental. Trabalha a partir de uma perspectiva de Análise Crítica do Discurso (ACD) de Norman Fairclough (2001, 2012) na construção da hipótese de que as abordagens para a tecnologia observadas nas políticas da SME se inscrevem em formações ideológicas análogas àquelas dos movimentos de reforma e das agências multilaterais, tendo nos enunciados dessas organizações uma espécie de matriz referencial. Para tanto, assume como empiria recortes de textos da SME e seus representantes, formulações para as tecnologias na educação em documentos e relatórios selecionados de organizações multilaterais e movimentos de reforma educacional. Recorre à “abordagem do ciclo de políticas” formulada por Stephen Ball e colaboradores, para analisar a relação entre as políticas de tecnologia da SME e aquelas formuladas em um nível macro. Os resultados desta pesquisa indicam que as políticas investigadas neste estudo específico remetem a fatores ideológicos associados ao discurso neoliberal voltado a países economicamente dependentes. Apontam ainda que a aderência instrumental a plataformas digitais tende a oportunizar a manutenção de sentidos e práticas hegemônicas, e que quando institucionalizadas, atuam na dissolução das fronteiras entre o público e o privado. Por consequência, pouco contribuem com o projeto de Cultura Digital crítica e transformadora, à medida que oportunizam o sucateamento do trabalho docente tanto nas dimensões materiais quanto simbólicas.
Abstract: The present study aims at the policies of recommending digital technologies adopted by the Municipal Department of Education of Rio de Janeiro (SME). It has a temporal scope from the pandemic period (2020) until the completion of this research in 2024. It is concerned with how these formulations promote the incorporation of platforms and virtual learning environments in the Municipal Education Network, which is entirely managed by the SME and includes early childhood education and elementary education. The study works from a Critical Discourse Analysis (CDA) perspective by Norman Fairclough (2001,2012) in constructing the hypothesis that the approaches to technology observed in SME policies are part of ideological formations analogous to those of reform and of multilateral agencies, with the statements of these organizations providing a kind of reference matrix. To do so, it relies on excerpts from SME texts and its representatives, educational formulations from selected documents and reports of international economic organizations, and agreements between the Department and technology companies for providing digital communication systems controlled by technological oligopolies. Uses the “policy cycle approach” formulated by Stephen Ball and colleagues to analyze the relationship between SME technology policies and those formulated at a macro level. The results of this research indicate that the policies investigated in this specific study refer to ideological factors associated with the neoliberal discourse aimed at economically dependent countries. They also point out that instrumental adherence to digital platforms tends to provide opportunities for the maintenance of hegemonic meanings and practices, and that when institutionalized, they act to dissolve the boundaries between public and private. Consequently, they contribute little to the project of critical and transformative Digital Culture, as they provide opportunities for the scrapping of teaching work in both material and symbolic dimensions.
Palavras-chave: Policies
Discourse
Public school
Platforming
Digital technologies
Políticas
Discurso
Escola pública
Plataformização
Tecnologias digitais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MENDES, Marina da Gama. A plataformização nas políticas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22660
Data de defesa: 1-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.