Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22662
Tipo do documento: Tese
Título: Quantas Virginias cabem dentro de um fusca? uma enunciação f(r)iccio (a)nal autobiográfica com o universo da palhaçaria
Título(s) alternativo(s): How many Virginais can fit inside a Beetle? an autobiographical f(r)iccio (a)nal enunciation with the universe of clowning
Autor: Barcellos, Virginia Maria Moreira Franco Starling Luiz 
Primeiro orientador: Macedo, Elizabeth
Primeiro membro da banca: Tássio, Paulo de
Segundo membro da banca: Haddock-Lobo , Rafael
Terceiro membro da banca: Bocchetti, André
Quarto membro da banca: Sussekind, Maria Luiza
Resumo: O trabalho em questão nasce da perturbação (Santos, 2022) da autora, que performa e alucina entre as vozes de seus palhaços — Fru Fru Bergamota, Paco Paquito e Shanti-lee – suas próprias memórias e produções de infância, corpo, escola e o palhaço. Atravessada pela teoria pós-estrutural, entende que para poder ver o que não está dado, porém está no mundo, deve complicar a teoria, sujando-a, umidificando-a (Haddock-Lobo, 2011). Na primeira parte do trabalho, estranho a ideia do corpo, do palhaço e da infância com todos os seus desdobramentos. Com algo que chamo de carpintaria do palhaço, crio a autobriocografia, um exercício teórico ou filosofia especulativa, relacional e radical que conta com o riso e o escárnio para revisitar e ressignificar temas como o luto, o próprio riso, a corporeidade e o currículo. A segunda parte do trabalho tenta cambalhotar o currículo, defende a necessidade de um currículo diverso e desafiador, que acolha a falha e a vulnerabilidade dos corpos, em contraste com um currículo tradicional e previsível. A este sugere-se o nome de currículo gag.
Abstract: The work in question arises from the disturbance (Santos, 2022) of the author, who performs and hallucinates between the voices of her clowns – Fru Fru Bergamota, Paco Paquito and Shanti-lee – her own memories and productions of childhood, body, school and the clown. Crossed by post-structural theory, she understands that in order to see what is not given, but is in the world, she must further complicate the theory, dirtying it, humidifying it (Haddock-Lobo, 2011). In the first part of the work, I distance myself from the idea of the body, the clown and childhood with all its consequences. With something I call clown carpentry, I create the autobriocography, a theoretical exercise or speculative, relational and radical philosophy that relies on laughter and mockery to revisit and give new meaning to themes such as mourning, laughter itself, corporeality and the curriculum. The second part of the work defends the need for a diverse and challenging curriculum, which embraces the failure and vulnerability of bodies, in contrast to a traditional and predictable curriculum. This is suggested as a gag curriculum.
Palavras-chave: Corporeity
Clowning
Curriculum theories
Autobiography
Corporeidade
Palhaçaria
Teorias do currículo
Autobiografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARCELLOS, Virginia Maria. Quantas Virginais cabem dentro de um fusca? Uma enunciação f(r)iccio (a)nal autobiográfica com o universo da palhaçaria. 2024. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22662
Data de defesa: 24-Jul-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.