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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22691
Tipo do documento: Tese
Título: Ensaiopoema: diversidades críticas
Título(s) alternativo(s): Poemessay: diversities in criticism
Autor: Lemos, Wanderlei Barreiro 
Primeiro orientador: Motta, Marcus Alexandre
Primeiro membro da banca: Rocha, João Cezar de Castro
Segundo membro da banca: Oliveira, Leonardo Davino de
Terceiro membro da banca: Guimaraens Neto, Afonso Henriques de
Quarto membro da banca: Pucheu Neto, Alberto
Resumo: Esta escrita poético-ensaística relata, de modo oblíquo (ficcionalizante), a experiência de educação sentimental de um aprendiz de poeta (quem sabe, também de crítico) como decorrência da leitura de poesia (principalmente), teoria e crítica, em meio à formação acadêmica, e defende a (hipó)tese de que, se considerados como recursos do mesmo arsenal da crítica (linguagem humana), não há possível diferenciação entre poema e ensaio (um poema pode ser tão teórico-crítico quanto um ensaio). A tarefa a que me proponho é também a de refletir acerca da hipótese de que poesia e saber, ou, mais precisamente, criação poética e pensamento filosófico guardem em si, e entre si, certa indistinção originária fundamental, revelada particularmente nos modos como se relacionam – ressalvadas, claro, as evidentes (apenas aparentes?) diferenças formais singularizantes dessas matriciais manifestações do espírito humano. Poetas e pensadores, ao lidar com as mesmas estruturas e suportes existenciais, elaborariam experiências sensíveis e intelectivas em busca da mesma finalidade, quer dizer, alcançar formas sofisticadas, ou simples, de (cons)ciência de si e das coisas do mundo
Abstract: This poem-essay discusses in an oblique (fictionalizing) way a poet apprentice’s (who knows? Maybe a critic) experience of sentimental education as a result of reading poetry (mainly), theory and criticism during the process of academic training. It defends the (hypo)thesis that, if considered as different parts of a whole (the human language), there’s no possible differentiation between poem and essay. A poem can be as theoretic-critical as an essay. The task I propose to undertake with this paper is the reflection upon the hypothesis that poetry and knowledge, or, more precisely, poetic creation and philosophical thinking are in and of themselves fundamentally indistinguishable in their origin, particularly in the ways they relate to each other – save the evident (merely apparent?) formal matricial singularizing differences between them. Poets and thinkers, when dealing with the same structure and existential support, would elaborate experiences, both sensitive and intellectual in search of the same end: to reach ways, be them sophisticated or simple, of acquiring consciousness of the Self and of the things in the world
Palavras-chave: Poema Ensaio
Ensaio Poema
Filosofema
Verso
Prosa
Poesia
Ficção
Crítica
Teoria
Poesia – História e crítica
Ensaios – História e crítica
Crítica literária
Poem essay
Essay Poem
Philosopheme
Verse
Prose
Poetry
Fiction
Criticism
Theory
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: LEMOS, Wanderlei Barreiro. Ensaiopoema: diversidades críticas. 2018. 189 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22691
Data de defesa: 21-Ago-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras



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