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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22691
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Ensaiopoema: diversidades críticas |
Título(s) alternativo(s): | Poemessay: diversities in criticism |
Autor: | Lemos, Wanderlei Barreiro ![]() |
Primeiro orientador: | Motta, Marcus Alexandre |
Primeiro membro da banca: | Rocha, João Cezar de Castro |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Leonardo Davino de |
Terceiro membro da banca: | Guimaraens Neto, Afonso Henriques de |
Quarto membro da banca: | Pucheu Neto, Alberto |
Resumo: | Esta escrita poético-ensaística relata, de modo oblíquo (ficcionalizante), a experiência de educação sentimental de um aprendiz de poeta (quem sabe, também de crítico) como decorrência da leitura de poesia (principalmente), teoria e crítica, em meio à formação acadêmica, e defende a (hipó)tese de que, se considerados como recursos do mesmo arsenal da crítica (linguagem humana), não há possível diferenciação entre poema e ensaio (um poema pode ser tão teórico-crítico quanto um ensaio). A tarefa a que me proponho é também a de refletir acerca da hipótese de que poesia e saber, ou, mais precisamente, criação poética e pensamento filosófico guardem em si, e entre si, certa indistinção originária fundamental, revelada particularmente nos modos como se relacionam – ressalvadas, claro, as evidentes (apenas aparentes?) diferenças formais singularizantes dessas matriciais manifestações do espírito humano. Poetas e pensadores, ao lidar com as mesmas estruturas e suportes existenciais, elaborariam experiências sensíveis e intelectivas em busca da mesma finalidade, quer dizer, alcançar formas sofisticadas, ou simples, de (cons)ciência de si e das coisas do mundo |
Abstract: | This poem-essay discusses in an oblique (fictionalizing) way a poet apprentice’s (who knows? Maybe a critic) experience of sentimental education as a result of reading poetry (mainly), theory and criticism during the process of academic training. It defends the (hypo)thesis that, if considered as different parts of a whole (the human language), there’s no possible differentiation between poem and essay. A poem can be as theoretic-critical as an essay. The task I propose to undertake with this paper is the reflection upon the hypothesis that poetry and knowledge, or, more precisely, poetic creation and philosophical thinking are in and of themselves fundamentally indistinguishable in their origin, particularly in the ways they relate to each other – save the evident (merely apparent?) formal matricial singularizing differences between them. Poets and thinkers, when dealing with the same structure and existential support, would elaborate experiences, both sensitive and intellectual in search of the same end: to reach ways, be them sophisticated or simple, of acquiring consciousness of the Self and of the things in the world |
Palavras-chave: | Poema Ensaio Ensaio Poema Filosofema Verso Prosa Poesia Ficção Crítica Teoria Poesia – História e crítica Ensaios – História e crítica Crítica literária Poem essay Essay Poem Philosopheme Verse Prose Poetry Fiction Criticism Theory |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | LEMOS, Wanderlei Barreiro. Ensaiopoema: diversidades críticas. 2018. 189 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22691 |
Data de defesa: | 21-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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