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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22708
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Investigando os sistemas endócrino e nervoso utilizando uma abordagem lúdica |
Título(s) alternativo(s): | Investigating the endocrine and nervous systems using a playful approach |
Autor: | Couto, Alexandra Rosa |
Primeiro orientador: | Saba, Celly Cristina Alves do Nascimento |
Primeiro coorientador: | Silva, Jemima Fuentes Ribeiro da |
Primeiro membro da banca: | Bloise, Enrrico |
Segundo membro da banca: | Vieira, Anatalia Kutianski Gonzalez |
Resumo: | O ensino sobre os sistemas de regulação do corpo humano ainda ministrado dentro do contexto conteudista tradicional, baseado exclusivamente em aulas expositivas e na reprodução literal de conceitos descritos em livros didáticos, não proporciona uma aprendizagem significativa aos estudantes. Tal fato colabora para a falta de interesse, falta de protagonismo do aluno e falta de entendimento sobre o tema. O objetivo deste trabalho foi desenvolver, por meio de ensino investigativo, uma sequência didática abordando o funcionamento dos sistemas endócrino e nervoso na regulação do corpo humano. A Sequência Didática (SD), composta por 4 etapas, foi construída com 28 alunos de quatro turmas da 2ª série do Ensino Médio regular do Colégio Estadual Dôrval Ferreira da Cunha. A primeira etapa (problematização do tema), ocorreu a partir de uma atividade audiovisual seguida por um questionário discutido durante a roda de conversa; na segunda etapa, foi aplicada uma atividade lúdica e investigativa que envolveu o desenvolvimento de uma nuvem de palavras e uma atividade extraclasse; na terceira etapa houve a confecção de materiais didáticos e apresentação dos trabalhos, através das pesquisas realizadas em contraturnos e na quarta etapa, foi realizado pela docente um fechamento integrando os conceitos desenvolvidos na SD. Os alunos no turno e contraturno, produziram dois games: um sobre o efeito da maconha e outro sobre insulina, jogo de carta, jogo de tabuleiro, teatro, vídeo com inteligência artificial, Podcast e glândulas com massinha de biscuit. A apresentação dos seminários, foi bastante positiva, apresentaram reflexões críticas sobre as informações, contribuindo significativamente para a consolidação do conhecimento e o desenvolvimento das habilidades dos alunos. As dificuldades encontradas na educação básica pública, em especial no ensino de Biologia, requerem estratégias que amenizem esses espaços e que possibilitem o professor deixar de ser o único responsável e mantenedor de todo conhecimento e processo de ensino-aprendizagem. Atividades lúdicas e investigativas, que promovem conhecimento, aulas dinâmicas e envolventes, são um método facilitador a ser utilizado na educação básica. Essa sequência didática foi bem recebida pelos alunos e apresentou resultados satisfatórios em termos de aprendizagem e engajamento. O envolvimento ativo dos estudantes nas atividades propostas e a criação de materiais didáticos pelos próprios alunos contribuíram para uma maior apropriação dos conteúdos e para uma experiência de aprendizagem mais significativa. Conclui-se que, atividades lúdicas e aulas dinâmicas e envolventes, utilizando o ensino por investigação, contribuem para a participação, promovendo conhecimento. Portanto, o método aplicado é um facilitador a ser utilizado na educação básica. |
Abstract: | Teaching about human body regulation systems, still taught within the traditional content context, based exclusively on expository classes and the literal reproduction of concepts described in textbooks, does not provide significant learning for students. This fact contributes to the lack of interest, lack of protagonism on the part of the student and lack of understanding on the topic. The objective of this work was to develop, through investigative teaching, a didactic sequence addressing the functioning of the endocrine and nervous systems in regulating the human body. The Didactic Sequence (SD), consisting of 4 stages, was built with 28 students from four classes from the 2nd year of regular high school at Colégio Estadual Dôrval Ferreira da Cunha. The first stage (problematization of the topic) took place from an audiovisual activity followed by a questionnaire discussed during the conversation circle; in the second stage, a playful and investigative activity was applied, which involved the development of a word cloud and an extra-class activity; in the third stage, teaching materials were created and work was presented, through research carried out in after-school hours, and in the fourth stage, the teacher completed a closing process integrating the concepts developed in SD. The students, during shifts and after shifts, produced two games: one about the effects of marijuana and another about insulin, a card game, a board game, theater, a video with artificial intelligence, a Podcast and glands with biscuit dough. The presentation of the seminars was very positive, presented critical reflections on the information, contributing significantly to the consolidation of knowledge and the development of students' skills. The difficulties encountered in public basic education, especially in the teaching of Biology, require strategies that alleviate these spaces and that enable the teacher to stop being the sole responsible and maintainer of all knowledge and the teaching-learning process. Playful and investigative activities, which promote knowledge, dynamic and engaging classes, are a facilitating method to be used in basic education. This didactic sequence was well received by students and presented satisfactory results in terms of learning and engagement. The active involvement of students in the proposed activities and the creation of teaching materials by the students themselves contributed to greater appropriation of the content and a more meaningful learning experience. It is concluded that playful activities and dynamic and engaging classes, using research-based teaching, contribute to participation, promoting knowledge. Therefore, the applied method is a facilitator to be used in basic education. |
Palavras-chave: | Ensino de biologia Corpo humano Ensino por investigação Sequência didática Biology teaching Human body Teaching by investigation Following teaching Sistema nervoso - Estudo e ensino (Ensino médio) Biologia - Estudo e ensino Biologia - Métodos de ensino Sistema endócrino - Estudo e ensino (Ensino médio) |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | COUTO, Alexandra Rosa. Investigando os sistemas endócrino e nervoso utilizando uma abordagem lúdica. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22708 |
Data de defesa: | 13-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
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