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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22730
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Contribuição da teoria social cognitiva para intervenções pedagógicas sobre atividade física e saúde na (e da) escola |
Título(s) alternativo(s): | How social cognitive theory adds to pedagogic physical activity and health school-based (and developed by school teachers) interventions |
Autor: | Gouvêa, Bruno dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Amadeu, Thaís Porto |
Primeiro coorientador: | Silva, Kátia Regina Xavier da |
Primeiro membro da banca: | Bernardo-Filho, Mario |
Segundo membro da banca: | Bteshe, Mariana |
Terceiro membro da banca: | Magalhães, Cleidilene Ramos |
Quarto membro da banca: | Oliveira, Alexandre Palma de |
Resumo: | A Teoria Social Cognitiva (TSC) contribui para compreender que estratégias psicossociais os adolescentes empregam para serem ativos fisicamente. O objetivo geral desta tese foi avaliar se um recurso didático fundamentado na TSC era capaz de desenvolver crenças de autoeficácia para atividade física (AF) no domínio do lazer em estudantes adolescentes (14 a 18 anos) do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. A pesquisa foi estruturada em um estudo-piloto e três estudos. No estudo-piloto, objetivou-se testar os instrumentos utilizados no Estudo 1, cujos objetivos foram avaliar os níveis de: a) crenças de autoeficácia para AF; b) AF com o Questionário Internacional para a AF (IPAQ) – versão curta; c) apoio social percebido para AF. Após o estudo-piloto, o instrumento de autoeficácia foi substituído por outro, havendo uma etapa de adaptação e validação psicométrica para o contexto brasileiro. Nos Estudos 2 e 3, os objetivos foram: a) aprimorar o recurso didático As Escolhas de Augustinho: uma história-ferramenta sobre autorregulação para a saúde, resultando em um programa de intervenção pedagógica; b) avaliar a eficácia da intervenção em aumentar os níveis de AF; c) analisar as estratégias autorregulatórias de AF adotadas pelos estudantes, por meio de entrevista semiestruturada. Trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica quase-experimental, com grupo controle, de série temporal (pré e pós-teste), quali-quantitativa. A intervenção ocorreu durante 8 semanas, nos formatos on-line (dois mediadores) e presencial (um mediador capacitado) com duração de 1h20m cada. No estudo 1, por meio dos softwares FACTOR e JASP, foram realizadas análises estatísticas descritivas, inferenciais, análises fatoriais exploratórias, avaliação dos índices de qualidade dos itens do instrumento de autoeficácia, avaliação dos efeitos da intervenção intra e interssujeitos quanto aos níveis de AF, das crenças de autoeficácia e de apoio social pelos testes Wilcoxon Signed-rank e de Mann Whitney. Nos estudos 2 e 3, foram realizadas análises temáticas reflexivas e, com auxílio do software IRaMuTeQ, estatísticas textuais, classificação hierárquica descendente, análise de contrastes, análise de similitude e nuvem de palavras para examinar fontes secundárias (tarefas da intervenção e diário de campo) e 11 entrevistas semiestruturadas. Como resultados gerais, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos nos níveis de AF, de autoeficácia e de apoio social após a intervenção presencial, no entanto os efeitos qualitativos dos formatos de intervenção on-line e presencial foram relevantes. Como contribuições desta tese destacam-se: a) possível utilização de uma escala de autoeficácia adaptada e validada em outras regiões do país; b) programa de intervenção pedagógica para AF e saúde com descrição detalhada a partir de diversos olhares (diário de campo; percepções de docentes e discentes do campo); c) triangulação múltipla dos dados como validação dos resultados da intervenção. Conclui-se que estudos futuros, em outros contextos escolares, voltados a estudantes adolescentes pouco ativos empreguem o programa de intervenção pedagógica com o auxílio do recurso didático desta tese, preferencialmente durante oito semanas, com o ensino de estratégias autorregulatórias simples como estabelecimento de metas graduais, monitoramento subjetivo e apoio social de responsáveis com estilo de vida ativo |
Abstract: | Social Cognitve Theory (SCT) helps to understand which psychossocial strategies adolescents employ to be physically active. This thesis aimed to assess whether a tool kit based SCT could foster leisure physical activity (PA) self-efficacy in adolescent students (14 to 18 years old) from Pedro II School in Rio de Janeiro. This Research was organized in pilot study and three studies. In the pilot study, the aim was to test the instruments employed in study 1, whose objectives were to evaluate the following levels: a) physical activity self-efficacy; b) physical activity measured by the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ – short form); c) perceived social support scale validated in Brazil. After the pilot study, the physical activity self-efficacy scale was replaced by another that was adapted and psychometrically validated to the Brazilian context. In studies 2 and 3, the aims were to: a) enhance the tool kit entitled As Escolhas de Augustinho: uma história-ferramenta sobre autorregulação para a saúde, which originated an pedagogic intervention program; b) assess the physical activity intervention efficacy; c) examine self-regulatory skills uptake by means of semistructured interviews. This thesis was a pedagogical intervention with a quasi-experimental design, with a control group and time series (pre and posttest), mix study. The intervention lasted 8 weeks on-line (2 teachers delivered) and offline (1 dully trained teacher delivered), with 1h20m sessions. In study 1, through FACTOR and JASP softwares, to evaluate the intervention efficacy, the analysis employed were descriptive, inferential statistical analysis, exploratory factor analysis, item quality assessments, Wilcoxon Signed-rank e de Mann Whitney tests. In studies 2 and 3, to examine not only secondary data sources (intervention tasks and field diary) but also 11 semistructured interviews, the analysis employed were reflective thematic analysis and, using the software IRaMuTeQ, textual statistics, hierarchical descendant classification, contrast analysis, similitud analysis, and word cloud. The results showed that there were no statistically significant difference between groups in terms of PA, PA self-efficacy and social support levels, however the on-line and offline interventions qualitative effects were relevant. This thesis provides significant contributions to the literature, such as: a) possible usage of a valid physical activity self-efficacy scale in other Brazilian regions; b) pedagogic PA and health intervention program, with a detailed description by multiple perspectives (field diary; teachers and student perceptions from the field of study); c) multiple data triangulation to validate the intervention results. As a conclusion, future pedagogic PA and health studies focusing on school-based settings are encouraged to employ the tool kit herein outlined to foster PA self-efficacy in previously inactive or insufficiently active students, preferably during eight weeks, teaching simple self-regulatory skills such as graded tasks (goal setting), subjective self-monitoring and perceived family social support from parents with an active lifestyle |
Palavras-chave: | Teoria psicológica Atividade física – Aspectos Psicológicos Adolescentes – Psicologia Apoio social Autoeficácia Ensino Educação Física Saúde Self-efficacy Teaching Physical Education Health Physical activity |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas |
Citação: | GOUVÊA, Bruno dos Santos. Contribuição da teoria social cognitiva para intervenções pedagógicas sobre atividade física e saúde na (e da) escola. 2023. 284 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22730 |
Data de defesa: | 10-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências Médicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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