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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22731
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise técnico-econômica de conversão de caminhões de pequeno porte a combustão interna para tração elétrica com geração fotovoltaica |
Título(s) alternativo(s): | Technical-economic analysis of conversion small trucks from internal combustion to electric traction with photovoltaic generation |
Autor: | Santos, Juan Carlos Azeredo Coutinho dos |
Primeiro orientador: | Costa Filho, Manoel Antonio da Fonseca |
Primeiro coorientador: | Peres, Luiz Artur Pecorelli |
Primeiro membro da banca: | Dias, Fernando Jorge Monteiro |
Segundo membro da banca: | Bitencourt, Leonardo de Arruda |
Terceiro membro da banca: | Dias, Daniel Henrique Nogueira |
Quarto membro da banca: | Dias, Bruno Henriques |
Resumo: | De acordo com o último Balanço Energético Nacional de 2023, o setor de Transportes consome a maior quantidade de energia utilizada no Brasil. Quase metade deste total é proveniente da utilização de óleo diesel, mostrando a alta dependência desse setor em relação aos combustíveis fósseis. O emprego da tração elétrica no Brasil é adequado, uma vez que a produção de eletricidade no país é predominantemente renovável. Este trabalho tem por objetivo contribuir para o aumento da eficiência energética e para a redução da emissão de gases de efeito estufa e de vários poluentes. Esta abordagem foi a base para a elaboração deste trabalho, que descreve uma metodologia para a conversão de caminhões urbanos de carga, com motor de combustão interna, em tração elétrica, o chamado "retrofit", incluindo a frenagem regenerativa e painel fotovoltaico no teto do baú, visando uma maior autonomia. Cálculos teóricos foram elaborados para estabelecer um código em MATLAB, que permite introduzir os dados originais do caminhão a combustão interna e obter os valores necessários para selecionar o motor elétrico mais adequado, disponível no mercado, visando substituir o motor original. Por fim, realizou-se uma análise técnico-econômica, comparando o caminhão convertido com sua versão a diesel e também com um caminhão elétrico novo de mesma categoria. Como resultado, concluiu-se pela viabilidade da conversão. Assim, o "retrofit" proposto permite a eletrificação de frotas existentes, o que proporciona um novo mercado de trabalho e uma opção técnica viável para acelerar a transição para a mobilidade sustentável em caminhões para transporte de mercadorias. |
Abstract: | According to the latest National Energy Balance of 2023, the Transportation sector is the one that consumes the largest amount of energy used in Brazil. Almost half of this total comes from diesel oil, showing the high dependence of this sector on fossil fuels. The use of electric traction in Brazil is appropriate since electricity production in the country is predominantly renewable. This work aims to contribute to increasing energy efficiency and reducing greenhouse gas emissions and various pollutants. This approach was the basis for the elaboration of this work, which describes a methodology for the conversion of urban freight trucks, with internal combustion engine, to electric traction, the so-called "retrofit", including regenerative braking and a photovoltaic panel on the roof of the truck, aiming at greater autonomy. Theoretical calculations were prepared to establish a code in MATLAB, which allows introduce the internal combustion truck original data and to obtain the necessary values to select the most suitable electric motor available on the market, to replace the original engine. Finally, a technical-economic analysis was carried out, comparing the converted truck with its diesel version and also with a new electric truck of the same category. As a result, it was concluded that the conversion was viable. Thus, the proposed retrofit allows the electrification of existing fleets, which provides a new labor market and a viable technical option to accelerate the transition to sustainable mobility in freight trucks. |
Palavras-chave: | Engenharia mecânica Veículos elétricos Geração de energia fotovoltaica Energia - Fontes alternativas Caminhões Mechanical engineering Electric vehicles Photovoltaic power generation Renewable energy sources Trucks |
Área(s) do CNPq: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica |
Citação: | SANTOS, Juan Carlos Azeredo Coutinho dos. Análise técnico-econômica de conversão de caminhões de pequeno porte a combustão interna para tração elétrica com geração fotovoltaica. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22731 |
Data de defesa: | 5-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Mecânica |
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