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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22736
Tipo do documento: Dissertação
Título: Letrilhamento: tecnologia social para o trabalho em rede
Título(s) alternativo(s): Letrilhamento: social technology for networking
Autor: Trebisacce, Dandara Chiara Ribeiro 
Primeiro orientador: Tsallis, Alexandra Cleopatre
Primeiro coorientador: Kurtz, Renata Geórgia Motta
Primeiro membro da banca: Moraes, Marcia Oliveira
Segundo membro da banca: Moreira, Mariana de Castro
Resumo: Este trabalho resulta de um projeto de pesquisa vinculado a um edital de Mestrado Acadêmico em Inovação, que articulou a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), através do laboratório afeTAR - uma Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) - à Rede Cidadã - uma Entidade de Assistência Social que apoia pessoas em situação de vulnerabilidade social através da geração de trabalho e renda. Tendo como campo de pesquisa o eixo de Empregabilidade, que ocorre através do setor de projetos, este trabalho teve como objetivo acompanhar como a inclusão social é construída na e através da Formação Socioemocional oferecida pela Rede Cidadã. Assim, foram pesquisados os documentos e canais institucionais, assim como a metodologia da formação Socioemocional, a partir da inserção das pesquisadoras em duas turmas - uma com jovens de Fortaleza, e outra com pessoas com deficiência de diferentes regiões do Brasil. A entrada no campo teve como metodologia o PesquisarCOM e a escrita de diários de campo orientados a partir da Teoria Ator-Rede. As principais referências bibliográficas foram o feminismo interseccional e a Pedagogia das Encruzilhadas. Foi assumido o compromisso de desenvolvimento de uma tecnologia social para apoiar a construção de práticas inclusivas na Rede Cidadã e passíveis de multiplicação social, assim foi proposto o “Letrilhamento” - uma trilha de letramento que auxilie no processo de inclusão social de todas as pessoas e suas singularidades. Esse instrumento tem aplicações múltiplas que podem ser alvo de futuras pesquisas e pode ser aplicado de distintas formas a depender do que se objetiva letrar e disseminar. Em síntese, a universidade empenhou seu conhecimento para tornar o mundo mais plural, letrilhando conceitos capazes de contribuir para sustentação de práticas de inclusão e diversidades humanas e não humanas.
Abstract: This work is the result of a research project linked to a notice for an Academic Master's Degree in Innovation, which linked the State University of Rio de Janeiro (UERJ), through the afeTAR laboratory - a Technological Development Unit (UDT) - to “Rede Cidadã” - a Social Assistance Entity that supports people in situations of social vulnerability through the generation of work and income. Having as its field of research the Employability axis, which occurs through the project sector, this work aimed to monitor how social inclusion is built in and through the Socio-Emotional Training offered by Rede Cidadã. Thus, institutional documents and channels were researched, as well as the methodology of Socio-Emotional training, by inserting the researchers into two groups - one with young people from Fortaleza, and the other with people with disabilities from different regions of Brazil. The methodology used to enter the field was “PesquisarCOM” and the writing of field diaries guided by the Actor-Network Theory. The main bibliographical references were intersectional feminism and “Pedagogia das Encruzilhadas”. A commitment was made to develop a social technology to support the construction of inclusive practices in the Citizen Network and capable of social multiplication, thus “Letrilhamento” was proposed - a literacy trail that assists in the process of social inclusion of all people and their singularities. This instrument has multiple applications that can be the target of future research and can be applied in different ways depending on what the objective is to convey and disseminate. In short, the university committed its knowledge to making the world more plural, introducing concepts capable of contributing to the support of inclusion practices and human and non-human diversity.
Palavras-chave: Inclusão
Diversidade
Letramento
Teoria Ator-Rede
Tecnologia social
Inclusion
Diversity
Literacy
Actor-Network Theory.
Social technology.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Gestão Pública
Citação: TREBISACCE, Dandara Chiara Ribeiro. Letrilhamento: tecnologia social para o trabalho em rede. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Gestão Pública) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22736
Data de defesa: 27-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Controladoria e Gestão Pública



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