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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Boxe na Cidade do Rio de Janeiro: percepções sobre a formação de treinadores
Título(s) alternativo(s): Boxing in Rio de Janeiro City: perceptions on coach training
Autor: Arantes, Jonathan de Campos 
Primeiro orientador: Antunes, Marcelo Moreira
Primeiro membro da banca: Telles, Silvio de Cassio Costa
Segundo membro da banca: Correia, Walter Roberto
Resumo: O Boxe é um esporte de combate que tem sido relativamente subexplorado em termos de sua abrangência em estudos acadêmicos nacionais e internacionais, apesar de estar presente no Brasil desde o século XIX. Ao longo do tempo, o boxe assumiu diversas configurações na contemporaneidade, demonstrando uma diversidade de abordagens e práticas dentro desse contexto esportivo (Caratti, 2017; Santos; Silveira, 2017). Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo geral identificar e discutir as percepções de dirigentes e treinadores de boxe na cidade do Rio de Janeiro sobre a formação de técnicos. Para esta investigação, inicialmente foi realizada uma revisão de escopo com o recorte temporal de 2012 a 2023, sobre estudos que discutem o ensino do Boxe, nas principais bibliotecas científicas, a saber: Medline e Lilacs (por meio do Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde), SciELO, PubMed, Scopus, Web of Science, SPORTdiscus e Oasis IBICT. Posteriormente, conduziu-se um estudo exploratório e descritivo, de caráter qualitativo, envolvendo três dirigentes e 18 treinadores de boxe atuantes na cidade do Rio de Janeiro, adequados aos critérios de inclusão predefinidos. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com dirigentes das seguintes entidades: a) Federação de Boxe do Estado do Rio de Janeiro (FEBERJ); b) Federação Estadual de Esporte Socioeducativo e Pugilismo do Rio de Janeiro (FPERJ); e c) Unicombat. Os treinadores participantes responderam a um questionário online elaborado e disposto por meio da plataforma Google Forms. O estabelecimento da amostra nessa etapa foi definido por meio do princípio da bola de neve, com indicações feitas pelos próprios participantes ao longo do estudo (Becker, 1997). O conteúdo das entrevistas com os dirigentes transcritas e as respostas coletadas com os treinadores por meio do questionário online foram analisados segundo as orientações delineadas por Bardin (2020). Posteriormente, foram identificadas categorias de análise para a exposição dos resultados e discussão. Ao reconhecer e abordar as lacunas existentes na literatura e nas percepções referentes à formação de treinadores, abre-se espaço para o desenvolvimento de pesquisas e intervenções que promovam uma prática mais segura, inclusiva e eficaz do boxe, tanto no contexto competitivo, quanto como objeto educacional
Abstract: Boxing is a combat sport that has been relatively underexplored in terms of its scope in national and international academic studies, despite having been present in Brazil since the 19th century. Over time, boxing has taken on various configurations in contemporary settings, demonstrating a diversity of approaches and practices within this sporting context (Caratti, 2017; Santos; Silveira, 2017). In this regard, the present study aims to identify and discuss the perceptions of boxing managers and coaches in the city of Rio de Janeiro regarding coach training. For this investigation, an initial scoping review was conducted with a temporal focus from 2012 to 2023, on studies discussing boxing training, in the main scientific libraries, namely: Medline and Lilacs (through the Regional Portal of the Virtual Health Library), SciELO, PubMed, Scopus, Web of Science, SPORTDiscus, and Oasis IBICT. Subsequently, an exploratory and descriptive qualitative study was carried out involving three managers and 18 boxing coaches working in the city of Rio de Janeiro, who met the predefined inclusion criteria. Semi-structured interviews were conducted with managers from the following entities: a) Rio de Janeiro State Boxing Federation (FEBERJ); b) Rio de Janeiro State Federation of Socio-Educational Sport and Boxing (FPERJ); and c) Unicombat. The participating coaches responded to an online questionnaire created and distributed via the Google Forms platform. The sample for this stage was defined using the snowball principle, with referrals made by the participants themselves throughout the study (Becker, 1997). The content of the transcribed interviews with the managers and the answers collected from the coaches via the online questionnaire were analyzed following the guidelines outlined by Bardin (2020). Subsequently, categories of analysis were identified for the presentation of the results and discussion. By recognizing and addressing the gaps in the literature and in perceptions regarding coach training, space is opened up for the development of research and interventions that promote a safer, more inclusive, and more effective boxing practice, both in the competitive context and as an educational object
Palavras-chave: Boxe
Pugilismo
Esportes de combate
Ensino
Formação
Pedagogia do esporte
Boxe – Rio de Janeiro (RJ)
Boxe – Estudo e ensino
Esportes – Estudo e ensino
Treinadores de atletas
Boxing
Pugilism
Combat sports
Training
Coach education
Sport
Pedagogy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: ARANTES, Jonathan de Campos. O boxe na cidade do Rio de Janeiro: percepções sobre a formação de treinadores. 2024. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte) – Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22758
Data de defesa: 27-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte



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