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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22792
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Escolas rurais de Teresópolis: um estudo sobre o fenômeno da urbanização do campo e as práticas pedagógicas |
Título(s) alternativo(s): | Rural schools in Teresópolis: a study on the phenomenon of rural urbanization and pedagogical practices |
Autor: | Medeiros, Cesar Marques de ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Sônia Regina Mendes dos |
Primeiro membro da banca: | Ortigão, Maria Isabel Ramalho |
Segundo membro da banca: | Araújo, Flávia Monteiro de Barros |
Resumo: | Esta pesquisa investigou as concepções e práticas pedagógicas, tendo como referências as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação do Campo e a urbanização dos espaços rurais. A pesquisa se realizou em Teresópolis-RJ, que possui em sua Rede Municipal três escolas rurais em funcionamento com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. O referencial teórico está, primariamente, embasado em autores que discutem historicamente as políticas públicas de educação para o campo, entre os quais, Leite (1997), Therrien (2003) e Martins (2005), assim como os estudos de Appadurai (2004) e Singer (1990) foram o referencial para o estudo dos efeitos da globalização. Todas possuem estrutura semelhante à encontrada nas escolas urbanas da mesma Rede e não possuem grande déficit de professores A metodologia utilizada foi qualitativa, com foco nas 11 entrevistas com membros da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, orientadores pedagógicos e professores para refletir sobre o cotidiano dessas escolas. Os objetivos principais foram, portanto, verificar se a identidade dessas escolas rurais tem características diferentes e se podem revelar indícios de adaptação a um modelo urbano de escola. A realização da pesquisa permitiu concluir que, apesar das diferenças encontradas no convívio da sala de aula e da percepção do fenômeno da urbanização do campo, não há práticas diferenciadas nas escolas do campo estudadas. |
Abstract: | This research aims to investigate the pedagogical conceptions and practices, taking as references the National Curriculum Guidelines for Rural Education and urbanization of rural areas. The research will be conducted in Teresópolis-RJ, which has in its Municipal three rural schools in operation with groups of final year of elementary school. The theoretical framework is primarily grounded in historical writers who discuss public policies for the education field, including, Leite (1997), Therrien (2003) and Martins (2005), as well as studies of Appadurai (2004) and Singer (1990) were the reference for the study of the effects of globalization. All schools have a structure similar to that found in urban schools in the same network and have no major shortfall of teachers. The methodology to be used will be qualitative, focusing on 11 interviews with members of the teaching staff of the Municipal Department of Education, school counselors and teachers to reflect on the daily life of these schools. The main objectives are, therefore, verify the identity of rural schools have different characteristics and can reveal evidence of adaptation to a model urban school. The research concluded that, despite differences in classroom interaction and perception of the phenomenon of urbanization of the countryside, there are different practices in the schools of the field studied. |
Palavras-chave: | Rural schools Urbanization of the countryside School curriculum Escolas rurais Urbanização do campo Currículo escolar |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | MEDEIROS, Cesar Marques de. Escolas rurais de Teresópolis: um estudo sobre o fenômeno da urbanização do campo e as práticas pedagógicas. 2012. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22792 |
Data de defesa: | 29-Ago-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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