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Tipo do documento: Dissertação
Título: Vidas que se contam: a escrita como otoconhecimento em Nietzsche e Clarice Lispector
Título(s) alternativo(s): Lives that are told: writing as otoknowledge in Nietzsche and Lispector
Autor: Olanda, Quésia Oliveira 
Primeiro orientador: Haddock-Lobo, Rafael
Primeiro membro da banca: Magalhães, Danielle Henrique
Segundo membro da banca: Cadaval, Guilherme Lanari Bó
Resumo: O objetivo da presente dissertação é apresentar a escrita como otoconhecimento. O prefixo “oto” vem do grego, que significa ouvido, e se difere do “auto” moderno e subjetivo, que se concentra no “eu”, assim como a máxima socrática “Conhece-te a ti mesmo”. Nosso “oto”, por outro lado, se aproxima do poema pindárico “Torna-te quem tu és”, assumindo um devir incessante, que se mostra também no ato de escrever. Usaremos como aporte teórico diversas obras nietzschianas, seguindo a linha derridiana de ler muitos textos simultaneamente, tais como, A Gaia Ciência, Crepúsculos dos Ídolos, Assim Falava Zaratustra, Ecce Homo, dentre outros. Já em Clarice Lispector, leremos Água Viva, A Paixão Segundo G.H., Um Sopro de Vida, além de cartas e crônicas. No primeiro capítulo, será abordada a experimentação da escrita, a pluralidade e os muitos estilos que vestem os textos dos nossos autores, estilos que se diferem e denunciam a escrita sistemática que preponderou na tradição, propondo outras maneiras de se tecer. Já no segundo capítulo, será questionado os limites das palavras e quando a arte entra em cena. Além disso, será discutida a querela entre poesia, filosofia e literatura, em busca de compreender as linhas que as interligam. Como resultado, será apresentado no terceiro capítulo a escrita como otoconhecimento, perpassando a alteridade e suas moradas na obra nietzscheana e clariceana, sendo ambas escritas com o corpo todo e com a vida.
Abstract: The objective of this dissertation is to present writing as otoknowledge. The prefix "Oto" comes from the Greek, which means heard, and differs from the mordern and subjective "self", which focuses on the "I", as well as the Socratic maxim "Know thyself". Our "Oto", on the other hand, approaches the pindaric poem "Become who you are", assuming an incessant becoming, which is also shown in the act of writing. We will use as theoretical contribution several Nietzschean works, following the Derridian line of reading many texts simultaneously, such as, The Gaia Science, Twilight of Idols, Thus Spoke Zarathustra, Ecce Homo, among others. In Clarice Lispector, we will read Água Viva, A Paixão Segundo G.H., Um Sopro de Vida, as well as letters and chronicles. In the first chapter, it will be addressed the experimentation of writing, plurality and the many styles that dress the texts of our authors, styles that differ and denounce the systematic writing that prevailed in tradition, proposing other ways to weave. In the second chapter, the limits of words and when art enters the scene will be questioned. In addition, the quarrel between poetry, philosophy and literature will be discussed, seeking to understand the lines that interconnect them. As a result, it will be presented in the third chapter the writing as otoknowledge, going through the otherness and its dwellings in the Nietzchian and Claricean work, both being written with the whole body and with life.
Palavras-chave: Alteridade
Escrita
Estilos
Otoconhecimento
Alterity
Writing
Styles
Otoknowledge
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: OLANDA, Quésia. Vidas que se contam: a escrita como otoconhecimento em Nietzsche e Clarice Lispector. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22798
Data de defesa: 8-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

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