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Tipo do documento: Tese
Título: Livro, o fruto da feira: materialidade e cultura da impressão entre publicadores independentes
Título(s) alternativo(s): Book, the fruit of the fair: materiality and print culture among independent publishers
Autor: Martins Filho, Tarcísio Bezerra 
Primeiro orientador: Ezequiel, Helena de Barros
Primeiro membro da banca: Fonseca Neto, Almir Mirabeau da
Segundo membro da banca: Altmayer, Carlos Guilherme Mace
Terceiro membro da banca: Muniz Júnior, José de Souza
Quarto membro da banca: Braga, Marcos da Costa
Resumo: Este trabalho busca analisar, a partir da materialidade gráfica dos livros, o fenômeno recente da produção editorial de publicadores independentes contemporâneos, tendo como ponto de partida o circuito de feiras. A pesquisa filia-se às discussões acerca da cultura da impressão tendo como base os estudos em memória gráfica. De modo empírico, observa-se um aumento nessa estratégia de circulação e algumas particularidades desse tipo de produção em termos de design. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, discute-se a composição e caracterização de agentes e práticas do campo editorial independente no Brasil, bem como as relações entre o design e a experimentação gráfica na produção nacional recente. Por meio de uma pesquisa de campo, elege-se a Feira Miolo(s), nas edições de (São Paulo e Olinda) e (São Paulo), como espaço para experiência da observação participante. Dessa forma, constituem-se duas bases de análise documental: primeiramente, a avaliação dos dados da catalogação dos livros da coleção Feira Miolo(s) que fazem parte da Biblioteca Mário de Andrade, e, posteriormente, a constituição de uma coleção autoral curada especificamente para esta pesquisa a partir de expositores da Feira. A análise realça a variedade de tecnologias de impressão, acabamentos, uso de cores especiais, suportes inventivos e técnicas de encadernação que fazem parte do corpus de análise, caracterizando as especificações técnicas da produção independente em comparação àquelas produzidas na realização do livro comercial. Esses livros e produtores resgatam o espírito renascentista da imprensa aldina, expressa pelo aforismo Festina lente, por meio: ) de práticas de edição, alicerçadas na autonomia editorial, ) do apelo e da experiência nas oficinas, expresso por meio de um honroso senso de orgulho pela produção e ) por meio das práticas de comercialização, em especial, a partir das feiras.
Abstract: This work seeks to analyze, based on the graphic materiality of books, the recent phenomenon of editorial production by contemporary independent publishers, from the approach of the fairs. The research is aligned with discussions about print culture, having as a base the studies in graphic memory. Empirically, an increase in this circulation strategy is observed, along with some particularities of this type of production in terms of design. Through bibliographic research, the composition and characterization of agents and practices in the independent editorial field in Brazil are discussed, as well as the relationships between design and graphic experimentation in recent national production. Through field research, the Miolo(s) Fair in the (São Paulo and Olinda) and (São Paulo) editions is chosen as a space for participant observation experience. Thus, two bases of documentary analysis are established: firstly, the evaluation of cataloging data of the Miolo(s) Fair collection books that are part of the Mário de Andrade Library and, subsequently, the constitution of an authorial collection specifically curated for this research from the fair's exhibitors. The analysis highlights the variety of printing technologies, finishes, use of special colors, inventive supports, and binding techniques that are part of the corpus of analysis, characterizing the technical specifications of independent production compared to those produced in commercial bookmaking. These books and producers revive the Renaissance spirit of Aldine printing, expressed by the aphorism Festina lente through: ) editorial practices, grounded in editorial autonomy, ) the appeal and experience in workshops, expressed through an honorable sense of pride in production, and ) commercialization practices, especially through fairs.
Palavras-chave: Book design
Book history
Bibliodiversity
Graphic memory
Print production
Design do livro
História do livro
Bibliodiversidade
Memória gráfica
Produção gráfica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: MARTINS FILHO, Tarcísio Bezerra. Livro, o fruto da feira: materialidade e cultura da impressão entre publicadores independentes. 2024. 253 f. Tese (Doutorado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22799
Data de defesa: 13-Ago-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Design



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