Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22807
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A escola, os jovens e o bairro: uma análise das experiências de socialização dos estudantes do Colégio Estadual Professor Josué de Castro no bairro de Vila Kosmos, Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | The school, young people and the neighborhood: an analysis of the socialization experiences of students at Colégio Estadual Professor Josué de Castro in the Vila Kosmos neighborhood |
Autor: | Bento, Debora Santos Gonçalves de ![]() |
Primeiro orientador: | Freire, Leticia de Luna |
Primeiro membro da banca: | Veiga, Felipe Berocan |
Segundo membro da banca: | Cunha, Neiva Vieira da |
Resumo: | A pesquisa analisa como se constrói a relação entre os estudantes do Colégio Estadual Professor Josué de Castro e o bairro de Vila Kosmos, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A partir de sua dupla atuação como professora e pesquisadora, a autora criou o Laboratório de Iniciação Científica em Sociologia (LABICS), a fim de realizar uma etnografia colaborativa, contando com o protagonismo de um grupo de cinco estudantes do ensino médio no colégio, realizando oficinas e entrevistas para identificar suas experiências de socialização no bairro. Entretanto, diversos eventos externos ao laboratório, como a pandemia de Covid-19, a tomada do bairro por uma facção do tráfico de drogas, a greve na educação estadual e a transferência da autora para outro local de trabalho, interferiram diretamente no andamento da pesquisa, impondo a necessidade de constantes reajustes e deslocamentos. Os resultados, construídos em um processo marcado por grande instabilidade, apontam que os estudantes possuem uma relação afetiva e, ao mesmo tempo, crítica com o bairro, tendo experiências fragmentadas de socialização em função de desigualdades sociais e de uma hierarquização dos espaços, e que, tanto a sua relação com o bairro quanto com o colégio foram diretamente afetadas pelas mudanças recentes na dinâmica de violência da região. |
Abstract: | The research analyzes how the relationship is built between students at Colégio Estadual Professor Josué de Castro and the neighborhood of Vila Kosmos, in the North Zone of the city of Rio de Janeiro. Based on her dual role as a teacher and researcher, the author created the Laboratory for Scientific Initiation in Sociology (LABICS), in order to carry out a collaborative ethnography, with the leading role of a group of five high school students at the school, carrying out workshops and interviews to identify their socialization experiences in the neighborhood. However, several events external to the laboratory, such as the Covid-19 pandemic, the takeover of the neighborhood by a drug trafficking faction, the state education strike and the transfer of the author to another workplace, directly interfered with the progress of the research. , imposing the need for constant readjustments and displacements. The results, constructed in a process marked by great instability, indicate that students have an affective and, at the same time, critical relationship with the neighborhood, having fragmented socialization experiences due to social inequalities and a hierarchization of spaces, and that, both their relationship with the neighborhood and the school were directly affected by recent changes in the dynamics of violence in the region. |
Palavras-chave: | Professor Josué de Castro State College Youth Socialization Violence Colégio Estadual Professor Josué de Castro Juventude Socialização Violência Vila Kosmos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | BENTO, Debora Santos Gonçalves de. A escola, os jovens e o bairro: uma análise das experiências de socialização dos estudantes do Colégio Estadual Professor Josué de Castro no bairro de Vila Kosmos, Rio de Janeiro. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22807 |
Data de defesa: | 14-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Débora Santos Gonçalves de Bento - Completa - 2023.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Débora Santos Gonçalves de Bento - 2024.pdf | 239,24 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Débora Santos Gonçalves de Bento - 2024.pdf | 278,21 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.