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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22817
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sequência didática investigativa para ensino de Biologia sobre consumo de plantas alimentícias não convencionais (Panc) e a imposição sistemática e hegemônica de consumo de baixa diversidade de alimentos |
Título(s) alternativo(s): | Investigative Didactic Sequence for Teaching Biology on the Consumption of Unconventional Food Plants (UFPs) and the Systematic and Hegemonic Imposition of Low Food Diversity |
Autor: | Teles, Pedro Nascimento ![]() |
Primeiro orientador: | Domingos, Patrícia |
Primeiro membro da banca: | Schumann, Carolina Tavares |
Segundo membro da banca: | Silva, Clélia Christina Mello |
Resumo: | O Brasil apresenta grande número de espécies vegetais que poderiam ser usadas como alimento. No entanto, a maioria das espécies vegetais consumidas aqui são exóticas. Parte do conhecimento sobre o uso de espécies nativas ou naturalizadas na alimentação vem sendo perdido, conhecimento este que poderia contribuir para uma produção agrícola com maior sustentabilidade social e ambiental em uma perspectiva agroecológica. A partir de uma abordagem de Educação Ambiental Crítica, associada à metodologia de ensino investigativo e pesquisa participante, este trabalho objetivou desenvolver uma sequência investigativa que usa as plantas alimentícias não convencionais (Panc) para questionar o uso de poucas espécies vegetais na alimentação dos brasileiros e como essa escolha tem impacto direto na sustentabilidade e soberania alimentar. A convergência entre ensino investigativo, educação ambiental crítica, pesquisa participante e agroecologia privilegia a formação de uma prática que coloca o educando em posição ativa, autônoma e crítica sobre a realidade dos impactos das escolhas alimentares para a população brasileira. A pesquisa foi feita numa escola pública de ensino médio, o Colégio Olga Benário Prestes, em Bonsucesso, Rio de Janeiro – RJ, com 16 alunos de uma turma de segundo ano. Os alunos participaram de forma ativa na construção das atividades, favorecendo a formação de análises mais críticas sobre os processos de produção de alimentos de origem vegetal e escolhas de seu consumo no Brasil. Ao final das atividades, foi produzido, com os alunos, um Guia de Panc de ocorrência na escola e um manual para professores. |
Abstract: | Brazil presents a large number of plant species that could be used as food. However, most of the plant species consumed here are exotic. Part of the knowledge about the use of native or naturalized species in food is being lost, knowledge that could contribute to agricultural production with greater social and environmental sustainability from an agroecological perspective. Through an approach of Critical Environmental Education, associated with investigative teaching methodology and participatory research, this work aimed to develop an investigative sequence that uses unconventional food plants (Panc) to question the use of few plant species in the Brazilian diet and how this choice has a direct impact on sustainability and food sovereignty. The convergence between investigative teaching, critical environmental education, participatory research, and agroecology privileges the formation of a practice that places the learner in an active, autonomous, and critical position regarding the reality of the impacts of dietary choices for the Brazilian population. The research was carried out at a public high school, the Olga Benário Prestes School, in Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, with 16 students from a second-year class. The students actively participated in the construction of activities, favoring the formation of more critical analyses about the processes of plant-based food production and choices of consumption in Brazil. At the end of the activities, a Panc occurrence guide at the school and a manual for teachers were produced with the students. |
Palavras-chave: | Critical environmental education Agroecology UFPS (unconventional food plants) Ecosystemology Educação ambiental crítica Agroecologia PANC Ecossistemologia Segurança e soberania alimentar Food security and sovereignty Educação em saúde ambiental - Métodos Biologia - Estudo e ensino Sistema alimentar sustentável Agricultura sustentável |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | TELES, Pedro Nascimento. Sequência didática investigativa para ensino de Biologia sobre consumo de plantas alimentícias não convencionais (Panc) e a imposição sistemática e hegemônica de consumo de baixa diversidade de alimentos. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22817 |
Data de defesa: | 28-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
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