Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22822
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino de bioquímica com enfoque em proteínas: criação de um mangá como recurso pedagógico facilitador no processo de ensino e aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | Teaching biochemistry with a focus on proteins: creating a manga as a pedagogical resource to facilitate the teaching and learning process |
Autor: | Braz, Danielle Teixeira Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Machado, Tiago Savignon Cardoso |
Primeiro membro da banca: | Mello, Waldiney Cavalcante de |
Segundo membro da banca: | Macêdo, Simone Moreira de |
Resumo: | É evidente que os métodos convencionais de ensino não proporcionam, por si só, uma construção completa do conhecimento. Portanto, estabelecer condições para uma abordagem educacional lúdica, na qual o aluno é considerado como um ser integral, deveria ser uma prioridade e um objetivo compartilhado por todos os professores e educadores, independentemente do nível de ensino. Muitas vezes, os estudantes acabam memorizando termos em vez de compreendê-los. Este estudo foi conduzido com turmas de educação de jovens e adultos (EJA), adotando uma abordagem metodológica quali-quantitativa e explorando, de maneira investigativa, as moléculas orgânicas proteínas e enzimas, a qual desempenham diversas funções que proporcionam o desenvolvimento da vida. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo desenvolver um mangá com os educandos por meio de 5 etapas, onde constou com atividades práticas, rodas de conversa e exposição de conteúdo. A criação desse material lúdico buscou aumentar a compreensão dos alunos sobre as proteínas e suas funções, facilitando o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Biologia. O principal subsídio para a criação do mangá que é uma história em quadrinho japonesa, foi uma aula prática em que os estudantes observaram a ação da catalase proveniente de fígado bovino. Os alunos foram incentivados a pensar como cientistas, levantando hipóteses para explicar os resultados obtidos nos experimentos. Ao final da produção do mangá que oportunizou aos alunos, serem protagonistas do seu processo educacional, foi perceptível que na produção do texto construído coletivamente, os alunos tiveram um avanço em relação a aprendizagem sobre as proteínas, comparando a situação inicial ao qual se encontrava a turma. Então, espera-se que o mangá desenvolvido por eles possa fomentar o interesse pela leitura e ampliar o conhecimento sobre o tema abordado no ambiente educacional. Ao incorporar esse recurso pedagógico, espera-se também que ele se torne mais uma ferramenta eficaz para a disciplina de Bioquímica. |
Abstract: | It is evident that conventional teaching methods do not provide, in themselves, a complete construction of knowledge. Therefore, establishing conditions for a playful educational approach, in which the student is considered as an integral being, should be a priority and an objective shared by all teachers and educators, regardless of the level of education. Students often end up memorizing terms instead of understanding them. This study was conducted with youth and adult education (EJA) classes, adopting a qualitative-quantitative methodological approach and exploring, in an investigative manner, organic molecules, proteins and enzymes, which perform various functions that promote the development of life. Therefore, this work aimed to develop a manga with students through 5 stages, which included practical activities, conversation circles and content exposure. The creation of this playful material sought to increase students' understanding of proteins and their functions, facilitating the teaching-learning process in Biology classes. The main support for the creation of the manga, which is a Japanese comic book, was a practical class in which students observed the action of catalase from bovine liver. Students were encouraged to think like scientists, raising hypotheses to explain the results obtained in experiments. At the end of the production of the manga, which gave students the opportunity to be protagonists of their educational process, it was noticeable that in the production of the collectively constructed text, the students had made progress in relation to learning about proteins, comparing the initial situation to which the class. Therefore, it is hoped that the manga developed by them can encourage interest in reading and expand knowledge about the topic covered in the educational environment. By incorporating this pedagogical resource, it is also expected that it will become another effective tool for the Biochemistry discipline. |
Palavras-chave: | Ensino de biologia Mangá Proteínas Ensino investigativo Teaching biology Proteins Investigative teaching Biologia - Estudo e ensino Bioquímica - Brasil Biologia - Métodos de ensino |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | BRAZ, Danielle Teixeira Silva. O ensino de bioquímica com enfoque em proteínas: criação de um mangá como recurso pedagógico facilitador no processo de ensino e aprendizagem. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22822 |
Data de defesa: | 6-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Danielle Teixeira Silva Braz - 2024 - Completa.pdf | 8,39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Danielle Teixeira Silva Braz - 2024.pdf | 333,58 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Danielle Teixeira Silva Braz - 2024.pdf | 187,6 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.