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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22833
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O desenvolvimento da representação espacial na educação do estudante cego congênito |
Título(s) alternativo(s): | The development of spatial representation in the education of congenitally blind students |
Autor: | Silva, Dirlan Justino Lece da |
Primeiro orientador: | Senna, Luiz Antonio Gomes |
Primeiro membro da banca: | Redig, Annie Gomes |
Segundo membro da banca: | Freitas Júnior, Robson Lopes de |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida com o objetivo de contribuir com os processos educacionais que buscam viabilizar a percepção do espaço geográfico e a sua representação pelos alunos que nasceram cegos ou perderam a visão antes dos cinco anos de idade e estão incluídos em escolas de ensino regular - entretanto isso não inviabiliza o seu uso em escolas de ensino especial. Esses indivíduos necessitam de reformulações tanto nas estruturas fixas da escola, quanto no ensino, para que possam participar de forma eficaz do processo de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, destaca-se a necessidade de práticas pedagógicas que também viabilizem a construção de um amplo conhecimento sobre a percepção e a representação do espaço, a fim de que eles possam interagir com seus ambientes, objetos e ocupantes de forma autônoma e independente. Destaca-se que a escola é um lugar repleto de cultura, interações sociais e políticas, e os indivíduos que são cegos, muitas vezes, acabam excluídos desses processos devido à dificuldade em transitar nesse ambiente devido à sua condição sensorial. Nesse contexto, o corpo escolar deve estar preparado para promover a compreensão sobre o espaço escolar e seus elementos a partir de práticas docentes que favoreçam sua percepção e representação. Para isso, o professor pode-se utilizar da construção de um quebra-cabeça tátil interativo cujas peças sejam representações de ambientes como salas de aulas, refeitório, pátio, biblioteca, corredores, banheiros e partes administrativas. Ao interagir com essas peças, faz com que esses indivíduos façam uma composição mental desses lugares e se sintam confiantes em se locomover por eles, já que adquirem um conhecimento prévio de como são os seus formatos. O referencial teórico deste estudo foi pautado nas pesquisas de Arruda (2014) e Ventorini (2009). Esses trabalhos defendem que em um contexto educacional, principalmente o inclusivo, alunos com deficiências visuais devem ter a possibilidade de evoluir academicamente e socialmente, amparados pela aceitação e flexibilidade do professor, que precisa ter o mínimo de conhecimento prévio sobre as suas demandas. O método utilizado foi o teórico conceitual e, também, conta com uma parte aplicada. Assim, entende-se que a presença de um indivíduo com cegueira congênita em uma sala de aula regular requer adaptações nas metodologias e nos materiais didáticos para lhe possibilitar perceber fenômenos por meio da utilização dos sentidos preservados, tendo o tato como ponto de partida, mas não como o único canal de aquisição de conhecimento. Dessa maneira, as aulas de geografia a partir da cartografia tátil assumem um papel importante no que se refere à perspectiva da educação inclusiva, visto que a produção dos mapas táteis, produzidos por instituições especializadas ou construído pelo professor, permite levar essa disciplina e os seus conceitos abstratos até os alunos que nasceram cegos ou perderam a visão antes dos cinco anos de idade. |
Abstract: | This dissertation was developed with the aim of contributing to educational processes that seek to enable the perception of geographic space and its representation by students who were born blind or lost their vision before the age of five and are included in regular education schools - However, this does not preclude its use in special education schools. These individuals need reformulations both in the fixed structures of the school and in teaching, so that they can participate effectively in the teaching/learning process. In this sense, the need for pedagogical practices that also enable the construction of broad knowledge about the perception and representation of space stands out, so that they can interact with their environments, objects and occupants autonomously and independently. It is noteworthy that the school is a place full of culture, social and political interactions, and individuals who are blind often end up excluded from these processes due to the difficulty in navigating this environment due to their sensory condition. In this context, the school body must be prepared to promote understanding of the school space and its elements based on teaching practices that favor their perception and representation. To do this, the teacher can use the construction of an interactive tactile puzzle whose pieces are representations of environments such as classrooms, cafeteria, courtyard, library, corridors, bathrooms and administrative parts. When interacting with these pieces, these individuals make a mental composition of these places and feel confident in moving around them, as they acquire prior knowledge of what their formats are like. The theoretical framework of this study was based on the research of Arruda (2014) and Ventorini (2009). These works argue that in an educational context, especially an inclusive one, students with visual impairments must have the possibility of evolving academically and socially, supported by the acceptance and flexibility of the teacher, who needs to have a minimum of prior knowledge about their demands. The method used was conceptual theoretical and also has an applied part. Thus, it is understood that the presence of an individual with congenital blindness in a regular classroom requires adaptations in methodologies and teaching materials to enable them to perceive phenomena through the use of preserved senses, with touch as a starting point, but not as the only channel for acquiring knowledge. In this way, geography classes based on tactile cartography assume an important role with regard to the perspective of inclusive education, since the production of tactile maps, produced by specialized institutions or constructed by the teacher, allows this discipline and its abstract concepts to students who were born blind or lost their sight before the age of five. |
Palavras-chave: | Congenital blindness Spatial representation School space Cegueira congênita Representação espacial Espaço escolar |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Dirlan Justino Lece da. O desenvolvimento da representação espacial na educação do estudante cego congênito. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22833 |
Data de defesa: | 12-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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