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Tipo do documento: Tese
Título: Violência familiar e a prática de atividade física em adolescentes escolares
Título(s) alternativo(s): Family violence and physical activity in school adolescents
Autor: Benthroldo, Raycauan Silva 
Primeiro orientador: Marques, Emanuele Souza
Primeiro membro da banca: Leite, Tatiane Henrique
Segundo membro da banca: Cunha, Diana Barbosa
Terceiro membro da banca: Mediano, Mauro Felippe Felix
Quarto membro da banca: Oliveira, Aldair José de
Resumo: O objetivo principal da Tese é analisar a relação entre a exposição à diferentes formas de violência familiar e a prática de atividade física em adolescentes escolares. Inclui 2 manuscritos intitulados “Association between family violence and physical activity in Brazilian adolescents: A Quantile Regression analisys” e “Exploring the relationship between family violence and physical activity among adolescents”. O primeiro tem como objetivo analisar a relação entre a exposição à violência física familiar e a prática de atividade física em seus diferentes domínios. Nesta investigação foi utilizado os dados coletados na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015 (PeNSE 2015). A amostra incluiu 102.072 adolescentes matriculados em turmas do 9º ano de escolas públicas e privadas das 26 capitais do Brasil e do Distrito Federal. A exposição à violência física familiar foi mensurada através de pergunta única. O tempo de atividade física em diferentes domínios foi avaliado através de questionário validado para esta população. Como método estatístico de avaliação dessa relação, controlado por confundidores identificados na literatura, foi utilizada a regressão quantílica. Todas as análises foram estratificadas por sexo. Quando comparado com as meninas não expostas, as meninas expostas praticam mais atividade física de transporte e total. Com relação à atividade física de lazer, dentre as expostas, somente aquelas classificadas como mais fisicamente ativas aumentaram o seu tempo de atividade física quando comparadas com as não expostas. Em relação aos meninos, os expostos reportaram mais tempo de atividade física de transporte e menos tempo de atividade física de lazer. Especificamente entre aqueles expostos e classificados como mais fisicamente ativos houve um aumento no tempo de atividade física na aula de Educação Física, quando comparado com os não expostos. O segundo manuscrito teve como objetivo investigar a relação entre exposição à violência familiar psicológica e física durante a adolescência e o tempo de atividade física em adolescentes escolares. Foi utilizdo os dados do Estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional do Adolescente (ELANA). A amostra foi composta por adolescentes matriculados em duas escolas públicas e quatro privadas da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro-RJ, Brasil. A exposição à violência física e psicológica foi mensurada por meio da versão brasileira do Conflict Tatics Scale Form (CTS-1). A prática de atividade física foi avaliada por meio da versão curta do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ-SF). Foi utilizada regressão logística multivariada para analisar a relação de interesse central. As análises foram estratificadas por sexo. Em ambos os sexos, não foi identificada relação entre o tempo de atividade física e exposição à violência física ou psicológica na adolescência. É provável que as diferenças entre os resultados dos manuscritos estejam acomodadas na diversidade amostral, a diferença dos métodos analíticos adotados e nos instrumentos investigativos adotados. Ressalta-se a importância de mais estudos com enfoque nas possíveis consequências da vivência de violência familiar na prática de atividade física em adolescentes para compreensão desta relação.
Abstract: The main objective of this Thesis was to analyze the relationship between exposure to different forms of family violence and physical activity in school adolescents. The Thesis includes two manuscripts entitled !Association between family violence and physical activity in Brazilian Adolescents: A Quantile Regression Analysis” and “Exploring the relationship between family violence and physical activity among adolescents”. The first aimed to analyze the relationship between exposure to family physical violence and physical activity in its different domains. This investigation used data collected in the national School Health Survey 2015 (PeNSE 2015). The sample included 102,072 adolescents enrolled in 9th grade classes in public and private schools in the 26 Brazilian state capitals and the Federal District. Exposure to family physical violence was measured using a single question. The outcome, physical activity time in different domains, was assessed using a questionnaire validated for this population. Quantile regression was used as the statistical method for assessing the relationship between exposure and outcome, controlled for confounders identified in the literature. It should be noted that the analysis was stratified by gender. Compared to unexposed girls, exposed girls engaged in more transportation and total physical activity. With regard to leisure-time physical activity, only girls who were exposed and classified as more physically active increased their physical activity time when compared to those who were not exposed. Compared to boys, those exposed reported more time spent in physical activity during transportation and less time in physical activity during leisure time. Specifically, among those exposed and classified as more physically active, there was an increase in physical activity time in Physical Education class when compared to those not exposed. The second manuscript aimed to investigate the relationship between exposure to psychological and physical violence during adolescence and physical activity time in school adolescents. The data used in this study came from the Longitudinal Study of Adolescent Nutritional Assessment (ELANA). The sample consisted of adolescents enrolled in two public and four private schools in metropolitan region of the city of Rio de Janeiro-RJ, Brazil. Exposure to physical and psychological violence was measured using the Brazilian version of the Conflict Tactics Scale Form (CTS-1). Physical activity was assessed using the short-form of International Physical Activity Questionnaire (IPAQ-SF). Multivariate logistic regression was used to analyze the relationship of central interest. The analyses were stratified by gender. In both sexes, no relationship was identified between time spent in physical activity and exposure to physical or psychological violence in adolescence. The importance of further studies focusing on the possible consequences of experience family violence on physical activity in adolescents in emphasized to understand this relationship.
Palavras-chave: Exposure to Violence
Family Violence
Physical Activity
Adolescents
Schoolchildren
Violência Doméstica
Exercício Físico
Estudantes
Instituições Acadêmicas
Exposição à Violência
Análise de Dados
Violência na família
Atividade física
Adolescentes
Escolares
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: BENTHROLDO, Raycauan Silva. Violência familiar e a prática de atividade física em adolescentes escolares. 2024. 136 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22847
Data de defesa: 26-Abr-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde Coletiva



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