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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22848
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Eu vou pra escola e continuar criança?: a transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental em Itaboraí /RJ no período da pandemia da Covid-19 |
Título(s) alternativo(s): | I'm going to school and I'm still a child?: the transition from kindergarten to the first year of elementary school in Itaboraí/RJ during the Covid-19 pandemic |
Autor: | Nunes, Márcia Mary |
Primeiro orientador: | Tavares, Maria Tereza Goudard |
Primeiro membro da banca: | Pina, Bruna de Souza Fabricante |
Segundo membro da banca: | Arenhart, Deise |
Terceiro membro da banca: | Bampi, Maria Luisa Furlin |
Resumo: | A presente pesquisa dissertativa, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação- Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (PPGEDU/FFP/UERJ), vincula-se à linha de pesquisa Políticas, Direitos e Desigualdades, bem como ao Grupo de Pesquisa Infâncias, Formação de Professores e Diversidade Cultural (GIFORDIC), consistindo em investigar e compreender como ocorreu o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o primeiro ano do ensino fundamental, tendo como recorte o período da Pandemia da Covid-19 (2020-2022) em Itaboraí/RJ, no Leste fluminense. O lócus da pesquisa foi um CEMEI- Centro Municipal de Educação Infantil e uma escola de Ensino Fundamental, ambos da rede municipal de Itaboraí. Para tal, fez-se necessário pesquisar as políticas públicas educacionais do município de Itaboraí, implementadas em função da pandemia da Covid-19, e suas aplicabilidades nos processos de ensino-aprendizagem, investigando se elas foram capazes de garantir plenamente o direito à educação, respeitando a criança como sujeito social e as infâncias na sua pluralidade sociocultural. Ademais, buscamos identificar nas vozes das crianças, professoras/es e famílias, os processos que foram construídos na Educação Infantil e se eles foram pensados para terem continuidade no primeiro ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em procedimentos documentais, levantamento bibliográfico do estado conhecimento do tema da pesquisa e entrevistas compreensivas. Para nos ajudar a refletir sobre a criança pequena, como sujeito, social, ativo, reflexivo, capaz de produzir cultura e saberes a partir de sua própria existência, buscamos dialogar com alguns autores da sociologia da infância tais como Arenhart (2016), Benjamim (2013), Corsaro (2011), Faria e Finco (2020), Sarmento (2013), Tavares (2008, 2019), Vigotsky (1991, 2004). Dialogamos também com outros/as teóricos/as que trabalham conceitos importantes da pesquisa em tela, tais como a pedagogia dialógica, humanizadora e emancipatória de Paulo Freire (2005, 2011, 2019,2021), com concepções de alfabetização e professora pesquisadora em Garcia (2012), conceitos de transição da educação infantil para o ensino fundamental com Kramer (2011), Motta (2013) e Pina (2019), o direito à cidade Tavares (2008). Assim como as legislações que tratam diretamente da Educação Infantil, como DECNEIs, ECA e LDB. Como principais aprendizagens e achados da pesquisa, destacamos a importância da relação Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, bem como o planejamento sistemático da transição, tornando-o uma política pública na Rede de Itaboraí, destacando o papel protagonista das professoras e professores envolvidos, em especial junto às crianças e suas famílias. |
Abstract: | This dissertation research, carried out within the scope of the Postgraduate Program in Education - Formative Processes and Social Inequalities of the Faculty of Teacher Training at UERJ (PPGEDU/FFP/UERJ), is linked to the line of research Policies, Rights and Inequalities, as well as to the Research Group Childhoods, Teacher Training and Cultural Diversity (GIFORDIC). It aims to investigate and understand how children transitioned from kindergarten to the first year of elementary school, focusing on the period of the Covid-19 pandemic (2020-2022) in Itaboraí/RJ, in eastern Rio de Janeiro. The locus of the research was a CEMEI - Municipal Center for Early Childhood Education and an elementary school, both part of the Itaboraí municipal network. To this end, it was necessary to research the public educational policies of the municipality of Itaboraí, implemented as a result of the Covid-19 pandemic, and their applicability in the teaching-learning processes, investigating whether they were able to fully guarantee the right to education, respecting the child as a social subject and childhoods in their socio-cultural plurality. In addition, we sought to identify, in the voices of children, teachers and families, the processes that were built in Early Childhood Education and whether they were designed to be continued in the first year of Primary School. This is qualitative research, based on documentary procedures, a bibliographical survey of the state of knowledge of the research topic and comprehensive interviews. To help us reflect on the young child as a social, active, reflective subject, capable of producing culture and knowledge from their own existence, we sought to dialog with some authors from the sociology of childhood such as Arenhart (2016), Benjamim (2013), Corsaro (2011), Faria and Finco (2020), Sarmento (2013), Tavares (2008, 2019), Vigotsky (1991, 2004). We have also dialogued with other theorists who work on important concepts for the research in question, such as Paulo Freire's dialogical, humanizing and emancipatory pedagogy (2005, 2011, 2019,2021), with conceptions of literacy and teacher research in Garcia (2012), concepts of transition from early childhood education to primary education with Kramer (2011), Motta (2013) and Pina (2019), the right to the city Tavares (2008). As well as legislation that deals directly with Early Childhood Education, such as DECNEIs, ECA and LDB. As the main lessons learned and findings of the research, we highlight the importance of the relationship between Early Childhood Education and the first years of Primary Education, as well as the systematic planning of the transition, making it a public policy in the Itaboraí network, highlighting the leading role of the teachers involved, especially with the children and their families. |
Palavras-chave: | Child Childhood Transition Early childhood education Primary education Criança Infância Transição Educação infantil Ensino fundamental |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | NUNES, Márcia Mary. Eu vou pra escola e continuar criança?: a transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental em Itaboraí/RJ no período da pandemia da Covid-19 (2020-2022). 2024. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22848 |
Data de defesa: | 27-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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Dissertação - Marcia Mary Nunes - 2024 - Completa.pdf | Documento principal | 23,8 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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