Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22849
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de bombas de sementes como recurso no ensino de botânica
Título(s) alternativo(s): The use of seed bombs as a resource in teaching of Botany
Autor: Araujo, Tatiana de 
Primeiro orientador: Santos, Marcelo Guerra
Primeiro membro da banca: Santori, Ricardo Tadeu
Segundo membro da banca: Silva, Jean Carlos Miranda da
Terceiro membro da banca: Carneiro, Cláudia Elena
Quarto membro da banca: Macedo, Joana Silva
Resumo: As bombas de sementes, também conhecidas pela expressão japonesa Nendo dango, consistem em pequenas bolas de argila e substrato com sementes no seu interior. Elas são lançadas sobre o solo, pelo homem que, assim como outros animais, exerce o papel de agente dispersor de sementes, ou seja, realiza um Serviço Ecossistêmico de suporte. Protegidas das intempéries e dos animais, e providas de nutrientes, as bombas de sementes, são desfeitas pelas chuvas e as sementes germinam. Neste contexto pandêmico e tendo como tema o ensino de botânica, houve a motivação para a realização de uma atividade experimental remota como recurso didático com os objetivos de analisar o uso das bombas de sementes como recurso de ensino/aprendizagem em botânica; analisar a concepção dos licenciandos em Ciências Biológicas do consórcio CEDERJ do polo Nova Friburgo sobre dispersão de sementes e Serviços Ecossistêmicos; avaliar a compreensão pelos licenciandos do papel do homem como um dispersor de sementes e a interferência dessa ação no ambiente; analisar a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como mediadora no processo de ensino/aprendizagem em botânica. A pesquisa iniciou-se com a aplicação de um questionário pré atividades on-line, via Google forms, composto por 6 questões abertas, enviado por e-mail e no grupo do WhatsApp. Em seguida, ocorreu a oficina on-line, uma videoconferência, para a explanação do projeto e realização do ensaio experimental com sementes de feijão nas bombas e sem a bomba, para observação e registro da germinação das sementes em um mural virtual, na plataforma Padlet, e, por fim, a aplicação de um questionário pós atividades online, via Google forms, composto por 5 questões abertas, enviado por e-mail e no grupo do WhatsApp. Com o desenvolvimento desta pesquisa foi possível identificar a concepção dos licenciandos sobre dispersão de sementes e Serviços Ecossistêmicos, na qual a maioria não incluiu o homem como agente dispersor de sementes, grande parte dos licenciandos não associou a dispersão de sementes a um Serviço Ecossistêmico de suporte, houve alguns equívocos em considerar os Serviços Ecossistêmicos como sinônimo à Serviços Ambientais e a polinização no sentido de dispersão de sementes. Com o ensaio experimental foi possível constatar que a utilização da bomba favorece a germinação das sementes, levando em conta a particularidade da argila em reter mais água e propiciar as condições favoráveis. Ao fim das atividades os licenciandos conseguiram identificar as interferências positivas e negativas da ação antrópica ao meio, assim como a utilização das TDIC pode contribuir de forma bastante exitosa no processo de ensino/aprendizagem contemporânea, ou seja, no contexto pandêmico, que impossibilitou a realização das atividades presenciais adotando o Ensino Remoto Emergencial.
Abstract: Seed bombs, also known by the Japanese expression Nendo dango, consist of small balls of clay and substrate with seeds inside. They are thrown onto the ground by man who, like other animals, plays the role of seed disperser, that is, performs an ecosystem support service. Protected from weather and animals, and provided with nutrients, seed pumps are broken by rain and the seeds germinate. In this pandemic context and having as theme teaching of botany, there was the motivation to carry out a remote experimental activity as a teaching resource with the objectives of analyzing the use of seed bombs as a teachinglearning resource in botany; to analyze the conception of undergraduate students in Biological Sciences from the CEDERJ consortium of the Nova Friburgo pole on seed dispersal and ecosystem services; evaluate the understanding by the undergraduates of the role of man as a seed disperser and the interference of this action in the environment; analyze the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) as a mediator in the teaching/learning process in Botany. The research began with the application of a questionnaire pre-on-line activities, via Google forms, consisting of 6 opens questions, sent by email and in the WhatsApp group. Then, there was an on-line workshop, a videoconference, to explain the project and carry out the experimental test with bean seeds in the bombs and without the bomb, for observation and recording of seed germination on a virtual mural, on the Padlet platform, and, finally, the application of a questionnaire after online activities, via Google forms, consisting of 5 opens questions, sent by email and in the WhatsApp group. With the development of this research, it was possible to identify the conception of the students on seed dispersal and ecosystem services, in which the majority did not include man as a seed dispersing agent, most of the students did not associate seed dispersal with a supporting ecosystem service and there were some misconceptions in considering ecosystem services as synonymous with environmental services and pollination in the sense of seed dispersal. With the experimental test it was possible to verify that the use of the bombs favors seed germination, taking into account the particularity of clay in retaining more water and providing favorable conditions. At the end of the activities, the undergraduates were able to identify the positive and negative interferences of anthropic action in the environment, as well as the use of DICT can contribute quite successfully in the contemporary teaching/learning process, that is, in the pandemic context, which made it impossible for us to carrying out face-to-face activities adopting Emergency Remote Teaching.
Palavras-chave: Remote experimental activity
Seed dispersion
Nendo dango
Ecosystem services
Atividade experimental remota
Dispersão de sementes
Nendo dango
Serviços Ecossistêmicos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: ARAUJO, Tatiana de. O uso de bombas de sementes como recurso no ensino de botânica. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22849
Data de defesa: 27-Out-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Tatiana de Araújo - 2021 - Completa-PDFa.pdfDocumento principal1,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.