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Tipo do documento: Tese
Título: Programa de habilidades sociais e construção de projeto de vida para adolescentes em instituições de acolhimento
Título(s) alternativo(s): Program of social skills and life project construction for adolescents in institutional care
Autor: Silveira, Priscila Sá da 
Primeiro orientador: Leme, Vanessa Barbosa Romera
Primeiro membro da banca: Quiterio, Patricia Lorena
Segundo membro da banca: Savegnago, Sabrina Dal Ongaro
Terceiro membro da banca: Pessôa, Luciana Fontes
Quarto membro da banca: Yunes, Maria Angela Mattar
Resumo: Adolescentes em acolhimento precisam deixar a instituição ao completarem 18 anos para terem uma vida autônoma. No entanto, a literatura indica que falta apoio institucional e recursos pessoais e relacionais para realizar essa transição. De modo a auxiliar esse processo, a partir da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, o presente estudo tem como objetivo geral implementar e avaliar um programa de habilidades sociais e projeto de vida (PHS-PV) com adolescentes em acolhimento institucional. Os objetivos específicos são: (1) avaliar as necessidades para elaborar um programa para promoção de habilidades sociais e construção de projeto de vida (PHS-PV), procurando identificar junto a educadores sociais e adolescentes de instituições de acolhimento, barreiras, facilitadores e temas para a implementação e efetividade da intervenção; (2) descrever a implementação e avaliar os efeitos do programa para promoção de habilidades sociais e construção de projeto de vida (PHS-PV) sobre o repertório de habilidades sociais, percepção de apoio social (amigos, família e professores), crenças de autoeficácia, autonomia e projeto de vida; (3) avaliar o processo do programa para promoção de habilidades sociais e construção de projeto de vida (PHS-PV) com adolescentes em acolhimento institucional. Participaram da avaliação de necessidades, por meio de entrevistas semiestruturadas, 16 educadores sociais de três instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro, sendo a maioria do sexo masculino, com idades entre 38 anos e 62 anos. Também participaram da avaliação de necessidades duas pessoas da equipe técnica de uma instituição participante, sendo uma psicóloga e uma assistente social. Ainda participaram 19 adolescentes de quatro instituições de acolhimento, sendo a maioria meninos, com idades entre 12 anos e 18 anos. Participaram do PHS-PV 10 adolescentes de três instituições de acolhimento, sendo cinco meninas e cinco meninos, com idades entre 12 anos e 17 anos. A intervenção teve um delineamento não-experimental, com avaliações de necessidades, resultados (pré-teste e pós-teste) e processo, sendo composta por oito encontros, com duração de duas horas cada sessão. A avaliação de necessidades mostrou que a equipe técnica, os educadores sociais e os adolescentes acolhidos reconheceram a importância da intervenção proposta, identificando desafios como desconfiança, conflitos interpessoais, dificuldades emocionais e falta de vínculo, enquanto destacaram como facilitadores, o estabelecimento de laços, ambiente aberto, materiais acessíveis e valorização das experiências dos adolescentes, sugerindo temas como sexualidade, responsabilidade, drogas, família e mercado de trabalho para a intervenção. A intervenção promoveu aumento nos níveis de empatia, civilidade, assertividade e abordagem afetiva, percepção de apoio social dos amigos e professores, autoeficácia geral, autonomia emocional, atitudinal e projeto de vida de relacionamentos afetivos, aspirações positivas e religião e espiritualidade. A avaliação de processo mostrou que os adolescentes tiveram dificuldades em realizar as tarefas de casa, mas estiveram bastante engajados na intervenção, uma vez que tiveram poucas faltas nos encontros e expressaram que tiveram mais comportamentos, sentimentos e pensamentos positivos do que negativos ao longo da intervenção. Os dados da pesquisa contribuirão com futuras intervenções e políticas públicas com adolescentes na transição da saída institucional.
Abstract: Adolescents in care must leave the institution when they turn 18 to live independently. However, the literature indicates a lack of institutional support and personal and relational resources to make this transition. To assist this process, based on the Bioecological Theory of Human Development, the present study aims to implement and evaluate a social skills and life project program (PHS-PV) with adolescents in institutional care. The specific objectives are: (1) to assess the needs to develop a program for promoting social skills and building a life project (PHS-PV), seeking to identify barriers, facilitators, and themes for the implementation and effectiveness of the intervention with social educators and adolescents in care institutions; (2) to describe the implementation and evaluate the effects of the program for promoting social skills and building a life project (PHS-PV) on the repertoire of social skills, perception of social support (friends, family, and teachers), self-efficacy beliefs, autonomy, and life project; (3) to evaluate the process of the program for promoting social skills and building a life project (PHS-PV) with adolescents in institutional care. Sixteen social educators from three care institutions in the state of Rio de Janeiro, mostly male, aged between 38 and 62 years, participated in the needs assessment through semi-structured interviews. Two members of the technical team from a participating institution, a psychologist and a social worker, also participated in the needs assessment. Additionally, 19 adolescents from four care institutions, mostly boys aged between 12 and 18 years, participated in the needs assessment. Ten adolescents from three care institutions, five girls and five boys aged between 12 and 17 years, participated in the PHS-PV. The intervention had a non-experimental design, with needs, outcomes (pre-test and post-test), and process assessments, consisting of eight sessions, each lasting two hours. The needs assessment showed that the technical team, social educators, and the adolescents in care recognized the importance of the proposed intervention, identifying challenges such as distrust, interpersonal conflicts, emotional difficulties, and lack of bonding, while highlighting facilitators such as establishing ties, an open environment, accessible materials, and valuing the adolescents' experiences. They suggested themes such as sexuality, responsibility, drugs, family, and the labor market for the intervention. The intervention promoted an increase in levels of empathy, civility, assertiveness, and affective approach, perception of social support from friends and teachers, general self-efficacy, emotional and attitudinal autonomy, and life projects involving affective relationships, positive aspirations, and religion and spirituality. The process evaluation showed that adolescents had difficulties completing homework but were highly engaged in the intervention, as they had few absences and expressed having more positive behaviors, feelings, and thoughts than negative ones throughout the intervention. The research data will contribute to future interventions and public policies for adolescents transitioning out of institutional care.
Palavras-chave: Intervention
Adolescence
Institutional care
Socioemotional development
Inntervenção
Adolescência
Acolhimento institucional
Desenvolvimento socioemocional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: SILVEIRA, Priscila Sá da. Programa de habilidades sociais e construção de projeto de vida para adolescentes em instituições de acolhimento. 2024. 227 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22854
Data de defesa: 17-Mai-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social



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