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Tipo do documento: Tese
Título: “Passagens – Centro”: lugares intersticiais de um Rio de Janeiro submerso
Título(s) alternativo(s): “Passages – Downtown Rio”: interstitial places of a submerged Rio de Janeiro
Autor: Csekö, Joana Traub 
Primeiro orientador: Basbaum, Ricardo Roclaw
Primeiro membro da banca: Lissovsky, Maurício
Segundo membro da banca: Souza, Monica Lima e
Terceiro membro da banca: Lopes, Livia Flores
Quarto membro da banca: Costa, Luiz Cláudio da
Quinto membro da banca: Castro, Maurício Barros de
Resumo: A série fotográfica “Passagens” é uma pesquisa artística em processo. A série trabalha com as ideias de inserção e continuidade entre imagens, bem como as noções de sobreposição e entrelaçamento de diferentes tempos e espaços. Suas imagens são montadas a partir de um acervo constituído por fotos apropriadas e fotos captadas pela artista. Para criar cada conjunto que formará uma condensação da série é necessário: 1- pesquisar a história do lugar com o qual o trabalho deseja se conectar; 2- eleger interesses indo até esse lugar, convivendo com ele, para então fotografá-lo; 3- buscar fotografias de outras épocas associadas ao contexto com o qual o conjunto almeja estabelecer um diálogo. Ao propor um desdobramento da “série Passagens” para o doutorado, a artista aproximou-a de um território com o qual se relaciona há anos: o Centro do Rio de Janeiro. A virada para o século XX foi o período escolhido para o estudo que embasou o primeiro conjunto das “Passagens – Centro”. A partir de textos dedicados à história urbana, social e cultural da região central neste momento de efervescência (com o nascimento do samba e do carnaval moderno) e de profundas mudanças no tecido urbano, foram colhidos fragmentos que revelam aspectos significativos, mas menos comentados sobre tais lugares. A pesquisa iconográfica em arquivos públicos que participa deste grupo de imagens foca na história do Rio destas décadas, privilegiando seus agentes menos lembrados, fundadores de uma modernidade carioca que não necessariamente passa pela ideia de progresso. São negros, imigrantes, trabalhadores que, por força das circunstâncias, moravam em cortiços no Centro e imediações. Ao longo do século XX esse contingente populacional foi expulso da área central pelo Estado e empurrado para os subúrbios ou para as favelas que se estabeleciam nas encostas dos morros. O principal interesse das “Passagens – Centro” está no processo de apagamento de hábitos, costumes, da cultura “porosa” que permeia o Rio e que se diluiu com sua segregação socioespacial. A outra vertente da pesquisa estabeleceu uma colaboração com moradores atuais da Zona Portuária e Pequena África, trazendo as “Passagens – Centro” para o presente. A intenção foi reunir fotografias de pessoas que vivem na parte central da cidade que permaneceu residencial: fotos que contenham memórias e afetos, estabelecendo, assim, laços com habitantes desses bairros. São comunidades que passaram por outra vultosa reforma urbana de “requalificação” da região, o “Porto Maravilha”, realizada para os megaeventos esportivos sediados no Rio entre 2014-16. Reforma esta que fez ressurgir o longo passado deste território, trazendo à tona questões políticas prementes, como a preservação devida da memória e da cultura afro-diaspóricas que constituem a Pequena África. Para o segundo grupo de imagens das “Passagens – Centro”, foram criadas sobreposições e associações partindo do universo de fotografias de moradores que se dispuseram a colaborar com o projeto. A segunda fase da pesquisa, além de gerar um conjunto de imagens da série, se propôs a formar um arquivo reunindo fotos vernaculares doadas por moradores da Zona Portuária. A ideia é contar mais sobre a história cotidiana dessa região através do ponto de vista de seus habitantes contemporâneos
Abstract: The photographic series “Passages” is an artistic research in progress. The series works with the ideas of insertion and continuity among images, and the notions of superimposition and interweaving different times and spaces. Its images are assembled from a collection composed of appropriated photos as well as photos taken by the artist. To create the sets of images that will form a condensation of the series, it is necessary to: 1) investigate the history of the place with which the work intends to connect; 2) select interests by going to that place, living in it, and then photographing it; 3) search for photographs from other periods associated with the context with which the set aims to establish a dialogue. By proposing a development of the “Passages series” for her doctorate, the artist aimed a territory she has been in touch with for years: downtown Rio de Janeiro. The turn of the twentieth century was the period chosen as object of study on which “Passages – Downtown Rio’s” first set of images is based. Working with texts related to the social and cultural history of the downtown area in such an ebullient moment (with the creation of samba and modern carnival), and significant changes in the urban fabric, she collected fragments that are rarely cited features of these places.The iconographic research in public archives that participates in this set of images focuses on the history of Rio, favoring its lesser-remembered agents, founders of a Carioca modernity that doesn’t necessarily involve the idea of progress. They are Black and immigrant working class people who, by force of circumstance, lived in tenements in the downtown area and its vicinity. Throughout the 20th century, this contingent of the population was evicted from the central area by the state and pushed to the outskirts or to the favelas (shanty towns) that were established on the slopes of the hills. The main interest of “Passages – Downtown” (“Passagens – Centro”) lies in the process of erasure of habits, customs and the “porous” culture which originally permeated Rio and that has been gradually diluted due to socio-spatial segregation. The second part of the research established a collaboration with current residents of the Port Zone and Little Africa, bringing the “Passagens – Centro” into the present. The intention was to gather photographs of people who live in the central part of the city that has remained residential: photos that contain memories and affections, thus establishing ties with the inhabitants of these neighborhoods. These are communities that underwent another major urban “requalification” of the region, the so-called “Porto Maravilha” (Wonder Port). It was carried out for the mega sporting events hosted in Rio between 2014 and 2016. This redevelopment brought back the long past of this territory, bringing up pressing political issues such as the proper preservation of the Afro-diasporic memory and culture that make up Little Africa. For the second group of “Passagens – Centro” images, superimposition and associations were created based on the universe of photos by residents who were willing to collaborate with the project. In addition to generating a set of images for the series, the second phase of the research was laid out to create an archive of vernacular photographs donated by Port Zone residents. The idea is to narrate the everyday history of this region from the point of view of its contemporary inhabitants
Palavras-chave: Rio de Janeiro
Pequena África
Zona Portuária
Direito à cidade
Fotografia
Arquivo
Arte contemporânea brasileira
Fotografia – Rio de Janeiro (RJ) – Séc. XX
Fotografia – Rio de Janeiro (RJ) – Séc. XXI
Centro (Rio de Janeiro, RJ)
Rio de Janeiro, Porto do (Rio de Janeiro, RJ)
Memória coletiva na arte
Identidade social na arte
Little Africa
Port Zone
Right to the city
Photography
Archive
Brazilian contemporary art
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: CSEKÖ, Joana Traub. “Passagens – Centro”: lugares intersticiais de um Rio de Janeiro submerso. 2024. 399 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22863
Data de defesa: 9-Abr-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes



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