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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma cartografia do processo de remotização do ensino superior em Educação Física de universidades públicas do município do Rio de Janeiro durante a pandemia de COVID-19, sob a perspectiva da graduação
Título(s) alternativo(s): Una cartografía del proceso de remotización de la educación superior en Educación Física em universidades públicas de la ciudad de Río de Janeiro durante la pandemia de COVID-19, desde la perspectiva de la graduación
Autor: Pinto, Rayná da Silva Brum 
Primeiro orientador: Telles, Silvio de Cassio Costa
Primeiro membro da banca: Lüdorf, Sílvia Maria Agatti
Segundo membro da banca: Antunes, Marcelo Moreira
Resumo: Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde determinou pandemia mundial provocada pela disseminação da doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Diante das incertezas em torno dessa doença, que poderia levar a letalidade, e na tentativa de conter a transmissão do vírus, iniciou-se a estratégia de isolamento social que levou ao fechamento de estabelecimentos, incluindo escolas e universidades. Esse rompimento abrupto das atividades educativas criou a necessidade de encontrar uma alternativa para dar continuidade às aulas, respeitando as recomendações de distanciamento. É dessa necessidade que emerge o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse sentido, este estudo tem como objetivo discutir o processo de remotização do ensino superior em Educação Física, em instituições públicas do município do Rio de Janeiro, durante a Pandemia de COVID-19, sob a perspectiva da graduação. Para apurar e documentar o processo de ensino-aprendizagem remoto, a pesquisa é dividida em três estudos. O primeiro trata-se de uma revisão sistemática que mapeou pesquisas que apontavam os desafios e as percepções frutos desse processo no ensino superior em Educação Física. O segundo estudo investiga como se deu esse processo na graduação em Educação Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), na visão dos estudantes. Para isso, foram elaborados questionários para serem aplicados aos alunos das respectivas universidades. Os resultados foram tratados com estatística descritiva. Por fim, o terceiro estudo investiga o processo de remotização do ensino sob a ótica das coordenações, que atuaram no período remoto, e dos professores das universidades investigadas neste estudo. Foram realizadas entrevistas pessoalmente ou via Zoom Meetings, conforme a preferência do entrevistado. Em todos os estudos, a amostra foi composta por sujeitos que sofreram a intervenção da remotização do ensino, e foram analisados utilizando-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os estudos 2 e 3, foram analisados sob à luz dos conceitos de Pierre Bourdieu. Perante os dados apresentados e analisados, pudemos concluir que o ensino remoto manifestou desafios, a construção de novas estratégias de ensino e de aprendizagem, trouxe algumas flexibilidades e outros avanços na educação mediada pelas tecnologias. Contudo, em certa medida, se configura como uma violência simbólica tanto sobre os discentes, quanto sobre os docentes e coordenadores. Além disso, pode ter contribuído para que os interesses de dominação, mercadológicos, capitalistas e neoliberais, ganhassem força no campo da Educação. Ademais, a pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ, sob o Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) 56301922.9.0000.5259 e seguiu todos os protocolos éticos determinados
Abstract: El 11 de marzo de 2020, la Organización Mundial de la Salud declaró una pandemia mundial provocada por la propagación de la enfermedad COVID-19, provocada por el nuevo coronavirus. Ante las incertidumbres que rodean esta enfermedad, que podría llegar a ser letal, y en un intento por contener la transmisión del virus, se inició la estrategia de aislamiento social, que derivó en el cierre de establecimientos, entre ellos escuelas y universidades. Esta abrupta interrupción de las actividades educativas generó la necesidad de buscar una alternativa para continuar las clases, respetando las recomendaciones de distanciamiento. Es de esta necesidad que surge la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE). En este sentido, este estudio tiene como objetivo discutir el proceso de remotización de la educación superior en Educación Física, en instituciones públicas de la ciudad de Río de Janeiro, durante la Pandemia COVID-19, desde la perspectiva de la graduación. Para investigar y documentar el proceso de enseñanza-aprendizaje remoto, la investigación se divide en tres estudios. La primera es una revisión sistemática que mapeó investigaciones que resaltaron los desafíos y percepciones resultantes de este proceso, en la educación superior en Educación Física. El segundo estudio investiga cómo ocurrió ese proceso en la carrera de Educación Física de la Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) y la Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde la perspectiva de los estudiantes. Para ello se diseñaron cuestionarios para ser administrados a estudiantes de las respectivas universidades. Los resultados fueron tratados con estadística descriptiva. Finalmente, el tercer estudio investiga el proceso de remotización de la docencia desde la perspectiva de los coordinadores que trabajaron durante el período remoto y de los profesores de las universidades investigadas en este estudio. Las entrevistas se realizaron de forma presencial o vía Zoom Meetings, según la preferencia del entrevistado. En todos los estudios, la muestra estuvo compuesta por sujetos que sufrieron la intervención de remotización docente, y fueron analizados mediante el Análisis de Contenido de Bardin (2011). Los estudios 2 y 3 fueron analizados a la luz de los conceptos de Pierre Bourdieu. Teniendo en cuenta los datos presentados y analizados, pudimos concluir que los enseñanza remota manifestaron desafíos, la construcción de nuevas estrategias de enseñanza y aprendizaje, trajeron algunas flexibilidades y otros avances en la educación mediada por tecnología. Sin embargo, en cierta medida, los ERE se configuran como una violencia simbólica tanto contra estudiantes como contra docentes y coordinadores. Además, puede haber mediado para que la dominación, los intereses de mercado, capitalistas y neoliberales ganaran fuerza en el campo de la Educación. Además, la investigación fue presentada y aprobada por el Comité de Ética del Hospital Universitario Pedro Ernesto/UERJ, bajo el Certificado de Presentación de Apreciación Ética (CAAE) 56301922.9.0000.5259 y siguió todos los protocolos éticos determinados
Palavras-chave: Pandemia de COVID-19
Ensino superior
Ensino remoto
Educação Física
Educação física – Estudo e ensino (Superior)
Ensino à distância
COVID-19
Educación superior
Enseñanza remota
Educación Física
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: PINTO, Rayná da Silva Brum. Uma cartografia do processo de remotização do ensino superior em Educação Física de universidades públicas do município do Rio de Janeiro durante a pandemia de COVID-19, sob a perspectiva da graduação. 2024. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte) – Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22864
Data de defesa: 11-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte



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