Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22866
Tipo do documento: | Tese |
Título: | As narrativas autobiográficas na escrita: estratégias para elaboração de uma Unidade Didática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Título(s) alternativo(s): | Autobiographical narratives in writing: strategies for developing a didactic unit in Youth and Adult Education (YAE) |
Autor: | Silva, Izilene Leandro da ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Camara, Tânia Maria Nunes de Lima |
Segundo membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Terceiro membro da banca: | Ponciano, Marcus Rogério Ribeiro |
Quarto membro da banca: | Fonseca, Aytel Marcelo Teixeira da |
Resumo: | Nesta pesquisa, propomos desenvolver uma unidade didática voltada para o ensino de leitura e de escrita, utilizando as narrativas autobiográficas produzidas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa abordagem visa atender às necessidades específicas desses estudantes em sala de aula, considerando que a pandemia de Covid-19 teve um impacto significativo em suas vidas. Muitos deles foram afastados do processo educacional por um longo período, resultando em desafios adicionais no aprendizado. Neste contexto, é importante mediar materiais específicos para dar-lhes suporte. Esses recursos devem ser adaptados às necessidades e características individuais, nas quais levam em consideração suas experiências de vida e metas educacionais. A importância do desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita na EJA ganha destaque, especialmente para os estudantes que decidiram retornar à escola em busca de novas oportunidades de estudo. Esses aprendizes estão determinados a enfrentar as demandas do mundo contemporâneo, em casa, no trabalho ou em sua comunidade. Dessa forma, buscamos elaborar um material com suportes teóricos da linguística textual que possa viabilizar e facilitar o trabalho do professor, bem como do aluno que está há muito tempo afastado dos bancos escolares. O corpus da pesquisa está formado por jovens e adultos entre 18 e 65 anos, pertencentes à escola “Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro”, que produziram em torno de 100 narrativas autobiográficas. Optamos por selecionar 36 textos, dos quais foram escolhidos 20 para análise e inclusão na elaboração da Unidade Didática. O processo de observação, investigação e aplicação das produções textuais foram realizadas entre 2021 e 2023, sendo o período noturno, o mais representativo em termos de participação. Adotamos para este estudo a metodologia da pesquisa-ação, uma vez que essa abordagem metodológica possibilita desenvolver competências e habilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Essa investigação e seus resultados propiciaram informações fundamentais para a elaboração da Unidade Didática que atenda as especificidades da clientela da EJA. As narrativas autobiográficas dos alunos da EJA mostraram a importância das memórias contadas por meio da escrita como uma etapa complexa e cheia de nuances. Por um lado, envolvente, com muitas experiências e aprendizados e por outro, uma etapa imperfeita, com desafios e limitações |
Abstract: | In this research, we propose to develop a didactic unit aimed at teaching reading and writing, using the autobiographical narratives produced by students in Youth and Adult Education (EJA). This approach aims to meet the specific needs of these students in the classroom, considering that the Covid-19 pandemic has had a significant impact on their lives. Many of them have been cut off from the educational process for a long time, resulting in additional learning challenges. In this context, it is clear that it is essential to provide specific materials to support them. These resources should be adapted to individual needs and characteristics, taking into account their life experiences and educational goals. The importance of developing reading and writing skills in the EJA is emphasised, especially for students who have decided to return to school in search of new study opportunities. These learners are determined to face the demands of the contemporary world, whether at home, at work or in their community. In this way, we sought to create material with theoretical support from textual linguistics that could facilitate the work of teachers and students who have been away from school for a long time. The corpus of the research is made up of young people and adults aged between 18 and 65, belonging to the "Professor Elizabeth Maria Bastos Mineiro" school. These students produced around 100 autobiographical narratives. We chose to select 36 texts, from which 20 were chosen for analysis and inclusion in the development of the didactic unit. The process of observing, investigating and applying the textual productions took place between 2021 and 2023, with the evening period being the most representative in terms of participation. We adopted the action research methodology for this study, since this methodological approach makes it possible to develop competences and skills for the teaching and learning process. This research and its results provided fundamental information for the development of the didactic unit that meets the specific needs of the EJA student. The research revealed that the autobiographical narratives of the EJA students showed the importance of memories told through writing as a complex stage full of nuances. On the one hand, engaging, with many experiences and learnings, and on the other, an imperfect stage, with challenges and limitations |
Palavras-chave: | EJA Narrativas autobiográficas Leitura Produção textual Unidade didática Educação de jovens e adultos Narrativa (Retórica) Leitura (Educação de adultos) Escrita criativa (Educação de adultos) Autobiographical narratives Reading Text production Didactic unit |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SILVA, Izilene Leandro. As narrativas autobiográficas na escrita: estratégias para elaboração de uma unidade didática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2024. 224 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22866 |
Data de defesa: | 3-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRN - Izilene Leandro da Silva - 2024.pdf | 202,54 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo - Izilene Leandro da Silva - 2024.pdf | 175,27 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Tese - Izilene Leandro da Silva - 2024 - Completa.pdf | 8,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.