Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22869
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um olhar sobre o uso da tecnologia na visitação em unidades de conservação
Título(s) alternativo(s): A glance at the use of technology in visiting Conservation Units
Autor: Balochini, Vanessa Corrêa 
Primeiro orientador: Pimentel, Douglas de Souza
Primeiro membro da banca: Bastos, Wagner Goncalves
Segundo membro da banca: Cabral, Luiz Mors
Terceiro membro da banca: Santos, Maria Cristina Ferreira dos
Quarto membro da banca: Lobão, Adriana Quintella
Resumo: O uso das tecnologias tem se tornado cada vez mais indissociável da condição humana possibilitando a superação de distâncias, tempo e fronteiras. Nesse cenário cabem questões sobre sua utilização como ferramenta facilitadora das práticas de Educação Ambiental (EA) nas Unidades de Conservação (UC) para a formação de identidades nacional e planetária sob a perspectiva mais sustentável, potencializando tais práticas no paradigma emergente tecnológico consonante com a conservação ambiental. A hipótese central propõe que o uso da tecnologia não tem ocorrido de forma integrada às práticas de ensino e EA nas trilhas interpretativas em UC. Assim, analisar o uso das novas tecnologias possibilita inferir novas possibilidades do uso público desses espaços de ensino não-formal. Sistematizar a análise da literatura com as questões de pesquisa direcionadas ao delineamento das atuais práticas e atores pode orientar também os estudos no campo da educação ambiental, assim como apresentar as lacunas para futuras pesquisas e formação profissionais bem como levantar outras questões de pesquisa e transversalidades. Como metodologia pode-se citar a análise quali-quantitativa sistemática da literatura aliada ao método de análise de conteúdo. Tendo em vista a emergência da apropriação tecnológica, a análise dos artigos permitiu, ao menos de forma preliminar, comprovar a hipótese proposta. Além disso, novas questões podem ser levantadas assim como novas linhas de investigação na área de planejamento para que o uso da tecnologia, ainda incipiente, possa realmente levar a um efetivo processo de ensino e aprendizagem em trilhas interpretativas nas UC. Lacunas nessa implementação ainda devem ser melhor investigadas. Além disso, faz-se necessário a criação de estratégias interativas para a captação do interesse do visitante, seja esse estudante ou não, bem como a formação dos mediadores da visita qualificada pela EA e sua instrumentalização para o usufruto de tais ferramentas de maneira direcionada e crítica, possibilitando a hibridação das estratégias e ações no mundo real e virtual. A avaliação da potencialidade e alcance de tais ferramentas na alfabetização ambiental também são importantes para se viabilizar essa implementação.
Abstract: The use of technologies has become more and more inseparable from the human condition, enabling the overcoming of distances, time and borders. In this scenario, there are questions about their use as a tool to facilitate Environmental Education (EE) practices in the Federal Conservation Units (FCU) for the formation of national and planetary identities under a sustainable perspective, potentializing such practices in the emerging technological paradigm in line with environmental conservation. The central hypothesis proposes that the use of technology has not occurred in an integrated way with the teaching and environmental education practices in the interpretative trails in the Federal Conservation Units (FCU). Thus, analyzing the use of new technologies makes it possible to infer new possibilities for the public use of these non-formal educational spaces. Systematizing the analysis of the literature with research questions directed to the design of current practices and actors can also guide studies in the field of environmental education, as well as present the gaps for future research and professional training and raise other research questions and cross-cutting. As a quantitative methodology, one can cite the systematic analysis of literature combined with the method of content analysis. In view of the emergence of technological appropriation, the analysis of the articles allowed, at least in a preliminary way, to prove the proposed hypothesis. Moreover, new questions can be raised as well as new lines of research in the area of planning so that the use of technology, still incipient, can really lead to an effective process of teaching and learning on interpretative trails in the CU. Gaps in this implementation still need to be better investigated. In addition, it is necessary to create interactive strategies to capture the visitor's interest, whether the student or not, as well as the training of qualified visit mediators by EA and their instrumentalization for the use of such tools in a targeted and critical manner, enabling the hybridization of strategies and actions in the real and virtual world. The evaluation of the potentiality and scope of such tools in environmental literacy are also important to make this implementation feasible.
Palavras-chave: Environmental education
Interpretative trails
Technologies
Natural heritage
Educação ambiental
Trilhas interpretativas
Tecnologias
Patrimônio natural
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: BALOCHINI, Vanessa Corrêa. Um olhar sobre o uso da tecnologia na visitação em Unidades de Conservação. 2021. 320 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22869
Data de defesa: 24-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Vanessa Corrêa Balochini - 2021 - Completa-PDFa.pdfDocumento principal3,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.