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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22874
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de Ciências nos anos iniciais: materiais curriculares, saberes e práticas de professores no município de Itaboraí, RJ |
Título(s) alternativo(s): | Science education in the elementary school: curricular materials, teachers’ knowledge and practices in the municipality of Itaboraí, RJ |
Autor: | Mendonça, Adriana Klem |
Primeiro orientador: | Santos, Maria Cristina Ferreira dos |
Primeiro membro da banca: | Ayres, Ana Cléa Braga Moreira |
Segundo membro da banca: | Gomes, Maria Margarida Pereira de Lima |
Terceiro membro da banca: | Azevedo, Maicon Jeferson da Costa |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral analisar materiais curriculares, saberes e práticas mobilizados no ensino de Ciências por professoras nos anos iniciais em uma escola no distrito de Sambaetiba, no município de Itaboraí, RJ, área em que foi implementado o polo petroquímico COMPERJ, trazendo alterações estruturais nessa localidade. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, com a análise dos Referenciais Curriculares do Ensino de Ciências dos anos iniciais do município de Itaboraí e materiais curriculares produzidos por docentes para o ensino de Ciências desse segmento. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professoras atuantes no ensino de ciências de uma escola no município de Itaboraí. Os documentos curriculares foram analisados segundo Cellard (2008) e os depoimentos das participantes pela técnica de análise de conteúdo. O referencial curricular aborda os temas: Ambiente, Ser Humano e Saúde e Recursos Tecnológicos. Os depoimentos e atividades elaboradas pelas professoras foram analisados e destacadas atividades voltadas para os temas Ser Humano e Saúde, no que diz respeito à higiene pessoal, e Ambiente, relativas às plantas, preservação ambiental e uso sustentável da água. O trabalho desenvolvido de forma remota tem dificultado o desenvolvimento do planejamento das professoras entrevistadas, com aspectos como o uso do laboratório, disponibilidade de materiais, transporte para visitação externa, entre outros. As atividades apresentadas podem ser relacionadas às finalidades pedagógicas e utilitárias da disciplina escolar Ciências nos anos iniciais. Em relação aos saberes docentes, nos cinco depoimentos foi indicado que os saberes da experiência profissional enriquecem a prática durante a trajetória profissional. Em relação à prática docente, todos os depoimentos mencionaram os desafios e obstáculos de se trabalhar de forma remota, inclusive em relação à participação dos alunos, porém entendendo as limitações que ocorrem dentro de cada família. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir com futuros estudos sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais e instigar reflexões em educadores e pesquisadores, visando a articulações entre escola, universidade e outros espaços educativos. |
Abstract: | This study aimed to analyze curricular materials, knowledge and practices mobilized in Science teaching by teachers in the early years at a school in the district of Sambaetiba, in the municipality of Itaboraí, RJ, an area where the COMPERJ petrochemical complex was implemented, also bringing several structural changes in this location. The methodological approach used was qualitative, with the analysis of the Curriculum References for Science Teaching in the early years of the city of Itaboraí and curricular materials produced by professors for the teaching of Science in this segment. Five semi-structured interviews were conducted with teachers working in science education at a school in the city of Itaboraí. Curriculum documents were analyzed according to Cellard (2008) and participants' testimonies were analyzed using the content analysis technique. The curricular framework addresses the themes: Environment, Human Being and Health and Technological Resources. The testimonies and activities prepared by the teachers were analyzed and activities focused on the themes of Being Human and Health were highlighted, with regard to personal hygiene, and Environment, related to plants, environmental preservation and sustainable use of water. The work carried out remotely has hindered the development of the planning of the interviewed teachers, with aspects such as the use of the laboratory, availability of materials, transport for external visits, among others. The activities presented can be related to the pedagogical and utilitarian purposes of the Science school subject in the early years. In relation to teaching knowledge, in the five testimonies it was indicated that knowledge from professional experience enriches the practice during the professional trajectory. In relation to teaching practice, all statements mentioned the challenges and obstacles of working remotely, including in relation to student participation, but understanding the limitations that occur within each family. It is hoped that the results of this research can contribute to future studies on science teaching in the early years and instigate reflections in educators and researchers, aiming at articulation between school, university and other educational spaces. |
Palavras-chave: | Science education Early years of elementary school Teaching knowledge Itaboraí Ensino de ciências Anos iniciais do ensino fundamental Saberes docentes Itaboraí |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | MENDONÇA, Adriana Klem. Ensino de Ciências nos anos iniciais: materiais curriculares, saberes e práticas de professores no município de Itaboraí, RJ. 2021.134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22874 |
Data de defesa: | 25-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
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Dissertação - Adriana Klem Mendonça - 2021 - Completa.pdf | ARQUIVO PRINCIPAL | 3,94 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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