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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação e práticas de professores de Ciências: olhares para a educação inclusiva
Título(s) alternativo(s): Formación y prácticas de docentes de ciencias: analiza la educación inclusiva
Autor: Santos, Katiane Souza 
Primeiro orientador: Nacimento, Tatiana Galieta
Primeiro membro da banca: Mendes, Regina Rodrigues Lisbôa
Segundo membro da banca: Cardoso, Fernanda Serpa
Resumo: A temática da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais faz-se cada vez mais importante e necessária no ensino de Ciências visto a realidade das politicas educacionais vigentes, segundo as quais o educando tem direito de acesso e permanência em escolas regulares. Para essa pesquisa utilizouse os trabalhos de Rosana Glat, Marcia Denise Pletsch, Maria Teresa Eglér Mantoan, Marcos José da Silveira Mazzotta e Gilberta de Martino Januzzi como referencial teórico. Trata-se de uma pesquisa social de natureza quali-quantitativa que tem por objetivo investigar a formação e as práticas de educação inclusiva de professores de ciências. Como metodologias foram realizadas análise documental nos anais do Evento Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC da VIII a XII edição, entrevistas semiestruturadas com professores de ciências que atuam com alunos com NEEs no ensino regular em escolas públicas e análise temática proposta por Virginia Braun e Victoria Clarke. Os resultados do levantamento bibliográfico realizado nos ENPECS apontaram a necessidade de novas pesquisas em eventos de Ensino de Ciências sobre educação inclusiva, visto a baixa quantidade de trabalhos apresentados sobre esse tema. As entrevistas demonstram a carência de disciplinas voltadas para educação inclusiva na licenciatura de ciências, a necessidade de incentivo à formação continuada, o interesse das entrevistadas em receber essa formação e a negligência do Poder Público em fomentar uma prática inclusiva.
Abstract: El tema de la inclusión de estudiantes con necesidades educativas especiales se está volviendo cada vez más importante y necesario en la educación científica dada la realidad de las políticas educativas actuales, según las cuales el estudiante tiene derecho a acceder y permanecer en las escuelas regulares. Para esta investigación, los trabajos de Rosana Glat, Marcia Denise Pletsch, Maria Teresa Eglér Mantoan, Marcos José da Silveira Mazzotta y Gilberta de Martino Januzzi fueron utilizados como referencia teórica. Es una investigación social cualitativa y cuantitativa que tiene como objetivo investigar la formación y las prácticas de educación inclusiva de los profesores de ciencias. Como metodologías, el análisis documental se realizó en los anales del Evento Nacional de Investigación en Educación Científica - ENPEC de la edición VIII a XII, entrevistas semiestructuradas con profesores de ciencias que trabajan con estudiantes con NEE en educación regular en escuelas públicas y análisis temático propuesto por Virginia Braun y Victoria Clarke. Los resultados de la encuesta bibliográfica realizada en ENPECS señalaron la necesidad de una mayor investigación en los eventos de Educación Científica sobre educación inclusiva, dado el bajo número de documentos presentados sobre este tema. Las entrevistas demuestran la falta de disciplinas dirigidas a la educación inclusiva en el grado de ciencias, la necesidad de fomentar la educación continua, el interés de los entrevistados en recibir esta capacitación y la negligencia del Poder Público en la promoción de una práctica inclusiva.
Palavras-chave: Enseñanza de las ciencias
Práctica docente
Educación inclusiva
Formación de profesores
Ensino de Ciências
Prática docente
Educação inclusiva
Formação de professores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: SANTOS, Katiane Souza. Formação e práticas de professores de Ciências: olhares para a educação inclusiva. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22876
Data de defesa: 7-Abr-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

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