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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22878
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A influência da guarda de animais de estimação sobre estudantes do Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | The Influence of Pet Keeping on High School Students |
Autor: | Borges, Luciano dos Santos |
Primeiro orientador: | Santori, Ricardo Tadeu |
Primeiro coorientador: | Macedo, Joana Silva |
Primeiro membro da banca: | Nacimento, Tatiana Galieta |
Segundo membro da banca: | Paixão, Rita Leal |
Terceiro membro da banca: | Silva, Jean Carlos Miranda da |
Quarto membro da banca: | Soares, Guilherme Marques |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo investigar se a guarda de animais de estimação influenciam na busca por conhecimentos acerca da biologia dos animais tutoreados, além de analisar a fonte e o tipo de conhecimento adquirido pelos respondentes. A pesquisa foi realizada por analise de respostas de formulário remoto, enviado por mídias sociais por link específico. A metodologia foi dividida em duas etapas, na primeira os dados coletados nos formulários foram quantificados, descritos e agrupados por perguntas, na segunda etapa foi utilizada a análise de conteúdo para contextualizar as unidades de registro. Desta forma, foram elaboradas 3 categorias de análise, Conhecimentos adquiridos pelos respondentes motivados pela guarda de um animal de estimação, Vínculos com os animais e Influência na pratica dos respondentes. Os resultados apontaram que a guarda de um animal domesticado influencia diretamente na busca por conhecimentos acerca da biologia deste animal, tais conhecimentos estão atrelados ao vínculo dos tutores junto a seus animais, sobretudo o vínculo afetivo. O conhecimento legal que envolve a tutoria de um animal de estimação não é dominado pelos tutores, incluindo as responsabilidades da posse. As escolas apresentam papel importante na transmissão deste conhecimento, dividindo as atenções com as fontes informais, redes sociais, websites, programas de vacinação, clínicas veterinárias, etc. Em razão dos dados analisados, é possível perceber que os animais de estimação influenciam diretamente sobre a motivação pela busca de saberes científicos em jovens do ensino médio, contudo, a falta de direcionamento e a falta de conhecimento do amparo legal torna a busca por informações vaga e com pouca efetividade nas práticas ambientais. As escolas podem contribuir de maneira mais expressiva para esta reflexão, com ajustes em conteúdo ou até mesmo inclusão de novos assuntos no currículo escolar abordando a temática em sala de aula já na educação básica. A utilização da vivência com um animal de estimação com o direcionamento formal eleva o potencial para a formação de um cidadão crítico reflexivo sobre as questões científicas e ambientais. |
Abstract: | This research aimed to investigate whether the keeping of pets influences the search for knowledge about the biology of tutored animals, in addition to analyzing the source and type of knowledge acquired by respondents. The survey was conducted by analyzing responses from a remote form, sent via social media via a specific link. The methodology was divided into two stages, in the first, the data collected in the forms were quantified, described and grouped by questions, in the second stage, content analysis was used to contextualize the registration units. Thus, 3 categories of analysis were elaborated, Knowledge acquired by respondents motivated by the custody of a pet, Links with animals and Influence on the respondents' practice. The results showed that the custody of a domesticated animal directly influences the search for knowledge about the biology of this animal, such knowledge is linked to the bond of guardians with their animals, especially the affective bond. The legal knowledge surrounding the guardianship of a pet is not dominated by the guardians, including the responsibilities of ownership. Schools play an important role in transmitting this knowledge, sharing attention with informal sources, social networks, websites, vaccination programs, veterinary clinics, etc. Due to the data analyzed, it is possible to see that pets directly influence the motivation for the search for scientific knowledge in high school students, however, the lack of direction and the lack of knowledge of legal protection makes the search for information vague and with little effectiveness in environmental practices. Schools can contribute more significantly to this reflection, with adjustments in content or even inclusion of new subjects in the school curriculum addressing the theme in the classroom already in basic education. The use of the experience with a pet with formal guidance raises the potential for the formation of a critical citizen reflective on scientific and environmental issues. |
Palavras-chave: | Domestication Education Pets Science teaching Animais de estimação Domesticação Educação Ensino de Ciências |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | BORGES, Luciano dos Santos. A influência da guarda de animais de estimação sobre estudantes do Ensino Médio. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22878 |
Data de defesa: | 29-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
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