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Tipo do documento: Tese
Título: A experiência negra de ranqueamento social na Uber: uma reflexão racializada da vigilância contemporânea
Título(s) alternativo(s): The black experience of social ranking at Uber: a racialized reflection of contemporary surveillance
Autor: Evangelo, Naiara Silva 
Primeiro orientador: Regis, Fátima
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Fernando
Segundo membro da banca: Paiva, Raquel
Terceiro membro da banca: Correa, Fernanda
Quarto membro da banca: Franco, José Messias Santos
Resumo: O objeto desta pesquisa é a experiência de ranqueamento social de usuários e motoristas negros da empresa de transporte privado Uber. Como recorte, enfocamos a vivência de usuários e motoristas negros na cidade do Rio de Janeiro e o sistema de avaliação da empresa, observando como ela aparece na lógica contemporânea da vigilância. A partir de discussões e observações realizadas em pesquisa exploratória, o estudo questiona: na ambiência da Uber, com mecanismos de vigilância de dados em operação, de que modo os negros estão vivenciando a lógica social de ranqueamento? A cartografia foi a metodologia escolhida para o estudo, considerando a possibilidade de acompanhar processos e em sua aposta na experimentação, com procedimentos flexíveis de produção de dados, bem como o seu caráter de pesquisa- intervenção. Assim, o objetivo principal da pesquisa é investigar essa vivência com o intuito de mapear as características da vigilância contemporânea. Entre os objetivos específicos estão apresentar uma análise majoritariamente de intelectuais racializados e ampliar a análise da vigilância contemporânea também com um recorte racializado. O arcabouço teórico da pesquisa passa por três eixos: os estudos de vigilância, as teorias decoloniais e a Teoria Ator-rede. Entre os autores que figuram como principais referenciais teóricos estão Michel Foucault, Fernanda Bruno, Silvio Almeida, Bruno Latour, Achille Mbembe, Simone Browne e Ruha Benjamin. Os principais achados da pesquisa são: 56% dos 43 interagentes com o questionário da pesquisa percebem de alguma forma o impacto de suas origens étnico-raciais na nota construída dentro do sistema de avaliação da Uber e também em suas experiências na plataforma. Essas experiências foram sistematizadas nas categorias: a) Criminalização étnica; b) Racismo velado; c) Racismo escancarado e d) Manutenção da subalternidade. Outra observação também foi a constatação que o sistema de avaliação, a validação biométrica de usuários e motoristas e o abrangente banco de dados da empresa são construídos por elementos humanos e não humanos e, nessa interação, há a construção e o reforço de novas formas de opressão racial, o que coloca em xeque a ideia de neutralidade tecnológica. Por fim, conceituar uma sociedade de ranqueamento, que emerge dentro do contexto dos serviços e produtos cada vez mais presentes em plataformas digitais é uma contribuição importante do estudo.
Abstract: The object of this research is the experience of the social ranking of black users and drivers of Uber. The focus is on the experience of black users and drivers in the city of Rio de Janeiro and the company's evaluation system, observing how it appears in the contemporary logic of surveillance. Based on discussions and observations carried out in exploratory research, the study asks: in Uber's environment, with data surveillance mechanisms in operation, how are blacks experiencing the social ranking logic? Cartography was the methodology chosen for the study, considering the possibility of monitoring processes and its commitment to experimentation, with flexible data production procedures, as well as its research-intervention nature. Thus, the main objective of the research is to investigate this experience in order to map the characteristics of contemporary surveillance and among the specific objectives are to have an analysis mostly of racialized intellectuals and to expand the analysis of contemporary surveillance also with a racialized cut. The theoretical framework of the research will go through three axes: surveillance studies and decolonial theories, also going through the Actor- Network Theory. Among the authors that appear as main theoretical references are Michel Foucault, Fernanda Bruno, Silvio Almeida, Bruno Latour, Achille Mbembe, Simone Browne and Ruha Benjamin. The main findings of the survey were that 56% of the 43 respondents with the survey questionnaire perceive the impact of their ethnic-racial origins on the grade built within Uber's rating system and also on their experiences on the platform. These experiences were systematized in the following categories: a) Ethnic criminalization; b) Veiled racism; c) Widespread racism and d) Maintenance of subalternity. Another observation was also the finding that the evaluation system, the biometric validation of users and drivers and the company's comprehensive database were built by human and non-human elements, and in this interaction, there is the construction and reinforcement of new forms of racial oppression, which calls into question the idea of technological neutrality. Finally, conceptualizing a Ranking Society, which emerges within the context of services and products increasingly on digital platforms, is an important contribution of the study.
Palavras-chave: Social ranking
Racism
Surveillance
Ranqueamento social
Uber
Racismo
Vigilância
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: EVANGELO, Naiara Silva. A experiência negra de ranqueamento social na Uber: uma reflexão racializada da vigilância contemporânea. 2022. 215 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22880
Data de defesa: 10-Nov-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação



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