Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22882
Tipo do documento: Dissertação
Título: Vai ter viado no mestrado sim, e eu nem sou pioneiro: quebrando armários no curso de licenciatura em Geografia na Faculdade de Formação de Professores da UERJ
Título(s) alternativo(s): Yes, there will be fag in the master's degree, and I'm not even a pioneer: breaking closets in the Geography degree course at the Faculty of Teacher Training of UERJ
Autor: Santos, Renan Corrêa dos 
Primeiro orientador: Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier
Primeiro membro da banca: Caetano, Marcio Rodrigo Vale
Segundo membro da banca: Abranches Junior, Nilton
Terceiro membro da banca: Ribetto, Anelice Astrid
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que foi desenvolvida e ambientada na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no município de São Gonçalo. Nesta investigação faço o uso do conceito por mim criado, intitulado escritasviadas, que atravessa toda a minha escrita, narrando sobre minhas inúmeras experiências, focando no tempo em que fui graduando no curso de licenciatura em geografia da universidade em questão. Tenho como objetivo geral averiguar o tratamento dado às questões sobre os gêneros e as sexualidades no referido curso. Os objetivos específicos são, investigar como aparecem essas questões na grade curricular e no Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso investigado, analisar se ocorre ou não discussões sobre a temática desta dissertação na graduação e investigar quais são os valores de docentes sobre a importância de se estudar as questões de gêneros e sexualidades na formação inicial em geografia. Essa pesquisa se baseia numa abordagem qualitativa, como técnicas foram utilizadas à análise de documentos, questionários sobre gêneros e as sexualidades e a narrativa de docentes e egressos. Para leitura dos dados contidos nos documentos como ementas e o PPP, além dos questionários e das narrativas, utilizo o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989). A partir da análise das ementas e do PPP contidas nesta dissertação, foi possível perceber uma total ausência em relação ao tema desta pesquisa nos documentos, porém, em relação à narrativa dxs docentes, foi sinalizado posicionamentos favoráveis ao tema em suas aulas.
Abstract: This dissertation is the result of research that was developed and set at the Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo. In this investigation, I make use of the concept I created, entitled "escritas viadas" (faggot writings) and that crosses all my writing, narrating my numerous experiences, focusing mainly on my experiences during my geography degree at that university. The primary objective is to investigate how gender and sexuality topics are addressed in the curriculum of that course. Specific objectives include assessing their presence in the curriculum and Political Pedagogical Project (PPP), analyzing whether or not there are discussions about gender and sexuality topics in undergraduate courses, and investigating educators' perspectives about the importance of studying that theme in initial training in geography. This research is based on a qualitative approach, including document analysis, questionnaires on genders and sexualities, also the narrative of professors and graduates. To read the data of documents and interviews, Carlo Ginzburg's indiciary paradigm was used. From the analysis of the syllabi and the PPP contained in this dissertation, it was possible to perceive a total absence of the theme of this research in the documents, however, professors' narratives indicate a favorable disposition towards integrating them into their teaching practices.
Palavras-chave: Genres
Sexualities
Fagwritings
Geography
Gêneros
Sexualidades
Escritasviadas
Geografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: CORRÊA, Renan Corrêa dos. Vai ter viado no mestrado sim, e eu nem sou pioneiro: quebrando armários no curso de licenciatura em Geografia na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. 2024. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22882
Data de defesa: 11-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.