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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22888
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Comunicação alternativa na educação infantil: efeitos de um programa de formação docente |
Título(s) alternativo(s): | Communication in Early Childhood Education: effects of a teacher training program |
Autor: | Fonseca, Juliana Tavares dos Reis |
Primeiro orientador: | Schirmer, Carolina Rizotto |
Primeiro membro da banca: | Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo |
Segundo membro da banca: | Nunes, Debora Regina de Paula |
Resumo: | O censo escolar de 2022 indicou um aumento no número de crianças com TEA matriculadas nas classes regulares na Educação Infantil. Com este aumento surgem desafios, principalmente no que se refere à comunicação, pois é sabido que grande parte das crianças com risco de TEA possuem dificuldades ou atrasos para desenvolver a fala e a comunicação, prejudicando assim outros pontos do desenvolvimento. É preciso garantir a esses estudantes os direitos estabelecidos a eles, e aos professores, a formação continuada para contribuir com sua prática docente. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de formação docente na interação professor-aluno no contexto da Educação infantil. Participaram deste estudo uma criança de quatro anos, diagnosticada com TEA, matriculada no nível 4 de uma escola privada, sua mãe, e uma professora regente da classe regular. Este estudo teve um caráter quali-quantitativo no qual se utilizou um delineamento quase-experimental intrassujeito, do tipo A-B. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. Instrumentos de avaliação: Lista de Avaliação de Vocabulário Expressivo, Matriz de Comunicação e videogravações. Foram observadas três rotinas escolares: rodinha, lanche e brincadeira livre. O programa de formação continuada foi conduzido pela pesquisadora, e contou com três sessões de formação. A temática das sessões dividiu-se em: Conceito de Comunicação Aumentativa e Alternativa, Estratégias de Ensino Naturalístico e sessões de autoscopia. Os resultados sugerem que o processo de formação continuada influenciou nas estratégias empregadas pela professora durante as rotinas observadas, resultando no aumento da quantidade de turnos e na modificação das modalidades de turnos empregadas pela díade. Em análise dos dados qualitativos, foi possível observar uma mudança comportamental onde a professora mostrou-se mais atenta às necessidades individuais do estudante, enquanto este apresentou uma diminuição dos comportamentos ansiosos antes apresentados como, morder a blusa a todo o tempo. Esta pesquisa é relevante diante da necessidade de investigar acerca da implementação da Comunicação Aumentativa e Alternativa ainda na primeira infância no contexto escolar, contribuindo para o processo de formação continuada de professores e fornecendo dados para a intervenção de crianças com TEA matriculadas na etapa da Educação Infantil. Pesquisas futuras podem debruçar-se no estudo de rotinas de brincadeira livre, estabelecendo outras formas de observação que possam considerar o contexto deste ambiente. Além disto, seria interessante que futuros estudos possam avaliar as interações comunicativas da criança com necessidades complexas de comunicação e seus pares na etapa da Educação Infantil, oportunizando a comunicação amplamente neste ambiente, e não focando somente na díade professor-estudante. |
Abstract: | The 2022 school census indicated an increase in the number of children with ASD enrolled in regular classes in Early Childhood Education. With this increase, challenges arise, particularly in communication, as it is known that a large portion of children at risk for ASD have difficulties or delays in developing speech and communication, thereby affecting other aspects of development. It is necessary to guarantee these students their established rights and provide teachers with ongoing training to support their teaching practice. The objective of this study was to evaluate the effects of a teacher training program on teacher-student interaction in the context of Early Childhood Education. This study included a four-year-old child diagnosed with ASD, enrolled in level 4 of a private school, her mother, and a regular class teacher. This study had a qualitative-quantitative character, utilizing an A-B type single-subject quasi-experimental design. Data collection was carried out through semi-structured interviews. Assessment instruments included: Expressive Vocabulary Assessment List, Communication Matrix, and video recordings. Three school routines were observed: circle time, snack, and free play. The ongoing training program was conducted by the researcher and included three training sessions. The themes of the sessions were divided into: Concept of Augmentative and Alternative Communication, Naturalistic Teaching Strategies, and self-assessment sessions. The results suggest that the ongoing training process influenced the strategies employed by the teacher during the observed routines, resulting in an increase in the number of turns and a modification in the modalities of turns employed by the dyad. Qualitative data analysis revealed a behavioral change, with the teacher becoming more attentive to the student's individual needs, while the student showed a reduction in previously exhibited anxious behaviors, such as constantly biting their shirt. This research is relevant given the need to investigate the implementation of Augmentative and Alternative Communication in early childhood within the school context, contributing to the ongoing training of teachers and providing data for the intervention of children with ASD enrolled in Early Childhood Education. Future research could focus on studying free play routines, establishing other forms of observation that consider the context of this environment. Additionally, it would be interesting for future studies to evaluate the communicative interactions of children with complex communication needs and their peers in Early Childhood Education, promoting widespread communication in this environment and not solely focusing on the teacher-student dyad. |
Palavras-chave: | Augmentative and Alternative Communication Autism Spectrum Disorder Early Childhood Education Teacher Training Comunicação aumentativa e alternativa Transtorno do Espectro Autista Educação infantil Formação de professores |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FONSECA, Juliana Tavares dos Reis. Comunicação alternativa na educação infantil: efeitos de um programa de formação docente. 2024. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22888 |
Data de defesa: | 25-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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