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Tipo do documento: Tese
Título: Desenvolvimento e implementação de um Programa de Habilidades Sociais e Educativas para professores dos anos finais do Ensino Fundamental – PHS&E – versão 2
Título(s) alternativo(s): Development and implementation of a Social and Educational Skills Program for teachers in the final years of Elementary School – PHS&E – version 2
Autor: Serqueira, Adriana Pinheiro 
Primeiro orientador: Leme, Vanessa Barbosa Romera
Primeiro membro da banca: Quiterio, Patrícia Lorena
Segundo membro da banca: Pereira-Quizzo, Camila de Sousa
Terceiro membro da banca: El Achkar, Ana Maria Nunes
Quarto membro da banca: Silva, Luciana Mourão Cerqueira e
Resumo: Nos últimos anos, a Educação Básica no Brasil enfrentou um aumento de problemas, como a diminuição de matrículas, evasão escolar e altas taxas de reprovação, agravados pela pandemia de COVID-19. Além disso, condições de trabalho precárias e conflitos interpessoais afetaram o estado emocional dos professores, levando ao estresse e à síndrome de burnout, sendo a formação continuada uma estratégia para mitigar essas dificuldades. Porém, faltam pesquisas com essa finalidade. Assim, a partir da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, a pesquisa tem como objetivo geral desenvolver, implementar e avaliar um Programa de Habilidades Sociais e Educativas (PHS&E – versão 2) com professores dos anos finais do Ensino Fundamental (EF) de escolas públicas. A presente tese está organizada em quatro estudos: (1) Estudo 1, visou avaliar os resultados, processo e efetividade alcançados por meio de um programa de Habilidades Sociais e Educativas (estudo piloto do Mestrado - PHS&E - versão 1), desenvolvido com 45 professores dos anos finais dos EF, divididos por conveniência em grupo intervenção e grupo controle; (2) Estudo 2, objetivou realizar a avaliação de necessidades da intervenção, com 13 professores, cinco diretores, dois coordenadores pedagógicos e três orientadores educacionais das escolas participantes; (3) Estudo 3, descrever e realizar a avaliação da implementação, resultados e processo do PHS&E - versão 2 sobre o repertório de Habilidades Sociais, Habilidades Sociais educativas, crenças de autoeficácia (docente e coletiva) e percepção de estresse de 47 educadores, distribuídos por conveniência em dois grupos: intervenção - GI (N=22) e controle - GC (N=25); (4) Estudo 4, procurou avaliar os efeitos do PHS&E - versão 2 sobre as Habilidades Sociais e o suporte às habilidades socioemocionais com 589 alunos, selecionados pelos professores do grupo intervenção. O PHS&E - versão 2 envolveu um delineamento não-experimental por meio de avaliações de necessidade, processo e resultados (pré e pós-testes e Follow-up, nove meses após a realização da intervenção com os professores). No estudo 1, os resultados da avaliação do PHS&E - versão 1 mostraram mais de 90% de adesão dos professores e indicaram melhorias significativas em assertividade, autoconhecimento, automonitoria e autocontrole. A avaliação de Follow-up indicou satisfação com o programa após um ano, com aumento de habilidades empáticas. No estudo 2, a avaliação de necessidades do PHS&E - versão 2, identificou três eixos temáticos principais, destacando condições de trabalho e dificuldades na relação professor-aluno. No estudo 3, os professores demonstraram amento nos níveis de Habilidades Sociais e maior assertividade, automonitoria e autocontrole no pós-teste. A qualidade da implementação foi avaliada positivamente, com elevada participação e replicação dos conteúdos nas aulas. Por fim, no estudo 4, os resultados evidenciaram que os alunos que participaram da intervenção mostraram aumento em empatia, autocontrole e abordagem afetiva, apesar da diminuição na percepção de suporte socioemocional, possivelmente devido ao aumento do pensamento crítico e autoconhecimento dos alunos. A intervenção do PHS&E - versão 2 demonstrou indicadores de efetividade com aspectos inovadores para o desenvolvimento socioemocional de professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, contribuindo para futuras políticas públicas e intervenções educacionais.
Abstract: In recent years, Basic Education in Brazil has faced an increase in problems such as decreasing enrollments, school dropout, and high failure rates, exacerbated by the COVID-19 pandemic. Additionally, precarious working conditions and interpersonal conflicts have affected teachers' emotional states, leading to stress and burnout, with continuous professional development being a strategy to mitigate these difficulties. However, research with this purpose is lacking. Thus, based on the Bioecological Theory of Human Development, the general objective of the research is to develop, implement, and evaluate a Social and Educational Skills Program (PHS&E – version 2) with teachers of the final years of Elementary Education (EF) in public schools. This thesis is organized into four studies: (1) Study 1, aimed to evaluate the results, process, and effectiveness achieved through a Social and Educational Skills program (pilot study from the Master's degree - PHS&E - version 1), developed with 45 teachers of the final years of EF, divided by convenience into an intervention group and a control group; (2) Study 2, aimed to conduct a needs assessment of the intervention, with 13 teachers, five principals, two pedagogical coordinators, and three educational counselors from the participating schools; (3) Study 3, aimed to describe and evaluate the implementation, results, and process of PHS&E - version 2 on the repertoire of social skills, educational social skills, self-efficacy beliefs (individual and collective), and stress perception of 47 educators, distributed by convenience into two groups: intervention - GI (N=22) and control - GC (N=25); (4) Study 4, aimed to evaluate the effects of PHS&E - version 2 on social skills and support for socio-emotional skills with 589 students selected by the teachers from the intervention group. PHS&E - version 2 involved a non-experimental design through needs, process, and results evaluations (pre and post-tests and Follow-up, nine months after the intervention with teachers). In study 1, the evaluation results of PHS&E - version 1 showed more than 90% teacher adherence and indicated significant improvements in assertiveness, self-awareness, self-monitoring, and self-control. The Follow-up evaluation indicated satisfaction with the program after one year, with an increase in empathetic skills. In study 2, the needs assessment of PHS&E - version 2 identified three main thematic axes, highlighting working conditions and difficulties in the teacher-student relationship. In study 3, teachers showed increased levels of social skills and greater assertiveness, self-monitoring, and self-control in the post-test. The quality of implementation was evaluated positively, with high participation and replication of content in the classes. Finally, in study 4, the results showed that students who participated in the intervention demonstrated increased empathy, self-control, and affective approach, despite the decrease in the perception of socio-emotional support, possibly due to the increase in critical thinking and self-awareness of the students. The intervention of PHS&E - version 2 demonstrated indicators of effectiveness with innovative aspects for the socio-emotional development of teachers and students in the final years of Elementary Education, contributing to future public policies and educational interventions.
Palavras-chave: Educational social skills
Teachers
Elementary school
Habilidades sociais educativas
Professores
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: SERQUEIRA , Adriana Pinheiro. Desenvolvimento e implementação de um Programa de Habilidades Sociais e Educativas para professores dos anos finais do Ensino Fundamental – PHS&E – versão 2. 2024. 329 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22889
Data de defesa: 27-Jun-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social



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