Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22890
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Tia, a minha resposta está errada!”: a consciência do ato de aprender: estratégias metacognitivas no ciclo alfabetizador
Título(s) alternativo(s): “Teacher, my answer is wrong!”: consciense of the act of learning: metacognitive strategies in the literacy
Autor: Ruivo, Isabella Costa Rodrigues 
Primeiro orientador: Abreu, Katia Nazareth Moura de
Primeiro membro da banca: Costa, Marilia Uchoa Cavalcanti Lott de Moraes
Segundo membro da banca: Oliveira, Marcia Lisboa Costa de
Resumo: A pesquisa apresenta uma proposta didático-pedagógica (contextualizada com a temática de lendas regionais) em que são abordadas estratégias metacognitivas em uma turma do 2º ano de escolaridade e sua contribuição no processo de aprendizagem, com ênfase na compreensão leitora no ciclo alfabetizador. Fundamenta-se no alinhamento teórico da metacognição como central para o desenvolvimento da aprendizagem (Kato, 1985 e Madahvi, apud Maia, 2019), na análise do desenvolvimento da leitura e escrita (Ehri, 2013), na aprendizagem ativa (Pilati, 2017) e na aprendizagem visível (Hattie, 2017). Há pretensão de impulsionar novos estudos articulando psicolinguística à educação nos primeiros anos do Ensino Fundamental, ampliando pesquisas acadêmicas sobre a alfabetização e fomentando práticas reflexivas aos professores alfabetizadores. Utilizou-se pesquisa-ação (Fonseca, 2002) quali-quantitativa (Tashakkori; Creswell, 2007, apud Gil, 2021) com questionário sobre práticas de leitura em família, atividades diagnósticas e didáticas. Na metodologia de ensino, adotaram-se princípios da metodologia ativa como uma aprendizagem reflexiva (Moran, apud Andrade, 2021 e Bacich e Moran, 2018). As atividades propostas resultaram em consciência sobre a aprendizagem, favorecendo a compreensão da leitura no ciclo alfabetizador.
Abstract: The research shows an education proposal (contextualized with the theme of regional legends) that are addressed metacognitive strategies in a class of second grade and their contribution to learning, focusing on reading comprehension in the literacy. It is based on the theoretical alignment of the metacognition as central to learning development (Kato, 1985 and Madahvi, apud Maia, 2019), on the analysis of reading and writing development (Ehri, 2013), on the active learning (Pilati, 2017) and on the visible learning (Hattie, 2017). It aims to drive new studies by linking psycholinguistics principles to early elementary education, expanding academic research on current literacy. Process in light of metacognition and promoting reflective pedagogical practices for literacy teachers. A qualitive-quantitative action research approach was used (Fonseca, 2002 and (Tashakkori; Creswell, 2007, apud Gil, 2021) and questionnaire of family reading pratices, diagnostics and didactic activities. The learning methodology embraced active methodology principles through reflective learning (Moran, apud Andrade, 2021 and Bacich and Moran, 2018). The proposed activities resulted in awareness of learning process, favoring reading comprehension in the literacy.
Palavras-chave: Reading comprehension
Metacognition
Metacognitive strategies
Visible learning
Active learning
Compreensão da leitura
Metacognição
Estratégias metacognitivas
Aprendizagem visível
Aprendizagem ativa
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)
Citação: RUIVO, Isabella Costa Rodrigues. “Tia, a minha resposta está errada!”: a consciência do ato de aprender: estratégias metacognitivas no ciclo alfabetizador. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22890
Data de defesa: 4-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.