Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22892
Tipo do documento: Dissertação
Título: Se essa rua fosse minha: as brincadeiras de rua e as potencialidades da articulação entre a educação formal, não formal e informal na formação da cultura política
Título(s) alternativo(s): If this street were mine: Street Games and the potential of articulation between formal, non-formal and informal education in the formation of Political Culture
Autor: Feitosa, Luciano de Almeida 
Primeiro orientador: Gonzalez, Wania Regina Coutinho
Primeiro membro da banca: Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
Segundo membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Resumo: Esta pesquisa investiga os processos educativos relativos à educação não formal e formação da cultura política de um projeto social desenvolvido na Baixada Fluminense que atua com brincadeiras de rua no espaço público da cidade. O percurso metodológico traçado foi a observação de campo e a realização de uma roda de conversa com seus participantes juntamente com a análise de documentos e materiais relacionados ao projeto produzido em meio virtual. O embasamento teórico foi construído a partir de Maria da Glória Gohn, Jaume Trilla e José Carlos Libâneo ressaltando as articulações entre a educação não formal e a formação da cultura política dos participantes à luz dos envolvidos no projeto. Para tanto, a dissertação descreve a origem do projeto e sua trajetória da formação de um coletivo até suas primeiras ações enquanto uma Organização Não Governamental e aborda as contribuições e potencialidades do projeto nos processos educativos dos envolvidos. Esta pesquisa, realizada entre fevereiro de 2021 e dezembro de 2022, contribui para o campo da educação relacionando as atividades de lazer como elemento agregador e de ocupação do espaço público com a educação não formal capazes de contribuir para a formação de uma cultura política. Destaca-se como uma das revelações da pesquisa a dimensão do projeto como uma intervenção educativa na cidade com capacidade de disputar o território onde se insere e instrumentalizar os indivíduos para a participação social. Referente aos aprendizados adquiridos pelos participantes no Projeto, foram identificadas todas as dimensões relacionadas pelos autores que abordam as potencialidades da educação não formal: a) Prática: presente na realização e permanência das atividades do projeto em si, disputando o território no aspecto físico e simbólico para a efetivação do direito constitucional do lazer; Técnico-instrumental: a participação do IEM na estrutura política da administração municipal da cidade onde se insere e, em potencial, a compreensão dos instrumentos e mecanismos burocráticos necessários ao estabelecimento da parceria institucional com o responsável legal pelo terreno onde ocorrem as atividades do projeto; Política: o interesse nas disputas de territórios de importância eleitoreira por diversas personalidades políticas locais; Sobre a economia: a produção do espaço como local de encontro e vivência para o lazer, produção cultural e economia popular, mediante um conjunto de ações; Simbólica: a construção de um espaço de lazer permeado pelo saudosismo da cultura da infância de outrora capaz de agregar pessoas em torno da atividade em questão; e Reflexiva: na vivência e ampliação dos horizontes das ações do projeto e do Instituto Educação Em Movimento a partir das experiências acumuladas no concurso do processo eleitoral.
Abstract: This research investigates educational processes related to non-formal education and the arrangement of the political culture of a social project developed in Baixada Fluminense that works with street games in the public space of the city. The methodological path traced was the field observation and holding a conversation circle with its participants along with the analysis of documents and materials related to the project produced in a virtual environment. The theoretical basis was built from Maria da Glória Gohn, Jaume Trilla and José Carlos Libâneo, highlighting the articulations between non-formal education and the formation of the political culture of the participants involved in the project. So that, the dissertation describes the origin of the project and its trajectory from the formation of a collective to its first actions as a Non-Governmental Organization and addresses the contributions and potential of the project in the educational processes of those involved. This research, carried out between February 2021 and December 2022, contributes to the field of education by relating leisure activities as an aggregator element and occupation of public space with non-formal education capable of contributing to the formation of a political culture. One of the revelations of the research stands out as the dimension of the project as an educational intervention in the city with the capacity to dispute the territory where it operates and instrumentalizing individuals for social participation. Regarding the learning acquired by the participants in the project, all dimensions were identified: a) Practice: present in the realization and permanence of the activities of the project itself, disputing the territory in the physical and symbolic aspect for the realization of the constitutional right to leisure; Technical-instrumental: the participation of the IEM in the political structure of the municipal administration of the city where it operates, and potentially the understanding of the instruments and bureaucratic mechanisms necessary to establish the institutional partnership with the person legally responsible for the land where the project activities take place; Politics: potential obstacle in the interest in disputes of territories of electoral importance by several local political personalities; On the economy: the potential production of space as a meeting place and experience for leisure, cultural production and popular economy, through a set of actions; Symbolic: the construction of a leisure space permeated by nostalgia for the childhood culture of yesteryear, capable of bringing people together around the activity in question; and Reflective: in living and broadening the horizons of the project's and IEM's actions based on the experiences accumulated in the electoral process.
Palavras-chave: Educação não formal
Brincadeiras de rua
Cultura política
Baixada Fluminense
Non-formal education
Street games
Political culture
Baixada Fluminense
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: FEITOSA, Luciano de Almeida. Se essa rua fosse minha: as brincadeiras de rua e as potencialidades da articulação entre a educação formal, não formal e informal na formação da cultura política. 2023. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação). Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22892
Data de defesa: 28-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.