Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22894
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de história da ditadura militar: disputas de memória em tempos de negacionismo histórico
Título(s) alternativo(s): The history teaching of the military dictatorship: memory disputes in historical denialism times
Autor: Giovanette, Marina de Freitas 
Primeiro orientador: Ignatiuk, Sonia Maria de Almeida
Primeiro membro da banca: Silva, Daniel Pinha
Segundo membro da banca: Spinosa, Vanessa
Resumo: Em um contexto onde professores de história e historiadores sofrem constantes questionamentos sobre seu ofício, esta pesquisa buscou entrevistar professores de história que atuam no ensino básico no Estado do Rio de Janeiro. O contexto político-social contemporâneo de negacionismo e de frequentes ataques à educação não podem ser dissociados. O negacionismo que se fortalece cada vez mais no país é fruto de uma crise democrática instaurada após o ano de 2013, momento onde as instituições democráticas passaram a ser frequentemente questionadas e discursos antidemocráticos se fortaleceram no país. Em relação às Ciência Humanas, o momento de crise democrática foi dotado da criação de discursos deslegitimadores, onde historiadores, professores, jornalistas, dentre outros profissionais da área passaram a ser considerados “doutrinadores marxistas” e suas produções invalidadas. Sendo assim, a presente pesquisa possuiu como objetivo principal a discussão sobre os impactos do negacionismo histórico e, consequentemente, da crise democrática, na prática dos professores do ensino básico, sobretudo nas aulas sobre a Ditadura Militar. Os objetivos específicos foram: historicizar o negacionismo histórico destacando suas características atuais; debater sobre as consequências e influências da Lei de Anistia e das políticas de reparação e de memória no contexto de crise democrática; discutir a absorção do negacionismo na cultura histórica contemporânea; tratar da relação entre crise democrática e negacionismo histórico e analisar as disputas de memória sobre a Ditadura Militar presente nas salas de aula dos professores entrevistados. A metodologia utilizada foi a História Oral, campo de pesquisa que nos proporcionou as ferramentas necessárias para realização das entrevistas com os docentes, nossa fonte principal. A partir das entrevistas, foi possível constatar que o contexto político-social influencia substancialmente a prática docente e que as aulas sobre Ditadura Militar se tornaram um espaço de maior tensão se comparado ao recorte temporal anterior ao ano de 2013. Constatou-se a influência de produções negacionistas extraescolares sobre a forma como os alunos produzem sentido sobre o passado ditatorial, denotando a necessidade da discussão sobre as narrativas sobre o tema que ocupam as plataformas digitais. Além disso, observou-se a influência que as memórias, individuais ou coletivas, possuem sobre as aulas, demandando a reflexão constante sobre a relação entre história e memória no fazer docente. A partir da discussão sobre os aspectos políticos da contemporaneidade, foi possível chegar a conclusões sobre mudanças significativas enfrentadas por docentes na atualidade e que, provavelmente, influenciarão a prática por uma quantidade significativa de tempo.
Abstract: In a context where history teachers and historians constantly face scrutiny regarding their profession, this research focuses on interviewing history teachers working in basic education in the State of Rio de Janeiro. The current political and social climate of denialism and frequent attacks on education cannot be ignored. The increasing denialism in the country stems from a democratic crisis that emerged after 2013, with democratic institutions being frequently questioned and anti-democratic rhetoric gaining traction. Within the field of Human Sciences, this crisis led to the creation of delegitimizing discourses, labeling historians, professors, journalists, and other professionals as "Marxist indoctrinators" and invalidating their work. Therefore, the primary objective of this research is to discuss the impact of historical denialism and the resulting democratic crisis on the teaching practices of basic education teachers, particularly in classes about the Military Dictatorship. The specific objectives include: providing a historical perspective on denialism and highlighting its current characteristics; discussing the consequences and influences of the Amnesty Law, reparation policies, and memory policies in the context of the democratic crisis; examining the integration of denialism into contemporary historical culture; exploring the relationship between the democratic crisis and historical denialism; and analyzing the memory disputes surrounding the Military Dictatorship in the classrooms of the interviewed teachers. The methodology employed in this research is Oral History, which facilitated the interviews with teachers, serving as the primary source of information. Through these interviews, it became evident that the socio-political context significantly impacts teaching practices, with classes on the Military Dictatorship becoming particularly contentious since 2013. The influence of denialist narratives from outside of school on students' understanding of the dictatorial past was observed, highlighting the need for discussions on the subject's narratives in digital platforms. Furthermore, the role of individual and collective memories in shaping classroom dynamics was identified, necessitating ongoing reflection on the relationship between history and memory in teaching. By examining the contemporary political landscape, this research reaches conclusions about the significant changes teachers face today, which are likely to have a lasting impact on their practice.
Palavras-chave: Ensino de história
Negacionismo
Crise democrática
History teaching
Denialism
Democratic crisis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em História Social
Citação: GIOVANETTE, Marina de Freitas. O ensino de história da ditadura militar: disputas de memória em tempos de negacionismo histórico. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22894
Data de defesa: 13-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em História Social



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.