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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22895
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Iniciação de estudantes à cultura científica a partir de um programa governamental: uma avaliação do desenvolvimento científico, cultural, social e pedagógico |
Título(s) alternativo(s): | Introducing students to scientific culture trough a government program: an evaluation of scientific, cultural, social and pedagogical development |
Autor: | Lemos, Beatriz Dutra da Silva |
Primeiro orientador: | Beiral, Hellen Jannisy Vieira |
Primeiro membro da banca: | Friedrich, Margarete Pereira |
Segundo membro da banca: | Silva, Flavia Venancio |
Resumo: | A presente dissertação visou discorrer sobre um projeto desenvolvido no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), um ambiente não-formal de ensino, localizado no município de Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro. Através do Programa Força no Esporte - PROFESP, realizado no contra turno escolar, o projeto atendeu os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II, oriundos das escolas públicas e em condições de vulnerabilidade social. O estudo apresenta como principal objetivo analisar as contribuições do PROFESP, desenvolvido no espaço não-formal de ensino o IEAPM, como um processo de iniciação à Cultura Científica de seus beneficiários. A metodologia usada foi a análise documental, dos seguintes documentos: um Formulário Avaliativo, desenvolvido pela Coordenação Pedagógica do Programa, preenchido pelos professores das escolas públicas do município de Arraial do Cabo e analisado através da Escala Likert, e do Planejamento das Atividades, onde foi realizado um fichamento das atividades relacionadas ao Ensino de Ciências. A partir da análise deste instrumento avaliativo e da correlação dos objetivos das atividades propostas com os objetivos do PROFESP, foram apontados como resultados as possíveis transformações do desenvolvimento científico, cultural, social e pedagógico de seus beneficiários. Assim sendo, concluímos que o espaço não-formal de Ensino contribuiu para a iniciação da Cultura Científica dos beneficiários deste Programa. |
Abstract: | This dissertation discusses a project developed at the Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), a non-formal education environment in the city of Arraial do Cabo, in the state of Rio de Janeiro. The project, called PROFESP, aims to support students in their final year of Secondary Education, despite social vulnerability. The study aims to analyze the contributions of PROFESP, developed in the non-formal teaching space of IEAPM, as a process of initiating scientific culture for its beneficiaries. The study used documental analysis from two documents: an Assessment Form developed by the Program's Pedagogical Coordination and an Activity Planning. The results showed potential transformations in the scientific, cultural, social, and pedagogical development of beneficiaries, indicating that the non-formal teaching space contributed to their scientific culture. The evaluation instrument and its alignment with PROFESP objectives revealed potential transformations in the scientific, cultural, social, and pedagogical development of its beneficiaries. The non-formal teaching space significantly contributed to the establishment of scientific culture among beneficiaries of this program. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Espaço não-formal de ensino Cultura científica PROFESP Science education Non-formal education space Scientific culture PROFESP |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | LEMOS, Beatriz Dutra da Silva. Iniciação de estudantes à cultura científica a partir de um programa governamental: uma avaliação do desenvolvimento científico, cultural, social e pedagógico. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22895 |
Data de defesa: | 19-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
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