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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Qualquer coisa dá e sobra”: as Representações Sociais de Pobreza nas relações sociopedagógicas em uma instituição socioeducativa na periferia de São Gonçalo-RJ
Título(s) alternativo(s): “Anything goes a long way”: the social representations of poverty in socio-pedagogical relations in a socio-educational institution on the outskirts of São Gonçalo-RJ
Autor: Dias, Thiago Simão 
Primeiro orientador: Ferreira, Arthur Vianna
Primeiro membro da banca: Bôas, Lúcia Pintor Santiso Villas
Segundo membro da banca: Pereira, Antonio
Terceiro membro da banca: Almeida, Adriana de
Resumo: A presente dissertação propôs uma discussão sobre a temática da Pobreza, mediante uma abordagem psicossocial, e teve o objetivo geral de compreender as possíveis representações sociais de pobreza e suas implicações na organização das relações e práticas socioeducativas de um grupo de profissionais atuantes em um espaço não escolar, no 4° distrito do município de São Gonçalo, no Leste Fluminense. Os objetivos específicos foram: identificar as representações de pobreza a partir da interação social dos educadores sociais e seus educandos dentro do campo de atuação socioeducativo; verificar como os educadores sociais se apropriam dessas representações nos seus relacionamentos no campo socioeducacional; e analisar de que maneira estas representações participam do desenvolvimento das práticas socioeducativas para com os sujeitos empobrecidos. O aporte teórico principal fundamentou-se em: Serge Moscovici, para tratar da Teoria das Representações Sociais (TRS); Willem Doise, com a abordagem societal das Representações Sociais (RS); Ferreira, com os estudos das RS de pobreza; e Baptista, com a Pedagogia da Hospitalidade (PH) enquanto proposta dentro da Pedagogia Social (PS). Sendo uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizou-se, como ferramentas metodológicas: a confecção de diários de campo e realização de entrevistas semiestruturadas. A metodologia de pesquisa, de caráter descritivo, é inspirada na Fenomenologia de Edmund Husserl, conforme refletido por Depraz e proposto por Ferreira como instrumento para observação de espaços socioeducativos. O método de análise aplicado foi a Análise Retórico-Filosófica do Discurso (ARFD), inspirada em Aristóteles, organizada a partir de Reboul, e reestruturada para as RS por Mazzotti e Ferreira. Nos principais resultados, evidenciou-se que existem representações sociais de Pobreza entre os educadores constituintes de imagens simbólicas das alteridades enquanto “educandos-empobrecidos”. Tais RS têm como seu núcleo figurativo a “falta” simbólica, supostamente, de ordem ontológica, condensada pela metáfora “Eles não têm a luz”, sustentado que o “outro-empobrecido” é um “ser da falta”. Essas “faltas”, organizadas nos discursos a partir de foros temáticos, expressam os seguintes tipos de pobrezas ou “faltas”, a saber: de cultura; de relações sociais adequadas; de afeto; de estrutura familiar e de perspectiva de futuro. Assim, infere-se que as RS de pobreza criam mecanismos para manter as práticas-didáticas e o funcionamento das dinâmicas interpessoais que visam atender as demandas da Instituição em detrimento das necessidades reais dos educandos. Conclui-se que, as RS de pobreza afetam negativamente as práticas pedagógicas e as relações sociais vivenciadas entre educadores e educandos, não havendo indícios de que os profissionais trabalhem com uma orientação pedagógica que se debruça nos conceitos específicos da PH. Com isso, não se criam laços sociais e processos emancipatórios, mas sim, dependências afetivas. Nesse contexto, os educando-empobrecidos permanecem com as suas carências mais urgentes recebendo uma educação pobre para os pobres.
Abstract: This dissertation proposed a discussion on the theme of Poverty, through a psychosocial approach, and had the general objective and had the general objective of understanding the possible social representations of poverty and their implications for the organization of relationships and socio-educational practices of a group of professionals working in a non-school space, in the 4th district of the municipality of São Gonçalo, in East Fluminense. The specific objectives were: to identify representations of poverty based on the social interaction of social educators and their students within the socio-educational field of activity; verify how social educators appropriate these representations in their relationships in the socio-educational field; and analyze how these representations participate in the development of socio-educational practices towards impoverished subjects. The main theoretical contribution was based on: Serge Moscovici, with the Theory of Social Representations (TSR); Willem Doise, with the societal approach to social representations (SR); Ferreira, with the studies on the SR of poverty; and Baptista, with Hospitality Pedagogy (HP) as a proposal within Social Pedagogy (SP). Being field research with a qualitative approach, the following methodological tools were used: making field diaries and conducting semi-structured interviews. The research methodology is inspired by Edmund Husserl’s Phenomenology, reflected by Depraz and proposed by Ferreira as an instrument for observing socio-educational spaces. The analysis method was the Rhetorical-Philosophical Discourse Analysis (RFDA), inspired by Aristotle, organized based on Reboul, and restructured for SR by Mazzotti and Ferreira. In the main results, it was evident that there are social representations of Poverty among educators that constitute symbolic images of otherness as “impoverished-students”. Such SR have as their figurative core the symbolic “lack”, supposedly of an ontological order, condensed by the metaphor “They don’t have the light”, maintaining that the “impoverished-other” is a “being of lack”. These “lacks”, organized into the discourse based on thematic forums, express the following types of poverty or “lacks” of: culture; adequate social relations; affection; family structure and future perspective. Thus, it is inferred that the SR of poverty create mechanisms to maintain didactic practices and the functioning of interpersonal dynamics that aim to meet the demands of the Institution to the detriment of the real needs of students. It is concluded that the SR of poverty negatively affects pedagogical practices and social relationships experienced between educators and students, with no evidence that professionals work with a pedagogical orientation that focuses on specific concepts of HP. With this, social bonds and emancipatory processes are not created, but rather, affective dependencies. In this context, impoverished students remain with their most urgent needs, receiving a poor education for the poor people.
Palavras-chave: Representações sociais de pobreza
Educandos-empobrecidos
Pedagogia social
Educação não escolar
Pedagogia da hospitalidade
Social representations of poverty
Poor-students
Social pedagogy
Non-school Education
Hospitality pedagogy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: DIAS, Thiago Simão. “Qualquer coisa dá e sobra”: as representações sociais de pobreza nas relações sociopedagógicas em uma instituição socioeducativa na periferia de São Gonçalo-RJ. 2024. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22896
Data de defesa: 17-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



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