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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22897
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma Lei na “sarjeta”: a aplicação da 10.639/03 e as histórias em quadrinhos no ensino de História
Título(s) alternativo(s): A Law in the “gutter”: the application of 10.639/03 and comics in the teaching of History
Autor: Mendes, Ivanilson de Melo 
Primeiro orientador: Soares, Larissa Costard
Primeiro membro da banca: Oliveira, Pedro Cassiano Farias de
Segundo membro da banca: Rodrigues, Jose Roberto da Silva
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo compreender as possíveis relações de trabalho entre o Ensino de História e as Histórias em Quadrinhos estabelecidas a partir das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que apontam sobre a obrigatoriedade da inclusão do estudo da História e cultura afro brasileira e indígena nas redes de ensino público e privado, de modo que os estudantes possam ampliar a percepção histórica em relação às suas origens, no entendimento das raízes culturais e históricas dos seus antepassados. E, para tanto, construir narrativas gráficas sobre o tema, a partir de uma metodologia histórica que pense as histórias em quadrinhos como fonte histórica através de uma didática para o Ensino de História, desenvolver atividades visando diálogo, discussões e reflexões sobre os preconceitos que ainda são muito presentes na sociedade brasileira, principalmente no ambiente escolar, e a busca de suas raízes históricas. O objetivo principal é que o estudante possa compreender, reconhecer e discutir a importância que a Lei 10.639/03 representa no contexto sociopolítico para a cultura afrodescendente e afro-brasileira e os avanços da luta contra o racismo e preconceito em prol de uma escola antirracista em suas práticas, diante e a partir de uma mídia repleta de possibilidades pedagógicas.
Abstract: This dissertation aims to understand the possible working relationships between the History Teaching and Comics established from laws 10.639/2003 and 11.645/2008 that point to the mandatory inclusion of the study of Afro-Brazilian History and culture and indigenous in public and private education networks, so that students can broaden their historical perception in relation to their origins, in understanding the cultural and historical roots of their ancestors. And for that, to build graphic narratives on the subject, from a historical methodology that thinks of comics as a historical source through didactics for the Teaching of History, to develop activities aimed at dialogue, discussions and reflections on the prejudices that are still very present in Brazilian society, mainly in the school environment, and the search for its historical roots. The main objective is for the student to be able to understand, recognize and discuss the importance that Law 10.639/03 represents in the sociopolitical context for Afro-descendant and Afro-Brazilian culture and the advances in the fight against racism and prejudice in favor of an anti-racist school in their practices, before and from a media full of pedagogical possibilities. But before we start, it is necessary to understand what made us get here.
Palavras-chave: Ensino de História
Histórias em quadrinhos
Lei 10.639/03
Teaching of History
Comics
Law 10.639/03
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: MENDES, Ivanilson de Melo. Uma Lei na “sarjeta”: a aplicação da 10.639/03 e as histórias em quadrinhos no ensino de História. 2023. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22897
Data de defesa: 28-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)



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